Como funciona o SEO na prática

Para uma pequena empresa ou empreendedor que começou agora no mundo do marketing digital, com certeza já se deparou com o termo SEO.

SEO para si pode ser mais um “buzz” da internet do que uma prioridade. Afinal de contas há tanta terminologia no marketing da internet como palavras-chave, links inbound e outbound, redes sociais, que as coisas tornam-se um pouco confusas.

Para o ajudar a perceber a importância do SEO, vamos abordar o básico deste processo da maneira que se relaciona e pode beneficiar uma pequena empresa ou empreendedor.

Ilustração de SEO

O que é o SEO?

SEO é diminutivo de Search Engine Optimization, ou, Otimização para os Motores de Busca.

SEO é puxar o seu site para cima nos motores de busca para ganhar mais visibilidade e ter mais visitas, através da definição de estratégias deste processo.

Não existe um conjunto de técnicas fixas ou uma fórmula mágica para o SEO, porque cada caso é um caso e cada negócio é diferente, mas existem algumas boas práticas que convém seguir. Implementar táticas SEO pode colocá-lo à frente da sua concorrência.

De acordo com um estudo, 71.11% de todas as pesquisas são feitas no Google (ver gráfico em baixo).



Existem outros motores de busca tais como o Bing (Microsoft), Baidu (usado na China), o Yahoo, entre outros, mas nenhum deles domina tanto como o Google.

No total, são feitas mais de 3 biliões de pesquisas diariamente que usam o Google. São estatísticas a que não podemos ficar indiferentes. Por isso, use uma estratégia SEO para colocar o seu negócio à frente das pessoas.

Black Hat SEO vs White Hat SEO

Black Hat SEO envolve táticas de manipulação que vão contra às boas práticas de search engine optimization tais como keyword stuffing (atafulhar palavras chave numa página), link farms, doorway pages, entre outros.

Black hat seo vs white hat seo

O objetivo destas táticas “negras” são de tentar enganar os motores de busca em vez de agregar valor para o utilizador humano. Isto pode resultar em ganhos rápidos, mas também tem o risco de ser banido dos motores de busca – completamente e definitivamente.

White Hat SEO, por outro lado, emprega técnicas que estão de acordo com as boas práticas do search engine optimization, e foca-se mais em dar uma boa experiência ao utilizador humano.

Leva mais tempo a ter resultados positivos do White Hat SEO, mas os benefícios vêem mais tarde na forma de tráfego orgânico (natural), mais leads e clientes genuinamente interessados no seu negócio. Ao empregar estes métodos “white” há menos hipóteses de vir a ser penalizado pelos motores de busca.

On-Page SEO

Ao contratar os serviços SEO duma agência digital, a primeira coisa que eles irão provavelmente fazer é verificar o seu site naquilo que se chama de on-page SEO, ou seja, SEO feito na página.

On-Page SEO

On-Page SEO (SEO feito/analisado na página) pode incluir:

  • Analisar as palavras-chave do site
  • Fazer pesquisa das melhores palavras-chave para o seu mercado
  • Emendar o código do seu site
  • Adicionar palavras-chave às meta tags
  • Tornar o seu site mobile friendly
  • Otimizar o seu conteúdo para as palavras-chave mais indicadas

O objetivo do on-page SEO é corrigir os erros do seu site para que possa ir ao encontro dos requisitos dos motores de busca e que seja fácil para os motores de busca fazerem o crawl do seu site quando os utilizadores pesquisam uma keyword (palavra chave) relevante para o seu negócio.

Off-Page SEO

Após a empresa ou profissional tiver corrigido as componentes importantes do seu site, o próximo passo é fazer o off-page SEO.

Off-Page SEO

Esta é a parte mais desafiante porque requer um trabalho contínuo, fazendo com que o off-page SEO seja mais importante e mais do que on-page SEO em comparação.

Os passos do off-page SEO podem incluir:

  • Procurar blogs de alta autoridade no seu mercado e abordá-los
  • Escrever conteúdo (um artigo) de qualidade para esses blogs como escritor convidado e em troca pedir um link para o seu site
  • Colocar a informação do seu negócio nas diretorias principais (eis um exemplo de 25 diretorias Portuguesas)
  • Crie perfis em redes sociais que façam sentido para o seu negócio
  • Publique regularmente nessas redes sociais com o objetivo de aumentar a interação com os seus seguidores.

O objetivo do off-page SEO é aumentar a sua autoridade online visibilidade, tanto no seu segmento de mercado como nos motores de busca.

Quanto mais for conhecido (offline e online) para os seus potenciais clientes, mais provável é que o seu site apareça nos resultados de pesquisa para as palavras-chave (keywords) que as pessoas procuram.

Auditoria SEO

Há problemas que podem ser descobertos mesmo com uma simples auditoria SEO.

Conclusão SEO

Há muito mais para saber no SEO mas é importante saber escolher a pessoa certa para isso. Requer conhecimento, investimento (tempo financeiro). Este é uma estratégia que pode levar vários meses.

Mas agora que sabe o básico sobre o SEO, encorajo-o a saber mais sobre este assunto. Só assim vai saber escolher a pessoa certa para criar uma estratégia e implementar as táticas para que precisa para ajudar a levar a sua empresa para o próximo nível.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.