Logotipo pinterest redondo e brilhante

Confiança e lealdade

Os seus clientes confiam em si? Sabia que o sucesso de um projeto ou duma marca é a capacidade de poder criar relacionamentos leais e de confiança com os seus clientes e utilizadores? Com o Pinterest é possível envolver os consumidores ao criarmos conexões duradouras e criarmos valor para o cliente. Eis como poderá fazer isto.

Conte a sua história

Cada empresa tem uma história para contar, uma personalidade muito própria da vivência da marca. Quando você revela a sua história, e ela for única, está a colocar credibilidade em si próprio(a) e ajudar a fazer uma ligação pessoal com os seus seguidores Pinterest.

Faça uma retrospetiva da história da empresa e partilhe-a com a sua audiência para:

  • Mostrar que o seu negócio tem uma história por trás e que não é um novato no mercado, aumentando assim a sua credibilidade
  • Mostrar como os seus produtos e serviços são inovadores e não estão presos no passado, e que você acompanha os tempos
  • Mostrar ou transmitir a sensação de crescimento da empresa e estabilidade da mesma, assim como a sua evolução e a adição de novos produtos ou eventos.

Mesmo que o seu projeto ou a sua empresa não tenha um historial longo, há coisas que poderá fazer ou mostrar, nomeadamente: as revisões do seu logótipo; evoluções do seu website ao longo do tempo; diferentes produtos e suas embalagens ou mudanças de catálogo; ou mesmo imagens do CEO/Presidente ou gestor quando era mais novo(a).

Não é necessário mostrar apenas o passado e coisas que aconteceram, poderá mostrar situações ou imagens atuais daquilo que se passa nos seus escritórios ou lojas e colocá-las no Pinterest. Ao fazer isto irá estar a dar uma amostra dos bastidores e ajudar a mostrar a sua empresa como amigável e divertida. Para tal poderá mostrar imagens de festas no escritório; encontros de pessoal; fotos de “apanhados”; e fotos de animais de estimação.

Outra forma de contar a sua história é partilhar causas em que acredita. Muita gente gosta de fazer negócio com empresas com as quais se consigam relacionar e que contribuam para a comunidade. Por exemplo, você poderia mostrar as organizações não-lucrativas, se é que algumas, com as quais está em parceria ou as quais ajuda.

Ao partilhar a sua história, lembre-se que a sua empresa, a sua marca é mais do que apenas um logótipo. Muitas empresas no Pinterest têm um logotipo nas suas imagens de perfil, mas para criar uma conexão pessoal com o utilizador, faça um pin duma foto ou vídeo de si mesmo(a). Por exemplo, há empresas que criam boards dedicadas ao pessoal do marketing, que mostra o factor humano por trás da empresa ao mesmo tempo que mostra um pouco dos bastidores. Poderá, numa destas boards, ter cada um desses elementos do marketing ou gestores a apresentarem-se a eles próprios e a explicarem o que é que o seguidor poderá esperar ao navegar pela conta Pinterest da empresa da qual eles fazem parte. Os seguidores têm assim uma ideia de quem é que está por trás da conta Pinterest da empresa. Em vez de os utilizadores deixarem comentários dirigidos a uma empresa grande, eles podem comunicar com as pessoas que estão a representar a empresa. Um pequeno vídeo deste género poderá fazer toda a diferença em tornar a sua empresa parecer mais simpática e “abordável”.

Estime os seus seguidores leais

As pessoas gostam de se sentir valorizadas e que a sua opinião seja sentida. Use o Pinterest para reconhecer e louvar os seus clientes e seguidores. Por exemplo, poderá ter uma board dedicada ao público, onde uma vez por semana, irá dar destaque a um cliente ou utilizador dos seus serviços. Os convidados a quem é feita esta honra estão mais propensos de se tornarem leais seguidores da sua conta e partilhar as boas notícias com os amigos deles.

Seja útil para as pessoas

Apresente conteúdo que seja informativo e que dê algum tipo de valor para as pessoas que possam estar interessadas em si. Mostre os seus produtos e serviços, mas tenha também pins que tenham links para outros websites ou blogs de inspiração ou de conteúdo informativo. Faça da sua conta Pinterest um sítio onde os seus seguidores poderão obter informação ou ajuda útil, para dar a imagem de que não quer apenas vender, mas também ajudar.

Re-veja antes de partilhar

Fazer repinning é encorajado ao usar o Pinterest enquanto rede social. Quando você faz o repin de algo, faça-o a pensar que isso poderá dar valor para os seus seguidores no Pinterest, e clique no pin para verificar que vai de facto para a fonte do mesmo. Isto porque os links anexados nos pins podem mudar ou estar indisponíveis, portanto antes de fazer repinning na sua conta, verifique a origem da fonte ao clicar nela e apenas faça repin da mesma se for para a fonte original da imagem. Fazer pinning de imagens com links inválidos apresenta pouco ou nenhum valor para o utilizador.

Conclusão

O Pinterest é uma boa rede social que ajuda a criar ligações, confiança e lealdade duma forma muito visual. Use as dicas neste artigo para usar esta plataforma social para criar confiança e lealdade no seu público-alvo.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.