Já lhe devem ter dito que o seu negócio precisa duma presença em redes sociais como o Facebook ou Twitter, mas ainda está para ver resultados palpáveis disso. Não perca a esperança porque neste artigo mostro-lhe 5 passos simples para tirar melhor partido das redes sociais este ano.

1. Defina um objetivo

Define uma meta ou objetivo base para as suas atividades nas redes sociais durante este ano. Pode ser algo do género “obter mais envolvimento com os fãs” ou “interagir melhor com clientes e potenciais clientes para aumentar o top of mind da marca”. Seja qual for o seu objetivo, cada publicação numa rede social este ano deve de alguma forma ir ao encontro dessa meta.

Um restaurante poderá por exemplo usar as redes sociais para lembrar os seus clientes de dias ou noites especiais, publicando fotos dos pratos do dia ou de pratos especiais. Ou poderá usar as redes sociais para dar charme e personalidade à marca do restaurante, associando-se (online&offline) a equipas desportivas locais e a comentar em notícias atuais.

2. Elabore um plano de ação

Tendo um objetivo, está na altura de elaborar um plano, uma estratégia para agir sobre ela. Comece por criar um calendário editorial para listar os eventos onde vai estar (se aplicável) e feriados. Tome nota de quaisquer feriados ou dias especiais (como Dia da Alimentação a 16 de Outubro, se for um restaurante). Se chegar ao ponto de não saber o que publicar, use o calendário que criou para retirar ideias.

Pode ainda usar o calendário editorial para planear “mensagens da semana”, conteúdo à volta dum tema que pode usar durante uma semana (ou mês). Por exemplo, pode tornar o tema dos artigos no seu blogue para uma certa semana ou certo mês a estarem orientados para estratégias de vendas.

3. Ofertas especiais “sociais”

Dê aos seus clientes uma razão para interagir consigo nas redes sociais ao dar-lhes ofertas especiais nas redes sociais. Estes podem ser brindes ou descontos na loja. Peça aos seus fãs “Gosta deste post para teres 15% desconto esta semana”, ou “Partilha/retweeta para poderes ganhar”.

Com descontos, pode pedir aos clientes que entram na sua loja se eles têm conta nas redes sociais, e diga-lhes que eles têm um desconto se gostarem da sua página. Isto não só vai aumentar os seus fãs e seguidores como envolver mais os utilizadores que já são clientes. Além do mais, publicar promoções nas redes sociais é mais barato que mandar colocar e imprimir cupões num jornal.

4. Que haja diálogo

As plataformas nas redes sociais não devem ser usadas só para despejar conteúdo, devem ser uma via de dois sentidos entre a sua marca e os seus clientes. Use o Twitter, Facebook e o seu blog como um serviço de apoio a cliente. Permita que os seus clientes desabafem se houver algum problema, e resolva-os na medida do possível (e rapidamente).

Agradeça aos seus “embaixadores” ou apoiantes pelas suas palavras e comentários positivos, e partilhe-os onde puder. Isto dará às pessoas razões para interagir com a sua empresa nas páginas das redes sociais e cria uma comunidade à volta da sua marca.

5. Não pare com o conteúdo

Crie conteúdo e não pare. Precisa de continuar a envolver e re-envolver os seus clientes e potenciais clientes com bom conteúdo que agregue valor. Coloque publicações com frequência nas redes sociais.

Estes cinco passos irão ajudá-lo a ter um fluxo constante de conteúdo para os seus apoiantes nas redes sociais, mas caberá a si e à sua equipa continuar com este desempenho. Os seus seguidores nas redes sociais não irão crescer sem conteúdo.

Marketing nas redes sociais deve ser uma parte importante do seu plano de marketing. Siga os cinco passos neste artigo e a sua presença social irá crescer ao longo deste ano.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.