No que toca ao posicionamento duma marca e alcançar novos consumidores, empresas de todos os tamanhos e sectores só têm é a beneficiar duma forte presença online através do vídeo.

O Youtube, com 1 bilião de visitantes únicos mensalmente, é o sítio que ninguém pode ignorar. Para mais, o youtube é o segundo motor de busca mais usado (atrás apenas do Google) e apresenta a quem mantém o canal otimizado e bem pensado uma oportunidade sem paralelo de alcançar novos clientes.

Tal como é o caso dos websites empresariais, um canal no youtube tem de ser apelativo para o utilizador, fácil de navegar e de pesquisar. Isto só é conseguido ao organizar tanto o interface do canal como o conteúdo lá colocado.

Apesar de organizar o seu canal youtube não ter uma fórmula específica para seguir, existem algumas linhas de orientação a cumprir para tirar maior partido do seu canal youtube.

SEO para o seu canal e conteúdo

Para maximizar o potencial do seu canal Youtube como uma ferramenta de marketing, é importante que use técnicas de SEO como criaria conteúdo em texto para websites. Conteúdo em vídeo ainda não é capaz de influencar a pesquisa do Youtube e a relevância do algoritmo, portanto precisa de ajuda nos vários elementos de texto dentro das páginas dos canais e vídeo do Youtube.

Identificar boas escolhas de palavras chave envolve encontrar palavras que se liguem à sua marca e o conteúdo dos seus vídeos para os quais os utilizadores do Youtube estão mais propensos de pesquisar.

Boa pesquisa de palavras chave para vídeos youtube é tão importante quanto pesquisa de palavras chave para websites. Ao estudar termos populares, pode assim adaptar os seus vídeos às necessidades do consumidor.

Boa pesquisa de palavras chave para vídeos youtube é tão importante quanto pesquisa de palavras chave para websites.

A ferramenta de palavras chave do youtube é o melhor recurso gratuito que tem disponível e pode ajudá-lo(a) a encontrar frases que são normalmente pesquisadas no Youtube e que lhe podem dar novas ideias de palavras-chave.

Estratégia de palavras-chave no vídeo

Encontrar um grupo de palavras chave para usar no seu conteúdo de vídeo é uma técnica de organização que faz sentido, já que garante que todos os seus vídeos que são relevante para um determinado termo será encontrado pelo Youtube.

As três principais áreas onde usar palavras-chave são no título, descrição e etiquetas dos vídeos. O título do seu vídeo é o mais importante já que é exibido tanto no algoritmo no youtube como para os utilizadores. Usar uma ou duas palavras chave no título ajuda-o a agrupar vídeos em temas parecidos. Depois do título, escreva uma descrição relevante com a sua palavra chave (ou duas ou três) para o benefício do algoritmo e dos utilizadores. No campo das etiquetas, escolha palavras/termos para aumentar a pesquisabilidade dos seus vídeos e que resulte num termo de pesquisa que encontre vários vídeos do seu canal.

As três principais áreas onde usar palavras-chave são no título, descrição e etiquetas dos vídeos.

Crie grupos de conteúdo e listas reprodução

Canais bem organizados têm listas de reprodução (playlists). Estas listas são vídeos em temas semelhantes que são agrupados, assim como as suas palavras chave. Uma lista de reprodução com um título que contenha a sua palavra chave mostra ao Youtube a informação contida na lista de vídeos da mesma forma que os títulos e descrições dos vídeos dão informação sobre esse vídeo.

Vídeos relacionados podem ser ligados (linkados) por palavras chave nos seus títulos, descrições e etiquetas. Organizar este material numa lista de reprodução melhora a pesquisa e alicia o utilizador a navegar para os seus outros vídeos facilmente. Comece a pensar em ordenar os vídeos em listas de reprodução quando tiver cerca de 15 vídeos no seu canal (mais coisa menos coisa).

Ordene bem as coisas

Pode ser tentador querer mostrar os seus vídeos mais populares no topo da página, mas não faça isso, porque não só estará a atrair atenção para vídeos menos populares no seu canal, mas estará a prejudicar as suas hipóteses de vídeos menos conhecidos que poderiam aparecer também e ter sucesso (ter mais visualizações).

O conteúdo deve ser organizado de acordo com o assunto e relevância ao invés do número de visitas que tem ou os comentários que atraiu.

Seja um utilizador ativo

Os canais melhor posicionados são aqueles que são regularmente atualizados com novo conteúdo e que têm um bom historial de partilha, gostos e comentários. Este tipo de coisas deve ser incentivado nos utilizadores, já que a autoridade do canal vem de como as pessoas interagiram com o conteúdo, assim como ele é tratado pelo algoritmo.

As interações são acompanhadas pela suite analítica do Youtube ou outras ferramentas do género, como o Simply Measured ou mesmo o Hootsuite. Se descobrir algum métrico que está a influenciar positivamente o seu canal a nível de interação do utilizador, faça os possívels para replicar isso para os seus próximos conteúdos.

Entretenimento e conteúdo de vendas

Se o seu canal de vídeo tem todos os seus vídeos, incluindo conteúdo destinado aos consumidores e para o B2B. Mantenha diferentes temas separados uns dos outros. Conteúdo corporativo pode atrair à mesma o mercado B2B, porque as empresas são constituídas por pessoas, não robots. As listas de reprodução são uma boa forma de fazer isto, ou espalhar videos por dois ou mais canais, dependendo do conteúdo e do público-alvo.

Qualquer empresa pode criar uma campanha de vídeo Youtube, mas perceber a importância de criar e otimizar o seu canal youtube e o conteúdo que lá assenta, é algo que é por vezes sub-valorizado. Isto pode colocá-lo acima dos seus concorrentes, portanto talvez valha a pena investir algum tempo em tratar disto corretamente.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 5167

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment