O email marketing é uma proposta derrotista a menos que você esteja a adicionar prospetos para a sua lista frequentemente. Eis algumas formas de criar uma lista.

Ao vivo. Se os seus prospetos ou clientes visitam-no físicamente (ex.: numa loja), recomendo que lhes peça pelo seu email, de forma não intrusiva, na altura da compra. Se eles perguntarem porquê, diga-lhes que lhes irá enviar ocasionalmente ofertas relevantes que normalmente não estão disponíveis ao público. Por cada 100 visitantes, na loja, é possível que consiga cerca de 50 emails. Se visitar os seus clientes ao local deles, peça-lhes o seu email na altura de passar fatura/recibo.

Website. Este é mais óbvio, no seu website poderá oferecer algo gratuito em troca do email do visitante. Se você é um restaurante, pode oferecer uma coleção das melhores receitas. Se é construtor, pode oferecer um pequeno guia que mostra os quatro principais erros que uma pessoa faz quando quer fazer remodelações em casa, e por aí fora.

Facebook. Poderá ser bastante útil fazer a integração dos seus fornecedores de email (MailChimp, Aweber, ou Egoi). Pode colocar uma publicação a oferecer alguma coisa quando alguém se inscreve, e fazer a ligação para o sítio onde eles podem digitar o email deles.

Landing page (pág. de captura). Uma página de captura tem apenas um propósito, de ficar com o email da pessoa. Eis um exemplo. Nesse exemplo estamos a dar uma checklist em retorno do visitante escrever os seus dados básicos. Pode enviar as pessoas para uma página de destino a partir das redes sociais, com ou sem anúncios pagos, ou a partir do seu website.

Conclusão
Existe um grande potencial numa lista de emails angariada de forma permissiva (não toleramos spam). Pode abordar as pessoas da sua lista mais facilmente, porque estão “mornas” para si, e é uma potencial lista de compradores. São pessoas que já disseram que “sim, quero receber informação sua”. Daí até uma compra dum produto ou requisição dum serviço já é um grande avanço.

Comece a construir a sua lista. Comece hoje, e não deixe passar mais nenhum dia. Use o email marketing como mais um método para fazer crescer o seu projeto. É um meio sub-valorizado por algumas empresas (ou simplesmente usam-no de forma errada), mas é fácil de colher resultados quando implementado de forma correta.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.