Criar conteúdo é como fazer uma atividade que nunca fizemos: ao princípio é complicado, mas depois fazemo-lo sem esforço.

Na pressa de escrever conteúdo pode estar a cometer erros que podem tornar os seus artigos de pior qualidade.

Por vezes não é uma questão de tempo investido, mas sim de ter uma lista de pontos que pode seguir para garantir que escreve um bom artigo.

Use esta checklist como guia para criar uma rotina de pré-publicação de artigos/páginas.

Checklist para escrever artigo

1. Palavras-chave – Há alguma keyword ou frases nas quais se queira focar para este artigo? Se usar o WordPress, use o Yoast SEO ou o All in One SEO para analisar as palavras-chave e frases no artigo. Veja o tutorial completo sobre SEO.

2. Título – Dedicou-se a escrever um título apelativo? Use linguagem focada nos benefícios e com uso de adjetivos e advérbios. O objetivo do título é que se leia o “hook”, e o objetivo deste é que se leia o corpo de texto.

3. “Hook” – O seu hook, ou sub-título, é apelativo o suficiente para que o leitor queira continuar a ler o artigo? Por vezes o sub-título é substituído pelo 1.º parágrafo, mas o que interessa é incentivar a pessoa a ler.

4. H2, H3, outros Hs” – Faça uso das tags de títulos H2 e H3 (e H4 se necessário) para acrescentar mais sub-títulos e separadores de tópicos dentro do seu artigo. Isto também ajuda o Google a saber a importância da hierarquia do artigo conforme os títulos (H1 mais importante que H2 e H3).

5. Links – Que outros artigos estão relacionados com o tema do seu artigo? Aponte um link para eles. Há sites externos que sejam relevantes e agreguem valor ao artigo? Está a usar palavras-chave e âncoras de texto nestes links?

6. Ligações permanentes (permalink) – Mudou as suas ligações permanentes para que inclua palavras-chave relevantes ao invés de números do género website.com/page123?

7. Categoria (permalink) – Escolheu uma categoria apropriada para o seu artigo? Por exemplo, a categoria que atribuí a este artigo foi “Marketing de Conteúdo”.

8. Imagem de Destaque – Incluiu uma imagem de destaque no seu artigo? Se não souber usar software como o Adobe Photoshop, pode usar o Canva, um aplicativo web gratuito para criar imagens.

9. Atributo alt das imagens – As imagens no seu artigo têm um atributo alt, ou seja, têm palavras que descrevem o que se trata a imagem? Inclua aqui palavras-chave importantes, se relevantes.

10. Etiqueta de título – O seu título tem a palavra-chave na qual se está a focar no seu artigo? Não confundir isto com o título do cabeçalho. A etiqueta de título é o atributo do título para efeitos de SEO.

11. Descrição meta – Escreveu uma descrição meta que incentiva as pessoas a clicar quando lêem a sua descrição nos resultados de pesquisa (use o Yoast ou o All in One).

12. Autor – Foi atribuída a autoria correta do artigo ao autor? Se você for apenas o único autor não tem de se preocupar com isto, mas se o seu blog tiver vários colaboradores, escolha quem será o autor do artigo (mesmo sendo você).

13. Pré-visualização – Costuma fazer pré-visualizações do seu artigo (no seu gestor de conteúdos) para ir vendo como o artigo se parece?

14. Descrição meta – Escreveu uma descrição meta que incentiva as pessoas a clicar quando lêem a sua descrição nos resultados de pesquisa (use o Yoast ou o All in One).

15. Gramática e ortografia – Reviu o seu artigo para tomar nota de erros gramaticais e de sintaxe que possam haver? Pode optar por escrever num processador de texto (MS Word) e depois passar para o seu gestor de conteúdos.

16. Publicar – Se está confiante no que escreveu, tem o texto redigido, revisto, e as imagens colocadas, o que o impede de clicar no botão Publicar? 🙂

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment