5 Sinais de que precisa fazer rebranding

Muitas empresas sobrevivem aos seus fundadores, o que significa que vai existir uma evolução no seu branding ao longo dos tempos. A maioria das empresas, acaba por fazê-lo quando já estão bem estabelecidas no mercado e descobriram o seu verdadeiro foco.

Algumas empresas, vão optar por fazer várias vezes rebranding para garantir que permanecem atuais, outras tentam fazer rebranding e acabam por voltar à marca antiga.

Coca-cola mudou para New-Coke em 1985 e teve de reverter

Como foi o caso da Coca-Cola em 1985, que mudou para New Coke o que foi um verdadeiro desastre para a empresa, que se viu obrigada a reverter. Um caso mais recente, foi a GAP em 2010 que também foi um desastre e tiveram de reverter para a marca antiga.

Como saber se está na altura de fazer um rebranding à sua marca? Deixo aqui cinco sinais, que podem ser indicadores de que precisa de fazer um rebranding.

1. O seu público-alvo mudou

Se o perfil do seu cliente mudou, as suas escolhas de design devem ser feitas especificamente para apelar ao seu público-alvo.

Portanto, se o perfil do seu cliente mudou, é bom que a sua marca também mude para acompanhar o seu público-alvo.

2. Ofuscada pela concorrência

O seu principal concorrente evoluiu, é maior, melhor e destaca-se mais do que a sua marca. A pior coisa que pode fazer é ficar parado(a), é nesta altura que pode valer a pena considerar fazer um rebranding da sua marca, para se destacar deles.

Bem como oferecer algo diferente, a sua nova marca deve ser simples, memorável e mais importante fiel a si mesma.

3. A sua marca não é mais relevante

A última coisa que qualquer empresa quer é ser deixada para trás, mas isto é o que vai acontecer se a sua marca estiver desatualizada ou associada a algo que já não tem tanto interesse.

Para se manter atual, poderá ter de passar por fazer um rebranding ou vários ao longo dos anos, o que se pode tornar dispendioso, por isso deve procurar ser intemporal e tentar antecipar o que vai funcionar no futuro.

4. Expandir-se além-fronteiras

Talvez esteja a pensar se expandir para mercados estrangeiros, construir uma presença internacional não é tarefa fácil. Tem de se familiarizar como os outros mercados atuam, também se poderá deparar com vários obstáculos como a linguagem e cultura.

Faça alguma pesquisa e descubra qual o significado do nome da sua marca ou empresa no país em que quer lançar o seu produto ou serviço. A sua marca, tem de fazer sentido no mercado em que está a ser vendida.

Jif mudou o nome para cif

Veja o caso da marca de limpeza Jif mudou o seu nome em 2001 para Cif, quando perceberam que em algumas nacionalidades europeias, pronunciavam o seu nome de Cif em vez de Jif.

5. A sua marca evoluiu

Uma marca acaba por evoluir ao longo dos anos, pode-se expandir em diferentes mercados ou vender produtos diferentes.

Se o que a sua marca oferece não corresponde com a forma de como gostaria que fosse reconhecida, poderá ser a hora de repensar no seu branding.

Se se identifica com alguns destes pontos e acha que fazer o redesign do seu branding é o passo certo para a sua empresa, tenha em mente que poderá fazer um refresh na sua marca em vez de mudar radicalmente.

A sua marca pode ter conquistado a confiança e lealdade dos seus clientes, por isso seria uma pena estar a mandar todo esse trabalho feito ao longo dos anos para o lixo.

Na DesignPT, ajudamos empresas de todos os tamanhos a construir marcas imparáveis, se você ou a sua equipa precisa de ajuda ou aconselhamento com o seu projeto, entre em contacto connosco.

Artigos relacionados:
Como uma boa agência ajuda no seu re-branding
Branding, Identidade e Logótipo, Quais as diferenças?
Crie um plano de branding para o seu negócio
O Poder do Branding
5 formas de modernizar o seu branding B2B e marketing online
6 Lições de Branding que podemos aprender com a Apple
Como Impor uma Marca

logotipo ebrownie 225pxaltura1 - 5 Sinais de que precisa fazer Rebranding
Design Logótipo
Crie a sua marca com orgulho
a partir de €200

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment