8 formas de ter mais tráfego no blog

Não pode estar sempre a apoiar-se nas redes sociais para levar tráfego para o seu site. Elas existem como um complemento para uma estratégia de marketing, mas colocar os ovos todos na mesma cesta pode ser perigoso.

Diversifique a criação e promoção do seu conteúdo. Por exemplo, dedique mais do seu tempo a criar conteúdo no blog do seu website para que possa crescer de forma orgânica – sem precisar de se apoiar nas redes sociais para “empurrar” o seu conteúdo.

Eis algumas ideias para mostrar ao Google que você está aqui a longo prazo.

Crie imagens porreiras

“Uma imagem vale mais que 1000 palavras.”

As pessoas lembram-se de 80% daquilo que veem e 20% daquilo que leem.

Memoria peixe aquario

Para ter mais tráfego orgânico, crie imagens apelativas que incentivam à partilha e melhoram a perceção da sua marca. Ligue o conteúdo e a mensagem com a sua marca e indústria.

Pode por exemplo criar um infográfico (dá trabalho e requer investimento mas compensa). Vá ver dados e estatísticas na web, faça uma compilação e crie uma imagem em formato de infográfico para ser fácil de consumir a informação visualmente. Um infográfico de exemplo seria “Como Pagar Menos na Decoração da Sua Casa”, e vai buscar ideias, estatísticas ou orçamentos/imagens de produtos para colocar no infográfico.

Após criar o seu conteúdo visual, promova-o. Deve investir cerca de 20% a criar conteúdo, e 80% a promovê-lo, portanto, se investiu muito tempo a criá-lo, então invista ainda mais a promovê-lo – mas não “empurre” nem faça spam, agregue valor.

Pode mencionar que criou uma imagem (não tem de ser um infográfico) ou algum tipo de conteúdo num comentário numa rede social, apenas se for apropriado ao que estiver a ser discutido.

Lembre-se das palavras-chave

Use Planeador de Palavras-Chave do Google para encontrar as 10 palavras mais pesquisadas na sua indústria.

Escreva pelo menos (por favor, pelo menos) um artigo no seu blog focado em apenas uma palavra chave. E vá repetindo para outras palavras-chave noutros artigos.

Lupa com palavra

O artigo ao ser criado deve incluir essa palavra chave algumas vezes (não abuse) de forma natural.

Crie um segundo conjunto de palavras-chave, menos importantes que as tais 10 mais pesquisadas na sua indústria, mas que sejam mais fáceis de ser posicionadas. Vai usar estas em futuros artigos da mesma forma como as outras mais importantes, escrevendo pelo menos um artigo por mês.

Lembre-se de promover os seus artigos, não é só criá-los e esperar que as pessoas cheguem ao seu site magicamente.

E das palavras de “longa cauda”

A maioria dos marketers esquece-se que as pessoas raramente pesquisam por palavras como “seguro” ou “dentista.” Em vez disso, eles pesquisam por um conjunto de palavras em forma de pergunta ou resposta à sua solução.

Dinossauro em gráfico

Palavras de “cauda longa” são expressões com 3 ou mais palavras.

Em vez de “dentista” poderá ser “quero um bom dentista” ou um “dentista de aparelho dentes”. Isto é uma palavra de cauda longa.

Use o Keyword.io, coloque a sua palavra-chave irá obter de volta sugestões à volta dessa palavra.

Procure pelas palavras aquelas que fizerem mais sentido para a sua atividade específica, e que se enquadrem dentro daquilo que uma pessoa iria pesquisar.

Por exemplo, eu não iria querer “dentista barato bom”. Isto é uma palavra com três termos mas que não aconselho, porque sugiro aos meus clientes dentistas que valorizem o seu tempo.

Extraia as palavras que sejam melhores e coloque-as no seu “calendário editorial”, que é um termo giro que basicamente significa um calendário dos artigos que vai publicar ao longo do ano.

Keywordtool io

Escreva de forma natural

Não utilize uma palavra-chave a torto e a direito no seu artigo. Escreve algo de valor, que ajude as pessoas, e que “por acaso” inclui uma ou outra palavra-chave no conteúdo.

O truque é que escreva de forma fluida e natural, em que faça sentido colocar a palavra no artigo.

Se estivesse a escrever um artigo de como encontrar a melhor clínica dentária poderia mencionar que “é importante saber escolher um bom dentista porque quando os dentes doem é bom ter alguém de confiança”.

Nessa frase estão algumas palavras-chave (ou conjuntos) potenciais que parecem naturais e que seriam algo que uma pessoa iria pesquisar nos motores de busca. Porque é escrito de maneira mais informal.

Escrever carta

Use as suas palavras-chave nestes sítios (se fizer sentido):

  • No título (o mais perto possível do começo da frase)
  • Primeiro parágrafo
  • 2 a 3 vezes no corpo do texto
  • Último parágrafo
  • Cabeçalhos H1 ou H2

Artigos como convidado

Também chamados de guest posts, pode escrever artigos como convidado noutro site ou blog, porque é uma boa forma de dar e receber valor: você dá valor ao público do blog para quem está a escrever, e as pessoas desse blog têm conhecimento seu e da sua marca que de outra forma não teriam.

Procure por blogs de boa qualidade na sua indústria, que tenham autoridade e sejam relevantes, ou que se possam relacionar de alguma maneira com a sua atividade. Por exemplo, se é uma clínica de transplante capilar, um site sobre saúde geral aplica-se bem.

Rapariga portátil com lâmpada

Faça uma compilação de 10 a 20 websites deste género e aborde-os em como gostaria de escrever um artigo para o blog deles.

O seu email (ou outro contacto) deve ser curto e sucinto, oferendo-se a escrever um artigo e dando-lhes a possibilidade de eles escreverem no seu blog também, se estiverem para aí inclinados.

E agora aqui a parte que interessa. Coloque um link de volta para o seu website no artigo do blog, porque é uma boa forma de ganhar autoridade e levar tráfego para o seu site.

Link internamente

Ligue as suas páginas ou artigos umas às outras quando relevante. Por exemplo quando criar um artigo sobre “como treinar o seu cachorro a passear do seu lado”, pode incluir alguns links para outros artigos relevantes, como algum artigo sobre treino de obediência que já tenha escrito, entre outros.

Ligar artigos relacionados a outros artigos permite ao Google perceber que você cobre uma série de ângulos e tópicos, tornando-o um expert.

3 setas num alvo

Pode fazer isto assim:

  • Ao ligar artigos com a “âncora de texto” no conteúdo (ex.: treino de obediência a sublinhado com o link).
  • Criar “Ler mais” links que levam o leitor para outro tipo de conteúdo
  • No final do artigo colocar “artigos relacionados” a esse artigo.

Cuidado com os maus links

À medida que o seu blog fica maior, começa a ser difícil de gerir quem republica o seu conteúdo e isto está a acontecer com sites de boa ou má qualidade.

Pode analisar o seu perfil de links através de ferramentas como o Moz ou Monitor Backlinks. Encontre links que estejam em sites de baixa autoridade, contacte-os e peça de forma gentil para removerem o seu link do site deles.

Pense nisto como sendo alguém de caráter duvidoso ali na esquina que o conhece e está a falar de si a todas as pessoas que passam. Você não quer isso.

Sim, este processo é manual, mas pode assim manter o seu perfil de backlinks limpo, que ajuda o seu site a gerar mais tráfego orgânico.

Virado de costas

Se o dono do website em questão não responder, use a ferramenta de Negar Links do Google que é uma forma de dizer “Hey Google não quero que olhes para estes links porque são maus e não me consigo livrar deles.”

Escreva mais artigos

Segundo um estudo pela HubSpot, escrever conteúdos frequentemente gera mais tráfego inbound orgânico, tanto para B2B como para B2C.

Não é escrever à maluca.

É escrever conteúdo que dá valor às pessoas, bem escrito e relevante. Isto significa escrevê-lo você ou ter alguém que possa escrever por si.

Estudo escrever artigos blog

Você já escreve no blog do seu website?

Artigos Relacionados:
Porque o seu negócio precisa de content marketing
4 Dicas para encontrar ideias de conteúdo
Crie um artigo de blog para o seu negócio: 4 táticas inteligentes
Crie conteúdo que “mexe” com o cliente
11 Dicas para tornar conteúdo viral
Content marketing: estatísticas que deve medir
3 ferramentas para analisar conteúdos da concorrência
Crie uma estratégia de conteúdo digital em 2016

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment