seguir feeds de amigos

Redesign da nova Feed de Notícias Facebook

Em princípios de Marços de 2013, Mark Zuckenber revelou os planos do Facebook para um novo redesign da news feed, ou seja, a feed de notícias. A feed de notícias é onde vemos os updates (atualizações) dos nossos amigos e páginas que seguimos no Facebook. É a coluna central da sua homepage do Facebook, é uma lista constantemente atualizada de updates das pessoas e páginas que você segue no Facebook. É onde as pessoas que gostaram da sua página vão ver o conteúdo que você partilhou na página Facebook.

Eis as mudanças principais que iremos ver quando o novo redesign da feed de notícias for implementado oficialmente no facebook:

  • Mais visual – as histórias da feed de notícias serão mais visualmente envolventes
  • Escolher feeds – os utilizadores vão poder ver que histórias aparecem na feed de notícias deles
  • Pronto para mobile – a feed de notícias vai ser visualmente consistente em várias plataformas

Se você é um empreendedor ou responsável de marketing, poderá pensar que as mudanças que costumam acontecer no Facebook são bonitas, mas que podem tornar o seu trabalho mais difícil. Atualizações nas regras, mudanças no tamanho em pixéis das fotos para o perfil on páginas, parece que o Facebook está a sempre a mudar alguma coisinha aqui ou ali. Mas esta é uma grande mudança a que é necessário prestar atenção para que quando a mudança se der estar totalmente preparado para tirar o maior partido da situação.

Eis como se preparar para as mudanças na feed de notícias:

1. Coloque mais conteúdo visual na sua pág. Facebook

O que está a mudar: na nova feed de notícias, as imagens vão ser maiores. Isto faz com que as atualizações sejam mais propensas de ser ignoradas já que vai haver uma maior predominância para conteúdo visual, maior ainda do que atualmente.

Redesign da feed de notícias

Como se preparar: para estar pronto para este redesign comece a colocar mais conteúdo visual na sua página Facebook para que quando as mudanças forem oficialmente implementadas você já ter o hábito de assim o fazer. Quando tiver decolocar um update à base de texto, acompanhe-o com uma imagem, e mantenha o texto o mais sucinto possível (quanto menos texto melhor), porque o texto irá aparecer em cima da própria imagem, do género legenda, em vez de acima dela (em texto branco). Note que isto é aplicável a fotos, não links partilhados, e as imagens convêm terem pelo menos 552 pixéis.

texto em cima das imagens facebook

2. Crie conteúdo mais envolvente e suscetível de partilha

O que está a mudar: esta mudança, ao dar um maior destaque a conteúdo visual, vai tornar mais importante as partilhas de conteúdos dos nossos amigos, tais como links ou fotos, portanto vai haver uma maior importância do conteúdo partilhado entre os utilizadores no Facebook, e a prova social daí gerada vai-se tornar muito eficaz, porque nós compramos mais facilmente baseado a partir de recomendações dos nossos amigos. Agora, em vez de apenas ver o nome dos seus amigos que partilharam um link, você irá ver também as caras deles. Este tipo de recomendação social é um factor de influência decisivo para fazer com que as pessoas gostem da sua página.

Screenshot de exemplo de partilha facebook
Como se preparar: os “Gostos” e as partilhas vão ter um papel decisivo no que toca a melhorar as hipóteses que o seu conteúdo seja visto. Eis algumas formas de encorajar os seus fãs a partilhar o seu conteúdo:

    • Seja divertido – ou controverso. O tipo de conteúdo que faz as pessoas reagirem é algo que os faz rir, concordar, ou discordar, desde que tenham uma opinião forte em relação a isso – esse é o conteúdo mais partilhado. Assim sendo, se o seu conteúdo é meramente informativo a maior parte do tempo, saia da rotina e coloque uma publicação que chama a atenção das pessoas.
    • Faça um sorteio ou concurso. Correr um sorteio ou concurso é uma boa forma de recompensar as pessoas que partilham o seu conteúdo. No seu painel de administração você poderá ver quem partilhou o seu conteúdo. Você pode por exemplo dizer “Partilhe este post para uma hipótese de ganhar X” ou “Partilhe este post para ganhar um desconto em Y” e depois cumpra com a sua promessa.
    • Peça aos fãs. Encorage os fãs para partilhar o seu conteúdo ao simplesmente lhes pedir. Diga-lhes o que fazer: “Partilhe este post para espalhar a palavra sobre o assunto Z” ou “Se gostou deste post, partilhe com os seus amigos agora.

exemplo post Facebook Obama

3. Encorage os visitantes a fazerem check-in

O que está a mudar: A nova feed de notícias vai tornar as localizações dos check-ins mais visíveis. Quando os utilizadores fizerem check-in no seu sítio, a sua imagem de perfil da pág. Facebook irá aparecer na história por cima dum mapa com a sua localização.

exemplo checkin

Como se preparar: se você tem uma empresa num determinado sítio, como pode ser o caso duma loja, hotel ou restaurante, e você tem uma página Facebook na categoria de “Local”, então encorage os visitantes a fazer check-in no seu sítio no Facebook. Por exemplo, se você for um restaurante poderá dar um cupão de €3 para redimir em pessoa após o utilizador fizer check-in no Facebook.

4. Melhore a sua foto de capa

O que está a mudar: quando a mudança for implementada, quando alguém gostar da sua página Facebook, essa história irá aparecer na feed de notícias dos amigos deles, desta vez com maior destaque do que antigamente. A página irá aparecer com a foto de capa na feed de notícias, portanto dê um bom design à sua página.

perfil facebook 2013
Como se preparar: ter um bom design de capa é como ter um bom logotipo ou um bom website, cria credibilidade para a sua empresa, e faz com que a foto de capa seja mais representativa da sua marca. Isto aumenta também as probabilidades que os amigos dos seus fãs gostem da sua página.

5. Publique sobre temas na moda

O que está a mudar: anteriormente os seus posts só apareciam na feed de notícias das pessoas se eles já tivessem gostado da sua página, ou se algum dos seu fãs tivesse partilhado a sua publicação. Agora se colocar um post num tópico relacionado com uma página algures no Facebook que um utilizador Gostou, o seu post poderá aparecer no carrossel/slideshow de “Histórias Recentes” como mostra a imagem.

posts artigos relacionados facebook

Como se preparar: esteja ao corrente do que se passa na sua indústria assim como notícias e eventos atuais, quer sejam de conhecimento público ou preferência geral, e coloque conteúdo nessas áreas. Esta é uma boa forma de ganhar maior exposição a um novo público que de outra forma poderíamos não conseguir alcançar. No entanto, torne os posts o mais relevantes possível para a sua empresa para que quando eles aparecerem no carrossel de “artigos recentes”, o post que tiver colocada consiga estar de certa forma relacionado. Por exemplo se você publicar um artigo sobre o Benfica, mas a sua empresa é um hotel que em nada se consegue relacionar com uma equipa de futebol, quaisquer fãs que ganhe como resultado disso terão pouco ou nenhum valor.

6. Coloque conteúdo regularmente

O que está a mudar: o Facebook já permite aos utilizadores criar listas de pessoas a partir das quais apenas veremos histórias ou updates dessas pessoas, mas estas são opções que nem sempre estiveram bem vísiveis ou acessíveis. Agora o Facebook vai tornar esta opção duma forma muito mais acessível, e adicionar páginas a essas opções. Os utilizadores poderão escolher “Seguir” para ver todos os updates das páginas que eles gostaram.

seguir feeds de amigos
Como se preparar: O “seguimento” na feed de notícias vai mostrar os updates das páginas em ordem contrária à cronológica. Para se certificar que está sempre no topo da página. coloque updates na sua página com regularidade, cerca de uma a três vezes por dia. Isto vai ajudar os fãs a verem o seu conteúdo com mais frequência, e assim maiores hipóteses de que eles gostem ou partilhem o seu conteúdo.

E você, o que acha da nova feed de notícias do Facebook? Escreva nos comentários.

Como Envolver os Fãs no Facebook

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

3 comentários

  1. Estava a pesquisar sobre este tema e de repente recebo a newsletter 😉 . Gostei do que li e fiquei aliviado porque temia que as minhas páginas de facebook perdessem popularidade. Já contava com isto e antecipei-me 😉

    Sigo este blog há pouco tempo mas tenho acompanhado outros com o mesmo contexto. Gostaria que um dia abordasse um tema sobre newsletters. Tenho muitas assinaturas no feedburner mas não tenho uma newsletter com design atractivo nem aproveitado para email marketing ;(

    • Olá Nuno,

      Estas mudanças só vão acontecer daqui a uns tempos, mas convém estarmos preparados quando assim acontecer.

      O feedburner vai acabar em breve, convém mudares para um fornecedor de email externo – Aweber, Mailchimp ou E-goi – ou interno (do género Interspire Email Marketer), para que possas usar modelos de newsletter com design atrativo para fazer uso de maior envolvimento dos teus emails junto com os teus subscritores.

      Gostas de tema sobre newsletters? O que é que gostavas de ver escrito sobre o tema?

      Dá uma olhada neste artigo: 7 erros de email marketing que um empreededor comete

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment