O seu website é o centro da sua presença na internet, e é atualmente um requisito neste mundo cada vez mais digital.
No entanto, isso é apenas uma peça do puzzle. Não vai ter resultados a menos que saiba otimizar e integrar uma presença digital integral (como o pão, mas sem a côdea).
Eis as peças todas que precisa para criar um puzzle que lhe permite ter uma presença online – eficaz – na internet.
Website: máquina de marketing
Precisa dum website, primeiro que tudo. Mas não qualquer website, tem de ser uma máquina de marketing preparada para fazer algumas coisas.
E essas coisas que o seu website tem de fazer são específicas para a sua atividade.
O seu website deve passar de uma brochura online (que é o que a maioria dos websites Portugueses ainda são) para uma plataforma que capta leads “à grande e à Francesa”.
Um website deste género deve:
- Ser encontrado
- Ser de confiança
- Educar
- Informar
- “Namorar”
- Converter
Consegue ver como isto é importante? Criar um website é uma coisa, mas criar um website que realmente capta visitantes e transforma-as em leads é outra.
Ao desenvolver o seu website, tenha também em conta estes fatores.
>> On-page SEO – para aumentar o seu posicionamento nos resultados dos motores de busca para que possa ser encontrado online.
>> Uma solução para o problema – assegure aos seus visitantes que tem uma resposta às questões e dores deles.
>> Uma boa experiência ao utilizador – torne fácil aos seus visitantes encontrarem o que estão à procura.
>> Conteúdo de valor – bom conteúdo que seja útil e relevante para os seus visitantes e subscritores.
>> Call to action (apelos à ação) para levar os seus visitantes para o próximo passo no funil, ou seja, a ação que quer que eles façam (compra, registo, etc.).
>> Otimizado para mobile – o Google está a penalizar sites que não estejam otimizados para dispositivos móveis.
>> Confiança – testemunhos e símbolos ou certificações asseguram o visitante e geram prova social.
>> Personalidade – não seja demasiado formal, seja mais humano para criar um laço emocional entre você e a sua audiência.
Conteúdo útil
Para captar a atenção da sua audiência, precisa de lhes dar valor.
Agregar valor às pessoas pode vir na forma de criar conteúdo que seja educacional, informativo e vá ao encontro dos problemas que eles estão a passar.
Tem de haver uma estratégia ou um objetivo por trás de cada conteúdo que produz. Precisa de saber:
- Para quem é o conteúdo
- Porquê está a criá-lo
- O que irá dizer
- Onde irá ser colocado
- Como irá ser promovido
- Como irá medir o sucesso deste conteúdo
Pode criar um calendário editorial para assumir o compromisso de criar conteúdo (é como ir ao ginásio) e ter um documento, impresso ou digital, em que sabe o tipo de conteúdo que tem de criar, e em que dias.
Redes sociais
Em qualquer plataforma de redes sociais, dê valor para a sua audiência (estou-me a repetir, eu sei, mas isto é importante).
Tirar partido das redes sociais requer um entendimento da “cultura” por trás de cada plataforma.
Uma boa forma de pensar nas redes sociais é vê-las como estradas. São estradas que podem ser usadas para “transportar” conteúdo, criar uma ligação com as pessoas e uma comunidade.
Quando bem feito, estas estradas irão aumentar a sua captação de leads e aumentar as conversões.
Networking online
Conhecer as pessoas certas pode fazer abrir muitas portas. Por isso, networking online é também importante se quiser ter uma boa presença digital.
Você quer criar e manter relacionamentos de longa duração e de confiança com as pessoas, porque quanto mais as pessoas confiarem em si, mais provável é que comprem de si.
Ao ligar-se a outros no mundo online e dar-lhes valor, irá aumentar as hipóteses que o seu conteúdo seja partilhado, e desta forma, aumentar também o número de pessoas que aterram no seu site e se convertem em clientes.
Email Marketing
Nos últimos anos tem havido uma tendência para falar sobre o email como se fosse um canal que estivesse a ficar para trás.
Estou aqui para lhe dizer que o email marketing está bem e recomenda-se. É um dos meus métodos de “ataque” de marketing favoritos, e pode ser um bom complemento para usar em conjunção com as redes sociais.
O email marketing é uma ótima ferramenta para ganhar credibilidade, gerar confiança, obter feedback dos subscritores, educar o consumidor, vender os seus produtos e serviços e aumentar a perceção de marca para além do seu website.
Search Engine Optimization
Search engine optimization (SEO), ou em Português, otimização dos motores de busca, é um dos meios que não podem ser ignorados.
Ninguém pode ignorar o Google. Se o seu website não está bem posicionado nos resultados de pesquisa, está a perder oportunidades de negócio porque os seus potenciais clientes podem nem saber que você existe.
O SEO pode ser complexo e levar bastante tempo, mas não tem de ser difícil se você focar-se em:
- Criar conteúdo educacional rico em palavras-chave
- Otimizar os elementos on-page no site
- Obter links de forma natural doutros sites
Sem estes componentes acima, a sua presença online está incompleta. Todos eles trabalham em sintonia para colocar o seu negócio à frente das pessoas certas, na altura certa, portanto toda a peça do puzzle é importante.
Mas isto não é um buffet à la carte. Não interessa pegar “aqui e ali” e experimentar uma outra tática se não as souber integrar, porque elas precisam de se apoiar uma na outra.
- Os seus esforços nas redes sociais devem ir ao encontro de crescer a sua lista de emails e criação de links para o seu site.
- O seu conteúdo deve ser criado como forma de captar leads e tornar a sua publicidade mais eficaz (com retargeting).
- É também o – bom – conteúdo que lhe vai permitir ter sucesso no SEO.
Está atualmente a implementar estas táticas no seu negócio? Há alguma área em que tem maior dificuldade?