O que é uma citação local?

Uma Citação Local são excertos de informação onde a sua empresa é mencionada em outros websites e sítio na internet. As citações locais são vitais no que toca a ajudá-lo a si a estar bem posicionado em pesquisas locais.

As citações locais ajudam à melhoria do posicionamento quando o utilizador faz uma pesquisa local.

O que é uma pesquisa local?

As pesquisas locais são quando alguém pesquisa por “dentista oeiras” ou “oficinas porto”.

Quando um utilizador pesquisa por “dentista oeiras”, ou seja, serviço + região, dependendo da localização do pesquisador, o google poderá mostrar resultados a nível local que consistem num pacote de 7 resultados, com mostra na figura destacado a vermelho.

OK, já sei o que é uma pesquisa local. Voltemos às citações

Um exemplo duma citação local poderá ser uma diretoria de empresas como as Páginas Amarelas, o HotFrog ou o TakiTudo.net onde a sua empresa é mencionada por nome. As citações locais poderão não incluir um link para o seu site. Podem ser sobre onde a sua empresa está, ou é mencionada ou referida em outros websites locais.

Exemplos diretorias de negócios

4 exemplos de diretorias de empresas (existem mais)

O que fazem as citações locais?

As citações são usadas para ajudar a posicionar as suas listagens do seu Google+ mapa Local (que anteriormente se referia como Google Places) ao fornecer ao Google com fontes de informação credíveis sobre o seu negócio de forma a que o Google perceba que a sua empresa existe, é legítima e que aquilo que você diz sobre ela é verdadeiro e preciso ao deixar o Google verificar que aquilo que é dito sobre o seu negócio vem de várias fontes.

Como é que as citações funcionam?

O Google ao encontrar informação sobre a sua empresas em outros websites locais ou diretórios de empresas, ele saberá que a sua empresa opera naquelas áreas e localizações, e faz com que o Google esteja mais passíel de mostrar a sua listagem da empresa quando uma pessoa faz uma pesquisa para o tipo de produtos ou serviços que o seu negócio fornece.

De maneira a tirar vantagem das citações locais é essential que você já tenha uma Página Local de Empresa Google+ já criada, reinvidicada e otimizada. Requisite o nosso apoio se precisar de ajuda nesse sentido e dê-nos uma apitadela para o escritório: 262 582 066 das 9h00 às 18h00.

Na otimização dos motores de busca (SEO) tradicional, o Google olha muito para os links de ligação de um website para outro de forma a posicionar um website nos resultados dos motores de busca. Este é um dos ~200 critérios de classificação do algoritmo do Google. Arranjar mais links relevantes – e de qualidade – irá, em teoria, ajudar o posicionamento dum website.

No que toca ao SEO Local, tanto as citações da empresa (Citações Locais), assim como os links ajudam no posicionamento dum mapa de listagem do Google+ Local nos resultados de pesquisa, e angariar mais destas citações irá ajudá-lo a melhorar a sua posição no Google+ Local Business e para passar acima da sua concorrência nos mapas do Google.

Que tipos de citações existem?

  • Diretorias gerais de empresas
  • Diretorias específicas da indústria (Trip Advisor, etc)
  • Jornais locais ou websites de imprensa
  • Blogs locais sobre certos temas
  • Websites locais de influência (melhor se estiverem relacionados c/ sua indústria)
  • Perfis Sociais (Twitter, Facebook, Youtube, FourSquare)

Como conseguir outro tipo de citações

Comece por anotar as principais que você se lembra quando pensa em diretorias de negócios. Já mencionei o Takitudo, o HotFrog, mas há muitas mais. Há um artigo criado pelo Rui Soares em Webmaster.pt que lista 25 diretorias de negócios. Algumas delas foram desatualizadas mas ainda existem muitas que estão no ativo. Dê uma olhada e depois volta para ler o resto deste artigo. 25 diretórios portuguesas para resultados locais.

Também pode fazer outra coisa: faça uma pesquisa Google usando o nome dos seus concorrentes e veja em que sítios é que eles aparecem listados.

Se tudo isto parece muito trabalho, nós aqui na agência ajudamos os nossos clientes porque prestamos este serviço.

Como escrever ou como ter uma boa citação local?

Uma boa citação local tem de ser vista como credível de forma a ser confiada tanto pelas pessoas como pelo Google. É por isto que marcas bem estabelecidas como as páginas amarelas ou outras diretorias do género são bons sítios para começar já que o propósito delas é dar às pessoas uma lista de negócios a nível local.

É importante que ao criar ou reivindicar uma citação de diretoria de empresa que você preencha 3 campos de informação:

  1. Nome da empresa (o nome da marca de preferência)
  2. Número de telefone com código postal local
  3. Morada física da empresa

Atenção que a informação nos 3 campos em cima têm de ser consistentes com o seu website, tem de ser texto selecionável HTML e não uma imagem.

Se um jornal local estiver a fazer uma história relativa à sua empresa, é improvável que eles mostrem a sua morada ou número de telefone, nestes casos chega ter o nome da sua empresa na história para receber valor da notícia.

Como ganhar o jogo das citações?

Normalmente para ganhar à sua concorrência vai precisar de ter mais citações do que os seus concorrentes. Dizemos “normalmente” porque enquanto que os números são importantes, também assim o é a qualidade e precisão da informação que digitarmos. Quanto mais completa estiverem as suas citações a nível geral ou a nível específico da sua indústria, mais valor elas irão dar no sentido dum posicionamento positivo nas listagens do Google+ Local e a melhorar a sua visibilidade e presença na internet no geral.

Conquanto que as listagens de negócios são mais ou menos fáceis de obter, as mais difíceis virão de websites locais ou de nicho (indústria) específicas, ou de jornais locais. Para isto acontecer é óbvio que é preciso ter algo de importante e relevante para ser mostrado nas notícias ou em artigos deles.

Notas adicionais

Criar citações locais pode levar muito tempo e ser um processo moroso, e regra geral, convém ter uma estratégia de marketing geral criada para ter a atenção de jornalistas ou jornais. No entanto se a sua empresa for um negócio local que poderia beneficiar muito de ter uma listagem local no pacote dos 7 do Google, então será uma coisa que você devia mesmo de tentar ter. Se tiver orçamento para isso, você pode delegar esta tarefa a um especialista.

Conclusão

Lembre-se que o SEO Local (otimização motores de busca local) só o vai ajudar a melhorar as suas listagens dentro do Google Maps Pack, que também é referido muitas vezes pelo Pacote dos 7 já que este é o número de resultados que o Google mostra – mas existem outras variações.

Se o seu negócio opera em alguma indústria ou nicho específico que você não consegue descrever ao usar uma categorial geral, então poderá não haver vantagem em investir numa campanha de SEO Local para aparecer no Google Map Pack. Os mapas só são ativadas conforme certas palavras, normalmente palavras relacionadas com serviços ou negócios locais populares. Exemplos são, “stands de carros”, “oficinas”, “dentistas”, “escolas de condução”, etc.

Só certas palavras é que poderão aparecer mesmo dentro da mesma área. Se eu pesquisar por “padeiro” talvez nada apareça, mas se eu pesquisar por “padaria” talvez já possa aparecer as listagens dos mapas locais.

Comece a dominar o seu mercado local e passe à frente dos seus concorrentes. Envie-nos um email ou telefone-nos para: 262 582 066

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment