Provavelmente já viu alguns anúncios em formato carrossel na sua news feed desde que o Facebook permitiu este tipo de anúncios.

Este tipo de anúncios estão cada vez mais proeminentes a aparecer nos móveis, porque são muito bons para gerarem conversões e com pouco custo por clique.

Anúncio carrossel Facebook num smartphone

Anúncio carrossel Facebook em ação

Num estudo feito pelo facebook a 9000 grupos de anúncios, a rede social mostra que quem anunciava com anúncios carrossel tinha um custo de conversão menor de 30 a 50% e um custo por clique também menor, de 20 a 30%. Bem bom.

Os anúncios em carrossel permitem não só colocar várias imagens, mas também com várias legendas com link para várias landing pages no seu site. Vários produtos, várias landing pages ao longo do funil de vendas. O céu é o limite.

Anúncios carrossel Facebook

Anúncios carrossel Facebook

Como usar os anúncios carrossel

Algumas marcas estão a fazer bom uso dos anúncios carrossel.

Mostrar vários produtos. Um dos melhores usos para estes anúncios é mostrar vários produtos. Há duas maneiras de abordar isto: ou mostrar vários produtos semelhantes, como relógios da mesma gama, ou produtos que combinam bem com outros, como um fato e gravata a condizer, cada um deles com a sua própria imagem.

Anúncio carrossel relógios

Anúncio carrossel com produtos semelhantes

Contar uma história. Como os anúncios rodam, pode ser uma boa oportunidade para contar uma história ou fazer uma sequência interessante com as imagens. Mostre como a sua empresa resolve um problema para o cliente ou crie um ligação emocional para com o utilizador, atraindo-o com a primeira imagem, e manter a atenção dele com as imagens seguintes.

Anúncio carrossell pessoas

Anúncio carrossell storytelling

Mostrar uma sequência. Tire partido do espaço e das imagens que pode colocar para criar uma sequência de imagens que fazem parte dum todo, como mostra a imagem deste anúncio carrossel dum automóvel. Outras ideias seriam mostrar uma paisagem como destino turístico, com um link no final para ir para uma landing page e fazer uma marcação.

Anúncio carrossel Facebook automóvel

Anúncio carrossel sequência.

Testemunhos de clientes. Comentários positivos de clientes ajudam a gerar credibilidade para que consiga arranjar mais clientes. Use as imagens com legendas para mostrar os melhores testemunhos e comentários positivos dos seus clientes. O texto deve ser curto e sucinto, pois tem limitação de carateres.

Anúncio carrossel testemunhos

Anúncio carrossel testemunhos

Artigos no blog. Se cria conteúdo com regularidade no seu blog, pode usar os anúncios carrossel do Facebook para mostrar os seus melhores artigos. Cada imagem pode ser um link para um artigo diferente. Segmente o seu anúncio para um público-alvo que esteja interessado no seu conteúdo.

Anúncio carrossel artigos no blog

Anúncio carrossel artigos no blog

Ver também: formas criativas para capturar cliques

Agora que vimos boas ideias em como usar anúncios carrossel do Facebook, vamos lá a aprender a criar um anúncio deste género.

Como criar um anúncio carrossel

Crie um anúncio carrossel no seu Gestor de Anúncios (Ads Manager). Aconselho usar o Power Editor por ter mais funcionalidades, mas poderá ser mais complicado de gerir. Por agora, chega o Gestor de Anúncios.

Os anúncios carrossel apenas estão disponíveis neste tipo de objetivo de campanhas:

  • Cliques para o site (“Envia pessoas para o teu site”)
  • Conversões no site (“Aumenta as conversões no teu site”)

Cliques para o site e conversões no site

Após escolher o objetivo da campanha, escolha o seu público-alvo e o orçamento nos passos 1 e 2. No passo 3, em “Como queres apresentar o teu anúncio?” escolha “Várias imagens num único anúncio”.

Passo 3 criação campanha anuncio facebook

asso 3 criação campanha anuncio facebook

Após selecionar isso, a ferramenta de criação do anúncio irá aparecer para que possa escolher as suas opções.

Opções de criação de anúncio carrossel

Insira o texto que quer que apareça no topo do seu anúncio. O texto permanecerá o mesmo por cada imagem na sequência, portanto escolha algo que possa ser comum a todas as imagens. Tem um limite de 90 carateres.

Texto anuncio carrossel Facebook

Logo em baixo tem duas caixas de seleção, em “Imagens e ligações”.

Imagens e ligações de anúncio carrossel

  • Mostrar automaticamente as imagens e ligações com melhor desempenho. Esta opção otimiza os seus anúncios para o desempenho. O Facebook ordenará as imagens conforme maior número de cliques nelas, colocando as que têm melhor desempenho primeiro. Se não assinalar esta caixa, as suas imagens aparecerão na ordem que as colocou inicialmente. Note: se quiser que os seus anúncios contem uma história ou façam parte duma sequência planeada (exemplo do interior do automóvel), não assinale esta opção.
  • Adiciona um cartão no fim com a tua foto de perfil da tua Página. Cada imagem é um “cartão” no anúncio em carrossel. Se o seu anúncio tem apenas 2 imagens (cartões), o Facebook colocará a sua foto de perfil como 3.º cartão (porque o mínimo são 3 imagens e o máximo 5). Se adicionar mais que 3 cartões/imagens, poderá remover o sinal desta caixa.

De seguida, vamos criar os cartões que quer dentro do seu carrossel.

Opções de cartões (imagens)

  1. Para carregar mais cartões – clique no 123 em cima para editar cada anúncio. Clique no + para acrescentar mais cartões
  2. Selecione imagens – escolha imagens da sua biblioteca ou da coleção de fotos do Facebook. Tamanho recomendado é de 600×600 píxeis.
  3. Título – É o texto grande de cor azul por baixo das suas imagens. Tem um limite de 40 carateres, faça com que incentive a ser clicado.
  4. Descrição opcional do link – Texto a cinzento por baixo do título. Tem um limite de 20 carateres.
  5. URL de destino – Não é visível no anúncio em si (como acontece com os outros anúncios normais/individuais). Pode usar a mesma URL em todos os cartões do seu anúncio, ou ter cada cartão a ir para um endereço diferente. Pode enviar as pessoas para landing pages ou páginas de produto diferentes.
  • Botão Apelo à ação – Opcional. O texto no botão conta para o limite de carateres, tenha isto em conta. Veja e reveja a pré-visualização do seu anúncio antes de decidir colocar uma Call-To-Action.

Botão apelo à ação

Por fim, desabilite os anúncios da coluna da direita no computador e rede públicos, porque os anúncios carrossel só funcionam na feed de notícias do telemóvel e do computador, portanto não queira que o Facebook tente apresentar os seus anúncios nessas duas opções.

Opções de exibição de anúncio

Depois de selecionar todas as opções ao seu gosto, reveja o seu anúncio na pré-visualização, reveja a encomenda, e se estiver tudo em ordem, clique em Efetuar encomenda

E assim criou o seu primeiro anúncio carrossel 🙂.

Otimizar os seus anúncios carrossel

Apresento algumas dicas para tirar maior partido dos seus anúncios.

  • Ao criar um anúncio carrossel, pense se quer que os cartões (imagens) do anúncio sigam uma sequência ordenada, ou se quer que o Facebook otimize os cartões do anúncio para ordená-los por desempenho.
  • Se quer que os seus anúncios apareçam na ordem em que os criou, tem de remover a seleção do “Mostrar automaticamente as imagens e ligações com melhor desempenho”, que está assinalado por defeito.
  • As suas imagens para os anúncios carrossel deverão estar num rácio de 600 por 600, ou otimizadas para 600×600 píxeis. Note que este formato é diferente daquele que é usado por padrão nos anúncios de imagem normais, que são de 1200×628 píxeis.
  • À semelhança dos outros anúncios Facebook, a sua imagem não pode conter mais que 20% de texto. Use a Ferramenta de grelha do Facebook para saber se a sua imagem está dentro desse limite de texto. Note ainda que a sua imagem irá aparecer pequena ao utilizador (que estão a ver num telemóvel), portanto se o seu texto na imagem é pequeno, eles poderão não conseguir ver o texto.

Passo-lhe a palavra

Já experimentou os anúncios carrossel do Facebook? Como é que têm funcionado até agora? Comente em baixo a sua experiência.

Ver também: como posso criar um anúncio no formato carrossel?

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

4 comentários

  1. Opa João! =)
    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
    Sugestão: colocar as datas nos posts. Como o facebook atualiza a todo momento, é bacana saber quando essas informações foram escritas. 😉

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.