Potenciais clientes numa feira de negócios, mercado, festival ou outro decidem numa questão de segundos onde parar, examinar e comprar. Convertê-los em seus fãs e clientes habituais leva algum tempo.
Ir a estes eventos exige preparação, e não menos importante é reservar o seu espaço com alguns meses de antecedência e certificar-se, que vai ter o abastecimento suficiente dos seus produtos. Alguns eventos, decorrem durante 4 ou 5 cinco dias, para vencer e manter os visitantes interessados no seu stand e produtos ou serviços, o que precisa é criar uma boa primeira impressão.
Ao planear um stand, a maioria dos anfitriões gasta mais tempo ao organizar o seu lado da mesa do que o espaço que os seus clientes veem e experienciam.
Ao projetar o seu espaço, precisa considerar como envolver e ter a atenção dos visitantes e potenciais clientes. O que é que tem e exibe o seu stand que faz com que existam conexões vitais entre si e os seus clientes, que faz com que comprem e, talvez, lançar as sementes para um relacionamento de longo prazo?
A concorrência está por todo o lado, quer esteja a vender online, num shopping ou numa feira. No mundo online, existem milhares de concorrentes, enquanto nas feiras está a investir por novos clientes contra dezenas de feirantes.
Aqui ficam algumas dicas, de como ter uma presença forte numa feira, quer nacional ou internacional:
- Ao projetar o seu stand dê no mínimo a sua altura de exibição para que os visitantes possam vê-lo(a) à distância. Use acessórios para dar aos produtos um sentido de lugar, história e como eles poderiam se tornar parte da vida dos seus clientes.
- Tire proveito da tecnologia moderna. Aceitar pagamentos com cartão de crédito através de um telemóvel, ou usar scanners de cartão de visita em feiras para construir a sua base de dados de e-mail marketing, tire proveito da tecnologia para construir uma imagem de uma empresa eficiente, eficaz à vontade com as vantagens da tecnologia moderna – mesmo que esteja a vender roupas ou antiguidades.
- Evite um espaço muito preenchido e sobrelotado de produtos – muita escolha num espaço pequeno irá desencorajar os compradores.
- Não ponha de lado a importância das embalagens. Para produtos alimentícios em particular, fique longe de etiquetas impressas em casa na sua impressora. Em contacto com um ambiente húmido a tinta das etiquetas rapidamente fica esborratada. Opte por etiquetas e embalagens profissionais e com um bom design.
- Chamada à ação. Quer esteja a vender num mercado ou numa feira de negócios com centenas de concorrentes, você quer que o seu cliente repita a compra através do seu site, por exemplo. Ofereça um voucher de desconto, para a sua primeira compra feita através do site, incentivá-los a seguir o seu blog ou a inscreverem-se na sua newsletter.
- Fique na memória. E por último, mas não menos importante, quer lhe façam uma compra ou não, faculte informação com contactos bem visíveis e fáceis de encontrar, bem como um pouco sobre a sua empresa e os seus produtos ou serviços.
Numa feira nunca se sabe quem poderá estar a olhar para os seus produtos, pode ser um responsável de uma cadeia de um franchising a procura de novos produtos. Ou até alguém que não compra nada, mas que gostou tanto do que viu, que estará mais propenso a recomendar a um amigo ou conhecido.
Portanto, da próxima vez que estiver a planear a sua presença numa feira de negócios, considere a impressão que estará a causar, do ponto de vista dos seus potenciais cliente.