Qual o seu slogan

Investigadores da Texas Tech University compilaram uma lista de 150 slogans e perguntaram a 595 pessoas a sua opinião. Os 4 slogans mais memoráveis foram:

  • Just do it (Nike)
  • I’m lovin’ it
  • Have it your way (Burger King)
  • Melts in your mouth, not in your hands (M&Ms)

Criar um slogan memorável

O que é que torna um slogan memorável? Se está a criar um slogan para o seu negócio, produto ou serviço, quer algo que identifique a sua marca e seja fácil de lembrar.

Estas 7 dicas irão ajudá-lo(a) a criar um slogan espetacular.

1. Curto e simples

Less is More O seu slogan deverá ter no máximo 8 ou 9 palavras. Num slogan, less is more. Um bom slogan fica subentendido em poucas palavras.

“Em Abril, águas mil”, significa que pode chover muito durante esse mês. Aplique a mesma lógica ao criar um slogan para a sua marca.

2. Consistente

Ter consistência é importante, quer seja uma pequena empresa ou uma marca conhecida. O slogan deve complementar o seu logótipo existente, nome da empresa e imagem projetada.

Logótipo para empresa de turismo.

Um cliente nosso na área do turismo/experiências únicas nos Açores tem um slogan com três palavras que suscita curiosidade no observador.

É ainda consistente com as cores e o aspeto da Natureza e mar que transmite no logótipo. O verde e o azul integram-se bem no lettering, slogan e símbolo.

3. Diferente

Copos bebidasSaiba qual a unique selling propositionproposição de valor e use e abuse dela. A sua proposição de valor é o que o torna único, ou pelo menos especial face aos outros do mercado.

Talvez o seu restaurante tenha espetáculos exclusivos Jazz? Ou a sua clínica de estética tenha hipnoteria de sono e perda de peso?

4. Intemporal

Relógio com pontasTudo tem um tempo de vida, e convém que o seu slogan (e logótipo) estejam preparados, na medida do possível, para ser “à prova do futuro”. Pense a longo prazo. Referências que estejam dependentes em avanços tecnológicos e frases como “Somos os únicos que” são arriscados, pois as coisas evoluem.

Escolha linguagem duradoura que acompanhe os tempos, mas que esteja preparado para uma mudança. Não se comprometa de forma rígida, escolha ser flexível.

5. Independente

Slogan ZapposO slogan da Zappos é “Powered by Service”. A empresa está orientada de todo para o cliente, sendo a Zappos reconhecida como uma das empresas mais adoradas pelos clientes, que se traduz em volume de repetição de negócios.

Powered by Service transmite esta ideia de qualidade e apoio ao cliente, sem ser necessário mais nada. O seu slogan deve passar à sua audiência a mensagem do que consiste sem informação adicional.

6. Público-alvo

Copo PepsiOs seus clientes são locais, nacionais ou internacionais? O seu slogan poderá funcionar nalgumas regiões e mercados, mas não noutros. Crie-o a pensar como se fosse “além fronteiras” e que esteja orientado para o seu público-alvo. Se vender para outros países, tenha em conta que traduzir o seu slogan pode alterar o seu significado. O slogan “Pepsi Brings You Back to Life” foi traduzido na China como “Pepsi Brings Your Ancestors Back from the Grave”. Na cultura Chinesa isto é uma afronta.

7. Feedback

pasta-feedbackObtenha feedback do consumidor. Use questionários e votações no Facebook para ter a opinião dos seus seguidores. Use o Twitter para alojar um concurso com uma hashtag (#) para tomar nota do feedback das pessoas. Ou use geradores de taglines, como o slogangenerator.co, taglinegenerator.com ou slogangenerator.org para estimular a sua criatividade. Ou, em alternativa, contrate uma agência profissional.

Logotipo klinpuss guine
Design logótipo
Logótipos para
marcas e firmas
a partir de €200

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.