gelado de framboesa num prato

Mais leads, mais vendas

Este artigo descreve formas fáceis de capturar a informação dos visitantes em leads. Uma lead é um visitante que se tornou num pedido de contacto ou com o qual ficámos com a informação dele. Se você vende diretamente a partir do seu website, também poderá usar este processo para gerar mais vendas também.

Fundos perdidos

Pense por uns instantes nos últimos 100 visitantes ao seu website. Você alguma vez será capaz de interagir com eles de novo? Não, provavelmente não. A menos que você tenha capturado a informação deles enquanto eles estão no seu website, para que possa depois acompanhar essa lead e fazer um follow up ao lhes contactar de volta. Para fazer um follow up a alguém só é necessário uma morada de email, número de telefone ou mesmo o ID de uma das redes sociais dessa pessoa.

Há muitas formas de capturar informação de contacto dos visitantes do seu website. Podem ser social media logins, inscrições em newsletters, chat em tempo real (como o que temos no canto inferior direito do nosso website), barras no cabeçalho da página, e formulários embebidos.

Fazer a coleção das leads através de formulários web funciona bem porque a maioria das pessoas sente-se comfortável em escrever essa informação e já está habituada a assim o fazer. Preencher um nome e email requer muito menos compromisso do que inscrições de conta ou carrinhos que vão pedir pelos dados do cartão de crédito. Os empreendedores espertos usam formulários web para converter mais visitantes web em novos clientes.

Os empreendedores espertos usam formulários web para converter mais visitantes web em novos clientes.

Como usar formulários web para gerar mais leads a partir do seu website

Converter mais leads dos visitantes que estão no seu website é fácil se usar estes 3 passos quando estiver usando formulários web.

1. Dê aos seus visitantes uma razão para eles preencherem o formulário

“Submeta este formulário e iremos contactá-lo”. Já viu algo do género, certo? Isto é o que os formulários da sua concorrência dizem. Os seus visitantes estão habituados a ver isto.

Em vez disso temos que fazer com que seja do interesse deles preencherem os dados no nosso formulário, e isto pode ser feito com um incentivo. Você está-lhes a pedir os contactos pessoais deles. O que é que você lhes vai dar em troca?

Alguns incentivos comuns são descontos, ou cupões, ou uma demonstração gratuita, ou mesmo um ebook ou relatório gratuito. Torne claro aquilo que eles vão receber em troca no texto mesmo em cima do formulário de inscrição, e dê-lhes a recompensa apenas após eles terem submetido a informação deles. Inclua a recompensa deles na mensagem de confirmação ou na sua resposta de volta.

Eis um exemplo concreto. Visite este link onde damos ao utilizador um ebook gratuito em troca da informação dele: http://designportugal.net//envolver-fas-facebook/. Um outro exemplo poderia ser “Peça um orçamento e iremos enviar-lhe um cupão com 15% de desconto em quaisquer produtos que compre este mês. Preencha o formulário para receber o seu cupão.”

2. Use uma ferramenta de formulários que seja fácil de usar

Para poder capturar e colecionar a informação dos seus utilizadores, você precisa de uma ferramenta que lhe permita construir formulários. Deve ser algo fácil (ou então delegue essa tarefa a alguém). Não só deve construir o seu formulário como os dados enviados devem ser enviados para uma morada de email específico ou um sistema de gestão de emails, ou uma Folha de Estilos Google.

Outras coisas que dão jeito ter é a capacidade de poder enviar emails de confirmação para os visitantes e redirecionar visitantes para uma página específica de “obrigado” depois de eles preencherem e enviarem o formulário. Na nossa agência usamos formulários de opt-in personalizados e usamos também a Gravity Forms. Existem outros como a FormStack e a WuFoo, entre outras. Portanto tudo o que é preciso é um formulário curto, nem é necessário muitas complicações. Formulários extensos assustam e aborrecem as pessoas, assim sendo, peça apenas a informação que você ache útil ter. Por exemplo, você provavelmente não necessita de ficar com o número de fax deles.

Campos importantes são o nome, email ou contacto telefónico, e talvez um campo de mensagem onde o utilizador poderá colocar uma pergunta ou informação a explicar o que precisa.

3. Faça a medição das conversões e otimize

Ter um formulário web com um bom incentivo é um ótimo começo, mas vai ser muito difícil de adivinhar que incentivo ou formulário vai ter o melhor desempenho com os seus visitantes atuais. Por causa disto é importante medir a taxa de conversão – a percentagem de submissão de formulários em relação às visitas únicas – para conseguir determinar quão eficiente é que cada incentivo e formulário está a ser a atrair visitantes a preencherem os dados de contacto deles.

Há duas ferramentas que permitem medir as leads em relação à sua taxa de conversão: a BootSuite e a Informly. Os formulários de captura de leads na maioria dos websites das PMEs têm uma taxa de conversão de cerca de 5-6%. Se a sua taxa de conversão é menos que 5% você deve testar vários tipos de incentivo e formulários diferentes. Use um incentivo por mês e depois meça a taxa de conversão. No próximo mês experimente trocar isso por outro formulário mais pequeno, ou diferente.

Há empresas que nos contactam a pedir ajuda neste sentido, e com a nossa orientação é possível aumentar mais leads, em certos casos até 300% ou 400% em relação ao que estavam previamente a fazer. Compare por exemplo 22 leads num mês, com 78 leads no outro mês, no qual a diferença foi usar um outro tipo de incentivo.

Dá trabalho, mas gera mais leads

Você tem de trabalhar no duro para trazer visitantes para o seu website, mas também tem de os reter na medida do possível. E retê-los significa apenas capturar a informação deles para que não desperdice a oportunidade de ficar com uma lead que se poderá converter num cliente e numa encomenda.

Crie e teste incentivos e formulários no seu website e você vai eventualmente chegar a uma combinação vencedora que transforma meros visitantes em novas leads e clientes para a sua empresa.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

1 comentário

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.