O que é uma marca?

Uma marca é o ativo mais importante e sustentável que o seu negócio pode ter, qualquer que seja a sua área de negócio, pequena ou grande empresa. Isto porque, enquanto que as pessoas morrem, os produtos ou serviços tornam-se obsoletos, a marca permanece e continua a gerar valor sustentado, se a construir e cuidar dela adequadamente. A marca é o que o torna especial e distinto dos seus concorrentes, e você precisa pensar como essa distinção transborda em tudo o que você faz, a partir dos seus produtos ou serviços, do comportamento dos seus colaboradores, apoio e serviço aos clientes e todas as interações com os seus clientes desde online a offline.

Como uma pequena empresa constrói uma marca?

O ponto de partida mais importante é ser claro sobre o que você representa e como isso o diferencia da sua concorrência. Deve ser capaz de dizer em poucas palavras o que representa a sua marca. É essencial gastar o tempo necessário para o fazer, verifique o posicionamento dos seus concorrentes, pergunte aos seus clientes o que o torna especial e diferente, assim como você próprio analisar o que o torna distinto da sua concorrência. Pense para além do agora, pense no que os seus clientes vão precisar no futuro também. Marcas são construídas em mais do que apenas tecnologia de ponta ou a ideia de um produto, elas continuam a prever e responder a necessidades reais do cliente tanto emocionalmente como racionalmente.

Tendo tudo isto claro, você precisa ter certeza de que o nome, identidade visual e todos os pontos-chave da experiência do cliente (e empregador) reflete essa clareza. Por exemplo, como você atende o telefone? Como é o seu serviço ao cliente? Como você acompanha os seus clientes e potenciais clientes? Como você recruta, forma e desenvolve os seus colaboradores para construírem a sua marca? Não tem de ter um orçamento gigantesco para fazer estas coisas corretamente, e num pequeno negócio o seu comportamento e a experiência com a sua marca, têm grande força para que consiga fãs.

Mantenha a sua marca fresca

Em qualquer mercado, construir uma marca forte necessita de transparência, coerência, que é transmitida em tudo o que você faz, e precisa de mostrar liderança.
Certifique-se, que mantém a avaliação do que está a fazer num contexto competitivo, procurando por novas ideias, que poderão se enquadrar na sua marca, e ter sessões de estratégia regularmente com os seus colaboradores, para gerar novas ideias. Garantir que tem clientes que o vão querer recomendar, e advogar para si é o melhor caminho para o sucesso empresarial.

O poder das redes sociais

Se os seus clientes e colaboradores gostarem do seu negócio, eles vão estar preparados para recomendá-lo e isso pode ser magnificado nas redes sociais. Pense onde precisa de aparecer para estar à frente dos seus potenciais clientes, quem são eles, o que eles vêm, leem e fazem, e onde será melhor se conectar com eles?

Também precisa de pensar como vai usar o Facebook, Google+, LinkedIn, Twitter, Instagram, etc., para o efeito mais eficiente dependendo do seu mercado. Mais uma vez, pense nos seus clientes e no tipo de marca que representa, para escolher o canal mais apropriado.

Design logótipo
Logótipos para empresas
a partir de €200

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment