Como criar um plano de marketing?

Está a gerir um pequeno negócio ou uma start-up, sem um plano de marketing? Vou-lhe deixar algumas dicas para criar um plano de marketing que possa ser uma mais-valia para o seu negócio. Porque é que precisa de um plano de marketing? Um plano de marketing é vital para o seu negócio. Para mantê-lo no caminho e atingir as metas de negócio definidas. Irá fornecer-lhe uma visão importante, para garantir que as suas atividades de marketing são realizadas de uma forma controlada e que os seus resultados e lucros são maximizados. Mesmo que esteja à frente do seu negócio há algum tempo sem um plano de marketing é uma boa ideia começar a criar um.

Como fazer um plano de marketing bem-sucedido para o seu negócio?

1. Planear e coordenar

Um plano de marketing efetivamente vai-lhe trazer resultados quando é alinhado com o plano de negócios em geral. Mesmo que você só tenha um plano de negócios “esqueleto”, certifique-se de que é claro sobre os seus objetivos de negócio e que está a batalhar para os alcançar. Clareza neste nível irá moldar o seu plano de marketing e atividades em curso, ajudando a atingir os seus objetivos de negócios.

2. Conheça o seu público

Definir, pesquisar e localizar o seu público-alvo. Vá além dos dados demográficos usuais e tente entender os seus clientes-alvo. Quais são as suas motivações, aspirações e necessidades? Como e onde é que eles consomem media? As suas atividades de marketing provavelmente vão ser ineficazes, se não tiver identificado e pesquisado suficientemente os seus clientes-alvo.

3. Seja claro sobre o posicionamento da sua marca

O posicionamento da sua marca é um ponto-chave, que dá vida às suas comunicações de marketing. Quais os benefícios que o seu negócio oferece aos seus clientes e porque devem comprar a si e não à concorrência? Certifique-se, que dedica tempo suficiente para criar uma descrição clara do que a sua empresa oferece. Uma descrição sucinta, também vai ajudar a desenvolver o seu elevator pitch (discurso de elevador) e ser capaz de apresentar o seu negócio com confiança a potenciais clientes.

4. Conheça os seus números

Quanto lucro você faz em cada venda? Antes que possa disponibilizar o seu orçamento de marketing é necessário que se sinta confortável, com a forma como está o desempenho da sua empresa (isto se já estiver no negócio) e onde as oportunidades de crescimento estão e o quão grandes essas oportunidades são. Esta informação irá ajudá-lo(a) a definir o seu orçamento do seu investimento em marketing e causar impacto no seu sucesso. Até um orçamento modesto de marketing pode alcançar grandes resultados se investir sabiamente.

5. Conheça as suas limitações

Para muitos pequenos negócios e start-ups, as principais limitações ou barreiras para o sucesso do marketing são tempo, dinheiro e marketing know-how. É melhor ter estes problemas em mente em vez de construir um plano de marketing que seja muito caro ou de trabalho intensivo. O importante é que seja realista sobre os recursos que tem disponíveis para si e decidir em conformidade. Lembre-se que qualquer campanha de marketing pode ser adaptada conforme o seu negócio cresce.

Reveja, teste, adapte

Um plano de marketing deve ser visto como um guia em evolução, que o(a) ajuda a moldar as suas decisões de marketing. Para ser bem-sucedido, garanta que você consulte regularmente para avaliação, testar e adaptar as suas campanhas de marketing, não deixe o seu plano de marketing na prateleira.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment