Como criar landing pages que geram conversões.

Uma landing pagepágina com objetivo duma conversão (registo/venda) é essencial para ter sucesso online, e ter uma landing page com altas taxas de conversão irá ajudar a ter resultados espetaculares para o seu negócio.

1424695904_ktipO que é uma landing page? É uma página específica onde os visitantes aterram, com o objetivo duma conversão (registo ou venda).

Esta é a anatomia duma landing page que levaremos como exemplo neste artigo.

Exemplo de landing page

Cabeçalho

O cabeçalho é o que está no topo do seu site. Deve ser curto para não ocupar muito espaço above the foldo que é visível no ecrã sem que seja necessário descer a barra do scroll.

Cabeçalho da landing page

Há duas coisas que se podem colocar no cabeçalho (no topo da página): o seu logótipo, no lado esquerdo ou ao centro do cabeçalho da página, e uma call to actionchamada para ação, do lado direito do cabeçalho.

Esta call to action (chamada para ação) deve estar num tipo de letra grande para se destacar e para que as pessoas consigam ler facilmente. Quando criamos landing pages para os clientes, colocamos quase sempre o n.º de telefone do negócio nesta secção.

Mas não coloque apenas o n.º de telefone, coloque uma call to action específica acima do número para dar às pessoas uma razão para o(a) contactar. Recomendo algo do género “Ligue para uma estimativa grátis”.

Vídeo ou imagem

Por baixo do título principal, no lado esquerdo da página, deve colocar um vídeo ou imagem.

Video ou imagem da landing page

A estratégia por trás da imagem ou vídeo é para mostrar algo que seja profissional e que ajude a passar os benefícios da sua oferta. Se criar um vídeo, que seja curto, um minuto ou dois chega.

Para a imagem, esta deve ser relevante para o seu negócio. O ideal é ser uma foto sua ou da sua equipa, todos sorridentes, ou algo (o produto ou serviço) que mostre visualmente os benefícios que os seus clientes têm ao usar os seus serviços.

Título e subtítulo

O título é o elemento mais importante da sua copy na sua landing page, porque é o elemento mais lido na sua página e o que vai ditar, em grande parte, se o seu prospeto irá prestar atenção ao resto da página, ou se irá clicar no botão retroceder (ou fechar a página).

Título e subtítulo da landing page

Há várias técnicas de copywriting para criar títulos espalhada pela internet. A maioria deles envolve pensar a fundo sobre a oferta, criar um buyer persona, atentar em detalhes teóricas, etc.

Não é que este tipo de informação seja útil, mas vamos simplificar a coisa.

Não vou escrever o título por si, vai ter que pensar por si mesmo(a) e criar uma lista de benefícios e principais fatores da oferta. No entanto, vou partilhar consigo uma fórmula com o qual temos tido sucesso nas landing pages que criamos.

Aqui está uma fórmula de exemplo para o título e subtítulo:

Gostaria de… (inserir benefício 1, benefício 2, benefício 3)
Se a sua resposta for SIM, ligue-nos já e marque a sua consultoria gratuita e saiba como…

Eis alguns exemplos concretos da aplicação desta fórmula.

Exemplo de título para seguradora:
Gostaria de fazer o seu seguro em 10 minutos ou menos sem maçadas nem complicações?
Se a sua resposta for SIM, ligue agora para o +351 262 582 066, ou visite os nossos escritórios em (morada)[…]

Exemplo de título para stand automóvel:
Gostaria de comprar carro com baixos juros e trocar o seu carro por mais do valor comercial que ele vale?

Se a sua resposta for SIM, ligue agora e iremos dar-lhe uma estimativa[…].

Uma das vantagens desta fórmula para o título é que estamos a colocar o prospeto num modo de pensar “SIM”, o que o(a) deixa mais predisposto a nível psicológico para aceitar a sua oferta.

A pessoa vê o sim, e tem tendência para ser mais positivo e tomar uma ação nesse sentido. Por isso é que colocamos “se a sua resposta for SIM”, para os habituar à mentalidade do sim, e depois seguimos isso com uma chamada à ação, que é o “ligue agora”.

Copy e bullet points

A copycorpo de texto e os bullet pointsbenefícios em formato de lista devem estar por baixo do título e subtítulo, no lado esquerdo da página, amplificado os benefícios que o título iniciou.

Bullet points da landing page

A maioria das pessoas não lê o texto todo, isto é normal. Eles vão ler as coisas na diagonal, por isso bastam algumas linhas de texto como bullet points. Bullets points são frases curtas em formato de lista que transmitem os principais benefícios que os prospetos devem saber sobre o seu negócio. Estes devem ser curtos e concisos.

Formulário de inscrição/contacto

Nem todos aqueles que aterram na sua página irão contactá-lo(a). Para aqueles que não querem ligar via telefone, a landing page deve ter um formulário onde eles podem enviar os seus dados e/ou colocar a sua questão.

Formulário da landing page

Este formulário deve ter uma call to action (chamada para ação) em cima dele, que reforça o porquê de eles o contactarem e que benefício irão obter como resultado disso.

Nos campos do formulário, peça apenas os dados que precisa verdadeiramente do prospeto: normalmente é o nome, email n.º de telefone e um campo de mensagem opcional.

Quanto ao botão, pode escrever algo como “enviar”, mas aconselho que escreva algo mais energético e virado para a ação que quer que eles tomem, como “Obtenha a sua estimativa” ou “receba consultoria grátis”.

Testemunhos e outras “provas”

Por baixo do formulário convém colocar uma secção que “prove” a sua empresa, ou seja, que demonstre credibilidade no seu negócio. Este espaço deve ter informação que dá aos prospetos a sensação de que a sua marca é credível e genuína.

Testemunhos da landing page

Uma maneira de fazer isso é mostrar testemunhos de clientes satisfeitos. Estes podem ser vídeo, áudio, ou simplesmente texto. Para não complicar, aconselho texto com uma foto a acompanhar.

Quanto mais específicos forem os testemunhos, melhor. Estes devem mostrar os benefícios de trabalhar consigo e do seu negócio.

Por exemplo, isto não me diz nada:
“A DesignPT é fantástica, estou mesmo feliz com eles.” – José Povinho

Mas isto é bem específico:
“Trabalhar com a DesignPT foi uma experiência muito positiva e ao mesmo tempo pedagógica dado que se aprende muito com o João Paulo Alexandre. O nosso site e a nossa página no facebook estavam “adormecidos” na internet, há mais de dois anos que não sofriam alteração e qualquer atualização que fizéssemos era uma dor de cabeça.”

Se não tem testemunhos, há outras formas de demonstrar a credibilidade da sua empresa:

  • logótipos de sítios onde apareceu (jornal, revista, rádio, televisão)
  • logótipos de clientes (especialmente se forem conhecidos)
  • certificados (de qualidade, de associações)
  • emblemas ou símbolos de compras seguras

Mais uma call to action

No fundo da página, abaixo da fold (abaixo da parte visível do ecrã), coloque mais uma call to action. Esta chamada para ação serve para reforçar a primeira que colocou mais em cima.

Algo do género:
“Ligue já e obtenha a sua consultoria gratuita – 262 582 066”
“Clique para descarregar o ebook”
“Contacte-nos agora e tenha uma estimativa grátis”

Coloque aí o seu número de telefone para que as pessoas não tenham de fazer scroll para o tipo para o encontrar. E lembre-os de novo do benefício que terão como resultado de tomar a ação de o(a) contactar.

Links no rodapé

O ideal é não haver links na sua landing pape, porque queremos que a pessoa esteja concentrada na única ação que queremos que ela tome (contactar-nos, comprar, inscrever).

Links no rodapé

No entanto, ter um pequeno menu de links no rodapé da landing page é aconselhável se estiver a usar anúncios no Google (Google Adwords), pois nos termos e condições do Google deve existir informação adicional sobre a página (por isso temos aqueles links).

Estes links (para não distraírem) devem ser colocados num tipo de letra pequeno, no rodapé da sua página.

Este pequeno menu é normalmente constituído de links como uma política de privacidade, termos de serviço, e uma página para contacto. A página de contacto existe para que o Google saiba que a sua empresa é real, e esta deve incluir o seu número de telefone e morada física.

Eis um exemplo duma landing page nossa a oferecer um eBook grátis: Website Redesign 101.

Partilhe o artigo e escreva nos comentários de que forma está a pensar usar estas dicas na sua próxima landing page.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4778

1 comentário

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment