Google não conta Instagram como tráfego social

O problema aqui é que o Google não considera o tráfego vindo do Instragram (ex.: cliques de links no seu perfil) como tráfego Social.

Isto significa que não irá encontrar Instagram nos seus relatórios de Analytics em Aquisição > Social > Descrição geral junto com o Facebook, Twitter e LinkedIn, por exemplo.

Se tem objetivos de conversão criados, o Valor Social de análise exclui as conversões Instagram, portanto não consegue ver o valor que o Instagram traz para o seu site, seja através de contribuição ou de objetivos de conversão de último clique.

A estatística abaixo pode ser acedida em Aquisição > Social > Descrição Geral.

Valor social no Google Analytics

Porque é que o Google não conta o Instagram como tráfego social?

Bem, provavelmente é porque o tráfego Instagram vem quase sempre dum dispositivo móvel, e acontece de tal forma que não passa um referrer (referenciador) duma app para a outra.

Sem referrer, o Analytics não consegue saber de onde veio o visitante. Este problema é conhecido como “dark social“. Basicamente isto significa que é tráfego (visitantes) que não consegue ser medido.

Se uma rede social tem tendência a gerar tráfego “dark social”, o Google provavelmente não se vai dar ao trabalho de o mostrar como estatística, já que os números seriam aproximadamente zero.

Poderia haver algum clique raro vindo dum perfil Instagram na web, mas os números seriam enganosamente baixos e iriam causar mais confusão do que utilidade.

Portanto, embora o falhanço do Google em mostrar tráfego social vindo do Instagram tenha uma explicação, é um bocado frustrante para quem analisa dados e para quem tem muitos seguidores Instagram.

A técnica simples da landing page do Instagram

O site Elle & Company Design arranjou uma forma de conseguir medir o tráfego Instagram.

Passos para medir tráfego Instagram:

  1. Crie uma landing page Instagram no seu site, e não coloque o link em mais lado nenhum na internet
  2. Adapte o conteúdo para visitantes Instagram, por exemplo, mostre artigos recentes e um formulário de subscrição de newsletter. Esta landing page deve ser mobile-friendly.
  3. Coloque o link desta landing page no seu perfil Instagram
  4. Visitas a esta página, vindas do Instagram, irão aparecer em Comportamento > Conteúdo do website > Páginas de Destino no Google Analytics

E já está.

Agora consegue saber quantas pessoas visitaram o seu website a partir do Instagram, assim como obter outros dados como a taxa de rejeição (bounce race) ou que páginas foram visitadas de seguida.

Por outro lado, existem algumas desvantagens neste método.

Primeiro, não sabemos a 100% que aquelas pessoas vieram do Instagram. O link da sua página pode vir a ser colocado acidentalmente em algum sítio na web, ou a ser indexado nos resultados de pesquisa dos motores de busca (se bem que dá para fazer um no-index a isto).

Segundo, é necessário ir a dois sítios diferentes no Google Analytics para encontrar estas estatísticas sociais: Comportamento > Conteúdo do website > Páginas de Destino para o Instagram, e Aquisição > Social > Descrição Geral para tudo o resto. Assim fica difícil comparar o tráfego Instagram com as outras redes sociais.

Há duas melhorias que se podem fazer neste método.

Melhoria 1: reduzir risco de tráfego que não venha do Instagram para a sua landing page

Queremos que o tráfego que venha da conta do Instagram que seja contado como tráfego do Instagram.

Uma maneira de fazer isto é que a landing page não seja indexada pelos motores de busca.

Se o seu site está criado em WordPress, pode usar o plugin Yoast SEO

Noindex metarobots

“Noindex” significa que os motores de busca não irão indexar esta página, não aparecendo nos motores de busca.

Se o seu site não estiver criado em WordPress, pode fazer isto ao atribuir uma etiqueta de noindex na secção <head> da sua página.:


<meta name="robots" content="noindex">

Isto vai reduzir a probabilidade de que o link desta landing page apareça nos resultados dos motores de busca.

Melhoria 2: fazer aparecer tráfego Instagram no relatório Analytics de redes sociais

Esta melhoria envolve usar parâmetros adicionais usando o construtor de URL para juntar os tais parâmetros a uma URL.

Basicamente estamos a criar uma URL personalizada para saber de onde vem o tráfego.

Crie uma URL com estes parâmetros:

  • Website URL = a sua página de destino
  • Campaign medium = social
  • Campaign source = instagram.com
  • Campaign name = perfil_instagram

URL personalizada parâmetros URL

A sua URL irá ficar algo do género:


http://exemplo.com/instagram/?utm_source=instagram.com&utm_medium=social&utm_campaign=perfil_instagram

De seguida, temos de fazer um redirecionamento 301.

Se estiver a usar WordPress, use o plugin Redirection do WordPress para criar um redirecionamento 301 Permanente para que alguém que venha ter à sua landing page seja redirecionado para aquela URL personalizada.

Redirecionamento 301

Ou seja, em vez de ir para http://www.exemplo.com/instagram (a landing page que criámos), o utilizador vai para http://exemplo.com/instagram/?utm_source=instagram.com&utm_medium=social&utm_campaign=perfil_instagram.

Se não estiver a usar o WordPress, pode criar um redirect 301 através do .htaccess ou qualquer outro método que o seu servidor suporte.

Para fazer um redirecionamento de uma página pelo .htaccess:
Redirect 301 /pagina-antiga.html http://www.mydomain.com/pagina-nova.html

No nosso caso específico, eis como ficaria:


Redirect 301 /instagram/ http://exemplo.com/instagram/?utm_source=instagram.com&utm_medium=social&utm_campaign=perfil_instagram

Grave esse código como um ficheiro .htaccess e coloque-o na diretoria onde está a sua landing page (exemplo.com/instagram).

Pode ainda fazer um mod_rewrite para apenas fazer o redirecionamento se não houver referrer.


RewriteEngine on
RewriteCond %{HTTP_REFERER} ^$
Redirect 301 /instagram/ http://exemplo.com/instagram/?utm_source=instagram.com&utm_medium=social&utm_campaign=perfil_instagram

Isto significa que se o referrer for vazio (^$), há um redirecionamento da landing page em exemplo.com/instagram/ para exemplo.com/instagram/?utm_source=instagram.com&utm_medium=social&utm_campaign=perfil_instagram

Assim, se a sua landing page for “linkada” acidentalmente em algum sítio na web, isto evita que os cliques vindos desse sítio sejam considerados como vindos do Instagram.

Por exemplo, se alguém colocasse o seu link exemplo.com/instagram num artigo de blogue, o referrer apareceria no Analytics como blogue-de-alguem/artigo-de-blog, e não iria redirecionar para a URL com os parâmetros personalizados que criámos.

A razão pela qual queremos que redirecione para a URL com os parâmetros personalizados se o referrer for vazio (blank) é porque o Google conta como “vazio” o tráfego do Instagram.

Quando o referrer vem como vazio, sabemos que virá do Instagram, a menos que o link seja colocado num email, aí também é considerado como vazio. Este método não é perfeito, mas anda lá perto.

Portanto, daqui para a frente quando for ao seu Google Analytics, irá encontrar o Instagram junto do Facebook, LinkedIn e outras redes sociais em Aquisição > Social > Descrição geral.

Nota do autor

Será mesmo necessário criar uma página de destino específica para o Instagram? Bastava criar uma URL (encurtada via bit.ly) com os parâmetros personalizados e colocar no perfil do Instagram. Pronto.

Sim, podia-se fazer só isso.

No entanto, vale a pena ter uma landing page Instagram, pois podemos criar conteúdo específico para visitantes vindos do Instagram e criar a página de forma a ser super mobile friendly porque sabemos que todos eles vêm do mobile.

TL;DR

Instagram não aparece em Aquisição > Social > Referências da rede porque ele não passa referrer. Ao implementar o método neste artigo todo o tráfego social aparece em apenas um sítio (Aquisição > Social > Descrição geral), podendo também ver outros dados como contribuição de conversões, que não existem em outros sítios, como por exemplo em Aquisição > Social > Referências da Rede.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment