Logotipo simples funciona melhor

Um bom logótipo, deve resumir todas as ideologias da sua empresa e deve ser reconhecido pelos seus clientes.

Existem milhares de logótipos, todos os dias nós estamos expostos a umas boas centenas de logos e os bem-sucedidos são aqueles mais simples. Um logotipo simples funciona melhor, pois é o que mais facilmente fica na nossa memória.

Logótipos simples funcionam bem porque:

  • São reconhecidos mais facilmente
  • Transmitem uma mensagem clara
  • São versáteis
  • São intemporais
  • São memoráveis
  • 1. São reconhecidos mais facilmente

    Com as centenas de anúncios que os consumidores estão expostos todos os dias, muitas vezes só vêm de relance a sua marca, especialmente se forem a conduzir, precisa de uma identidade clara para chamar a sua atenção.

    Se, por exemplo, um cliente está numa prateleira de supermercado, e se o cliente olhar para o seu design, ele não vai perder muito tempo a tentar perceber o que a sua marca está a tentar comunicar, se não for claro. Os clientes, estão mais propensos a escolher um produto com um design simples.

    Um bom designer, vai ter em conta aspetos importantes, como ter a certeza de que o texto é legível, o nome da marca é priorizado e que a finalidade do produto ou serviço é imediatamente clara.

    2. Transmitem uma mensagem clara

    Se a sua mensagem é confusa e desordenada, os consumidores estão menos propensos a confiar na sua marca, pois pode parecer que a sua marca não é o que você apregoa.

    ilustração avião de papel
    É necessário transmitir que a sua marca é profissional e de confiança, se não o conseguir fazer através do seu logótipo, vai existir uma incongruência entre a mensagem transmitida e a imagem da sua marca.

    3. São versáteis

    Um logótipo pode ser impresso em vários sítios, desde cartões de contacto, envelopes, anúncios, em carros, entre outros, ele tem de funcionar e ter o mesmo impacto, tanto em ponto grande como pequeno.

    Um logótipo deve ser prático, por esta razão deve ser criado num formato vetorial, para garantir que pode ser aumentado sem perder qualidade. Logótipos simples são mais práticos, funcionam bem a uma só cor e devem funcionar bem, tanto horizontalmente como verticalmente.

    Um logótipo é eficaz se:

  • Der para ser impresso a uma cor
  • Funcionar bem se impresso num tamanho pequeno (por ex.: tamanho de um selo)
  • Der para ser impresso num formato grande (por ex.: outdoor)
  • Funciona bem em fundos escuros
  • 4. São Intemporais

    Um logo eficaz deve ser intemporal, ou seja, ele deve durar anos. Olhe para o seu logótipo e pergunte-se será que este logótipo vai ser eficaz durante 10, 20, 40 anos?

    Tendências vão e vêm, se estivermos a falar de um par de calças ou uns sapatos, não há problema, mas quando se trata da identidade da sua marca longevidade é a chave, não siga tendências.

    5. São memoráveis

    Um logótipo simples torna-se mais fácil de memorizar. Os consumidores estão mais propensas a confiar em alguma coisa que já lhe seja familiar, é importante que os seus clientes ou potenciais clientes consigam reconhecer o seu logótipo facilmente.

    Um logótipo com muitos elementos inicialmente pode parecer impressionante, mas vai ser mais difícil, para os seus clientes se familiarizarem com ele. Os logótipos mais simples são capazes de se infiltrarem nas nossas mentes, basta um olhar relâmpago para reconhecê-los.

    logo McDonald's
    Veja o exemplo do “M” da McDonald’s, podemos até mesmo reconhecê-lo na nossa visão periférica. Lembre-se que embora o seu logótipo seja a representação da sua empresa ou negócio, não tem de contar toda a sua história.

    Na DesignPT, ajudamos empresas de todos os tamanhos a construir marcas imparáveis, se você ou a sua equipa, precisa de ajuda ou aconselhamento com o design do seu logótipo, entre em contacto connosco.

    Design Logótipo
    Crie a sua marca com orgulho
    a partir de €200

    Gostou do artigo?

    Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


    Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4773

    2 comentários

    1. Ótimo artigo. Certamente um logo mais simples pode ser usado de diversas maneiras diferentes, e ficam gravados em nossas mentes com mais facilidade!

    Deixe uma resposta

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    Post comment