A sua campanha de marketing está destinada a falhar se não selecionar bem as suas palavras-chave.

As suas keywords devem corresponder às pesquisas que as pessoas fazem para encontrar empresas como a sua. Por exemplo, se tem uma loja de roupa para homens em Lisboa, palavras como “sapatos” não o vão ajudar a que o seu público-alvo o encontre.

Dashboard com estatísticas em perspetiva

Então como identificar as melhores palavras-chave para os seus anúncios Google? Estas dicas vão ajudá-lo(a) a poupar tempo e escolher as melhores keywords para o seu orçamento.

Tire partido das ferramentas gratuitas de pesquisa do Google.

O Google tem várias ferramentas gratuitas para ajudar as empresas a planear as suas campanhas Adwords:

  • Google Trends mostra as tendências globais do Google e do YouTube, assim como os termos de pesquisa que as pessoas usam para os encontrar
  • Google Correlate (dentro do Google Trends) permite ter uma perspetiva geral de como os termos de pesquisa são em vários locais ou estações do ano.
  • Google Planeador de Palavras-Chave permite saber a concorrência das palavras-chave, volume e tráfego de pesquisa.

Google Trends

Seja estratégico

Para selecionar as palavras corretas para a sua próxima campanha de anúncios, pense nas palavras que os seus potenciais clientes usariam (ou não usariam) para encontrar uma empresa como a sua.

Por exemplo, cada vez mais pessoas procuram por negócios locais, ou seja, empresas que estejam perto deles, portanto termos para cidades ou bairros começam a ser mais importantes, mesmo para países pequenos como Portugal.

Por isso, se a sua empresa é uma loja de roupa para homens em Lisboa, não anuncie para pessoas no Porto. Faça uso das palavras-chave negativas para ajudar a segmentar melhor os seus anúncios.

Use também keywords adequadas para o tipo de produtos que tem. Se a sua loja é para homens e o seu objetivo é vender fatos, escolha palavras como “fatos de homem”, entre outros.

Teste e analise as métricas

Não sabe bem se as suas palavras-chave estão a ter resultados? Crie uma pequena campanha com um orçamento limitado, ou com um tempo de duração determinado, e vá medindo o desempenho dela.

Basta ver algumas centenas de impressões (visualizações que o seu anúncio teve) para perceber se a campanha está a ter alguns resultados ou não (cliques, contactos, vendas), para saber como refinar a campanha para ficar mais robusta.

Aconselho ler este artigo sobre correspondência de palavras-chave para entrar mais em pormenor neste assunto.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 5167

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment