O que é o Foursquare?

Foursquare é uma rede social para aparelhos móveis. Os utilizadores fazem “check in” nos sítios usando um website móvel, mensagem de texto ou um aplicativo ao selecionar de uma lisa de sítios que a aplicação encontra a nível local. Esta localização é feita através do próprio hardware do aparelho ou localização da rede fornececida pelo aplicativo. Cada check-in feito recompensa o utilizador com pontos e emblemas/troféus (do género do jogos de vídeo).

Introdução ao Foursquare

Quando pensamos em redes sociais e negócios, a primeira coisa que pode vir à mente ser o Facebook, no qual nós somos especialistas. Ainda assim, o Foursquare como aplicativo e rede social é muito passado ao lado pelas empresas, especilamente em Portuigal. É óbvio que não tem o mesmo número de aderentes que tem o Facebook ou o Twitter, mas o público do Foursquare é muito dedicado e já fez mais de 3 biliões de check-ins (finais de 2012).

Quer esteja ou não no mundo do retalho, qualquer negócio pode usar o Foursquare e começar a fazer uso dele até é fácil, basta seguir este artigo.

Porquê o Foursquare?

O Foursquare tem vindo a crescer de forma estável nos últimos anos, e apresenta algumas vantagens para empresas e marcas. Já tem mais de 25 milhões de utilizadores mundialmente e 31% de utilizadores móveis ativos que são ativos nas redes sociais e usando o Foursquare. A comunidade é ativa, participativa e dedicada.

A maior vantagem do Foursquare são os seus utilizadores, e o grande poder que é a recomendação pessoal e a partilha nas diferentes redes sociais. Ao saber e ver que os seus amigos estão a ir a sítios e a frequentá-los regularmente, eles também estarão mais propensos a visitá-los se a recomendação for positiva. O Foursquare não tem a mesma atenção que o Facebook ou o Twitter, mas isto até se pode apresentar como uma vantagem no sentido de ser uma oportunidade de desenvolver lealdade do cliente através de ofertas ou descontos. Enquanto que é verdade que o Facebook desenvolveu uma nova função local para o seu aplicativo, talvez a tentar imitar as capacidades do Foursquare, este ainda é o rei e senhor do check-in e dos sítios locais.

Com mais de 40 milhões de sítios e um milhão de negócios nos quais os utilizadores podem fazer o check-in, aqui um grande potencial para pôr o Foursquare a trabalhar para si.

mapa com estatísticas do foursquare

Começar

A primeira coisa que uma empresa deve fazer é reivindicar um local como sendo o seu, e informar o Foursquare que você é o dono oficial de aquele espaço específico. Ao reinvindicar esse espaço, a sua empresa aparecerá no mapa.

Há duas formas de adicionar o seu negócio no Foursquare. A primeira é visitar o website do Foursquare e aceder ao motor de busca interno deles. Coloque o nome do seu negócio, e se aparecer, basta clicar “Reivindicar aqui” no link que irá aparecer para reclamar como sua propriedade.

Em alternativa, você também pode fazer isto através do aplicativo, se o local não tiver um dono, ou pode telefonar ou enviar um email para a Foursquare para verificar a sua localização.

Se não conseguir encontrar a sua empresa numa pesquisa do Foursquare, terá então de o adicionar manualmente. Depois de fazer o login, vá para a seção “Adicionar lugar“. Aqui poderá preencher o nome, morada, local, contactos, e categoria na qual a sua empresa se enquadra. Preencha com o máximo possível de informação que achar relevante para que as pessoas o possam facilmente encontrar se estiverem na zona.

adicionar lugar no foursquare

Crie uma página Foursquare

O Foursquare também lhe permite ter uma presença na web que lhe deixa gerir todos os seus locais a partir dum único sítio. Os utilizadores podem escolher seguir páginas, o que quer dizer que as atualizações deles vão aparecer na seção dos “Amigos”. Isto é conveniente para as empresas que têm vários locais de atuação e que querem informar os utilizadores de promoções que possam ter em vários locais.

Cada página web no Foursquare permite ter uma banner com tamanho de 860 x 130 pixeis, que será colocado no topo da página. Juntamente com a sua foto de perfil, você poderá colocar links para o seu website e outros perfis de redes sociais com uma descrição apropriada.

Página Foursquare da CNN

Página Foursquare da CNN

Assim como mostrar diferentes locais nos quais o seu negócio possa estar, um administrador de página pode deixar dicas nas suas localizações e noutros lugares. Isto dá-lhe a si a capacidade de deixar mensagens para os seus seguidores a informá-los de certas promoções, descontos ou ofertas de check-ins. Estas atualizações podem ser filtradas para que elas possam ser apenas partilhadas em locais específicos ou para todos os locais onde o seu negócio se encontra. Isto permite-lhe criar atualizações locais, e torná-las mais relevantes para seguidores específicos.

Todas as atualizações podem ter imagens adicionadas assim como serem partilhadas noutras redes sociais como o Facebook ou o Twitter para ter o máximo de exposição. Estas atualizações vão aparecer na feed de notícias de cada utilizador, mas apenas pode ser acedido no computador de secretária. Na altura da escrita deste artigo (fins de 2012, princípios de 2013), ainda não há forma de colocar atualizações por via do aplicativo.

Convém notar que nem todas as páginas Foursquare têm localizações físicas, o que significa que empresas ou instituições podem comunicar com os seus seguidores sem reivindicar um espaço próprio.

Fazer ofertas

Uma das maiores vantagens do Foursquare é fazer ofertas e descontos ou promoções, dando assim aos utilizadores uma razão para visitar o seu negócio e pode ajudá-lo a trazer novos clientes e seguidores. O tipo de oferta que você quer fazer depende no tipo de empresa que tem e o segmento de mercado e a indústria onde está, mas as técnicas mais populares costuma ser oferecer, no lugar principal do seu negócio, um desconto, recompensando as pessoas pelo seu primeiro check-in, uma oferta quando eles fazem check-in com os amigos, e uma oferta se fizer um check-in no mesmo lugar várias vezes. Você pode ter mais do que uma oferta ao mesmo tempo, o que lhe permite recompensar tanto a clientela nova como a habitual.

Ofertas diferentes funcionam de forma diferente para diferentes negócios, portanto você deve testar ofertas diferentes para poder saber qual funciona melhor para o seu negócio. Se não tiver a certeza, vale a pena testar duas ofertas diferentes, uma contra a outra, para ver qual delas tem o maior retorno. Através deste tipo de testes e promoções por via de atualizações locais e outros canais de redes sociais, você está assim a espalhar a palavra.

Telefone com aplicativo Foursquare

Acrescentar dicas e listas

Outro fator que contribui para o sucesso do Foursquare é a possibilidade de ter dicas em locais específicos. Dicas permitem aos utilizadores saber mais sobre um lugar, tanto para o poder recomendar como para ter informação relevante à mão que eles tenham de saber quando frequentarem esse lugar.

As dicas não estão apenas limitados a utilizadores, já que as empresas podem escrever as suas próprias versões para se certificarem que os utilizadores sabem tudo aquilo que eles têm para oferecer assim como também dá à empresa uma certa personalidade e valor acrescentado.

O que deve fazer é tornar-se uma autoridade na sua indústria ao dar dicas sobre outros locais que estejam perto. Por exemplo, se você for uma pastelaria, você pode recomendar um parque que esteja perto como um bom sítio para aproveitar o seu bolinho ou sumo. Pense no que é que a sua empresa tem para oferecer para clientes novos e habituais. Ao recomendar outros sítios, ao ser genuíno e dar valor aos utilizadores, os outros negócios poderão vir a deixar dicas sobre si também.

Depois de ter uma boa série de dicas, o próximo passo é transformá-las em listas para que os seus fãs possam seguir e contribuir. As listas estão normalmente focadas em sítios específicos ou determinados tópicos e podem ser muito úteis quando você está a tentar ganhar perceção para a sua marca e para o seu negócio.

Uma lista que se torne popular (por ser útil para os utilizadores) vai-lhe dar mais exposição precisar que os utilizadores o sigam, portanto dê uma olhada nas dicas de outros negócios e comece a juntar listas diferentes. Normalmente, é melhor concentrar-se na sua zona, especialmente se viver numa cidade grande. Mas com isto não quer dizer que não se possa criar uma lista para a cidade no geral, o que pode vir a ser útil para turistas e visitantes de fora.

Troféus Foursquare

O Foursquare dá aos utilizadores emblemas ou troféus quando eles fazem check-in em vários lugares. O Foursquare incorpora os seus próprios emblemas, tais como o emblema do aventureiro e do presidente de cãmara, mas as empresas e as marcas podem tentar solicitar os seus próprios emblemas.

Existe muita procura para emblemas personalizados, e o Foursquare é muito seletivo no tipo de emblemas que aprova ou permite. E há outra coisa, custa $25,000 (vinte e cinco mil dólares americanos) por mês, durante 3 meses, como compromisso mínimo para ter os seus próprios emblemas, tornando esta aventura um bocadinho cara. É necessário preencher um formulário através da página empresarial do Foursquare e esperar por uma resposta deles.

Emblemas Foursquare

Emblemas Foursquare

Para submeter uma aplicação para um emblema personalizado, é necessário ir à página do Foursquare Partner Badge Inquiry e selecionar “Partner Badge” por debaixo de “badge type”. Escreva o seu primeiro e último nome e o seu email empresarial. No campo em baixo escreva uma ideia sucinta para o seu emblema no espaço em baixo. Deve ser vem escrito para chamar a atenção da equipa do Foursquare. A ideia deve ser fácil de comunicar e ir ao encontro daquilo que o Foursquare pensa que é útil no emblema personalizado. Seja sucinto e explique como acha que o emblema irá encorajar um comportamento positivo e ao crescimento de maior atividades dos utilizadores.

O Foursquare está mais propenso a aprovar emblemas que possam dar oportunidades a nível nacional e que são claros e práticos em relação ao que os utilizadores têm de fazer de forma a receber o emblema.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment