A maioria das pessoas está a usar mal o LinkedIn.
Elas usam o LinkedIn como uma espécie de currículo online: aqui está onde tirei o meu curso, aqui está onde trabalhei, aqui estão os meus certificados, etc.
Há um problema com essa abordagem: você está a pensar no seu umbigo.
A realidade da coisa é que as pessoas não querem saber de si nem dos seus feitos. Aquilo que elas querem saber é eu, eu, eu. Portanto é tudo sobre ELAS, as outras pessoas.
Para isso precisa de reorientar cada frase no seu perfil LinkedIn, para que possa responder à pergunta Como é que aquilo que eu estou a dizer o ajuda A SI a fazer mais dinheiro?
Cada frase no seu perfil LinkedIn deve responder a essa pergunta.
Outras perguntas que podemos responder a quem vê o nosso perfil:
- Será que aquilo que eu estou a partilhar agora vai ajudar os meus clientes?
- Será que resolve algum dos problemas deles?
- Será que torna vida deles mais fácil?
- Será que lhes faz mais dinheiro?
Se quer projetar o seu negócio para a estratosfera e começar a fechar negócios e oportunidades no LinkedIn, pare imediatamente o que stá a fazer e siga estas orientações que lhe vou mostrar de seguida.
Vá ao seu perfil linkedin agora e implemente estes passos.
- Re-escreva o seu cabeçalho profissional (o título no cabeçalho perto do seu nome), de forma a explicar qual a indústria ou nicho em que trabalha e como você ajuda os clientes nesse nicho. Antes de o fazer, use a ferramenta de pesquisa do LinkedIn para saber quais as palavras-chaves mais procuradas na sua indústria. Como é que as pessoas encontram os produtos ou serviços que oferece? Pense como um potencial cliente, Se eu fosse eles, o que é que eu pesquisaria no LinkedIn Search para encontrar alguém que faz o que eu faço?
- Edite a sua “Contact Info” (informação de contacto), nomeadamente na área de “Websites”. Em vez de escolher “Company Website” ou “Blog”, escolha “Other” e escreva uma frase ou palavras que mostram como pode resolver um problema ou satisfazer uma necessidade. Algo como “Ajudamo-lo a ter MAIS clientes” ou “Dicas de treino&consultoria”, e colocando a URL (link) a apontar para uma página no seu blog ou website que fala exatamente sobre isso.
- No Summary do seu perfil LinkedIn coloque letras em caixa alta (CAPS LOCK) para destacar AQUILO QUE FAZ e também SERVIÇOS QUE OFERECE. O LinkedIn não permite bold, itálico, nem sublinhado, portanto CAPS LOCK é uma boa forma de se destacar. O seu sumário deve ir ao encontro do que o cliente quer, não aquilo que você quer dizer sobre o seu umbigo.
- Coloque clips de multimédia seus (imagens, vídeos, apresentações, links para páginas/portfolio) na sua secção de sumário do Linkedin, que destaca produtos ou serviços que apresenta, com um texto que incentiva o potencial cliente. Links para apresentações ou páginas web que demonstram o seu conhecimento dão-lhe credibilidade junto do seu potencial cliente.
Se fizer estas mudanças, fará toda a diferença daqui para a frente. Os potenciais clientes irão encontrá-lo mais facilmente através da pesquisa no LinkedIn, e quando o fizerem, vão querer contactá-lo porque está a mostrar exatamente aquilo que eles estão à procura.