Não é fácil chamar a atenção das pessoas no meio de todo o barulho digital. As pessoas são bombardeadas por mensagens publicitárias diariamente, e como se não bastasse, têm uma série de meios de entretenimento e distração à escolha.

Para evitar ser ignorado, as empresas e os marketeers devem ser capazes de conceber mensagens que o seu público-alvo quer ver. Quando as pequenas e médias empresas comunicam com os seus clientes ao lhes dar informação útil, em vez de empurrar produtos e serviços, o cliente presta atenção.

Isto porque se dermos informação de valor às pessoas, elas confiam em nós, e não estamos a ser uma interrupção, mas sim um fornecedor de serviço que presta valor às pessoas.

E isto tem um nome interessante: chama-se content marketing, ou em Português, marketing de conteúdos.

O content marketing significa criar e distribuir conteúdo que tem valor e é relevante para as pessoas que constituem o seu público-alvo. O objetivo é fazer com que o conteúdo incentive o consumidor a querer transacionar consigo.

“Mas eu não sou um escritor” ou “não tenho tempo p’ra estas coisas”.

Tudo bem. Se quiser ficar para trás, basta não fazer nada. Mas se quer ganhar mais credibilidade aos olhos dos seus clientes e potenciais clientes, abrace o content marketing de corpo e alma e comece a criar conteúdos de valor.

Para ajudar, aqui estão cinco maneiras de como o marketing de conteúdos pode gerar resultados para as PMEs.

Aumenta a perceção da marca

A consistência é mais importante que a intensidade. É este o segredo duma estratégia de marketing de conteúdos. Isto requer que seja publicado conteúdo regularmente, de forma a criar oportunidades para que as pessoas se habituem ao nome da sua empresa.

As pessoas precisam de se familiarizar com a sua marca, e ao apresentar bom conteúdo, ficará top-of-mind na mente do seu público-alvo, aumentando as probabilidades de que eles venham a comprar algo de si e da sua empresa.

Posiciona-o(a) como expert

Se existirem 50 clínicas de estética na sua cidade mas só uma é que apresenta informação e conteúdos de valor que educam as pessoas sobre saúde e beleza, como resolver problemas de acne, celulite, ou outros, então essa empresa irá destacar-se das demais.

Ao fazer isto, essa clínica está a posicionar-se como expert no mercado, e assim os potenciais pacientes não precisam de se questionar e sentem-se menos inclinados a pesquisar por outras clínicas. Esta clínica está a ajudar as pessoas sem ser paga diretamente pelo conselho que está a dar, mas está a ganhar reputação e credibilidade.

Incentiva a pessoa à ação

Quando o consumidor precisa de gastar dinheiro ou usar o seu tempo para um serviço, é natural procrastinar. Mas quando o potencial cliente em respostas sucintas às questões dele, ou lê uma história ou estudo de caso que se assemelha ao caso dele, ele estará mais motivado para comprar ou agendar uma marcação.

Produzir conteúdo que guia o consumidor ao longo do fluxo de compra (perceção, avaliação e compra) resulta em mais vendas, e isso consegue ser “amornentado” com bom conteúdo.

Conteúdo que agrega valor gera mais vendas

Criar conteúdo fresco, e de qualidade em vários temas pode gerar oportunidades para trazer mais tráfego para o seu site, através da pesquisa, redes sociais, marketing tradicional, entre outros.

Isto pode resultar em mais contactos, mais pedidos, ou pessoas a entrar fisicamente no seu estabelecimento. Táticas de marketing como publicidade pay-per-click, banners de anúncios, relações públicas, redes sociais e otimização de motores de busca não funcionarão tão bem se não tiver bom conteúdo para promover através destas.

Estes canais de marketing precisam de ter algum propósito. Criar conteúdo relevante dá às pessoas uma razão para elas clicarem. Crie conteúdo em temas que interessem ao seu público-alvo e incentive as pessoas a visitarem de novo e a passarem mais tempo no seu website.

Isto porque ao consumir conteúdo e ler os seus artigos durante mais tempo no seu site, ajudará no seu posicionamento dos motores de busca, aumentando assim as hipóteses de que o seu negócio seja encontrado mais rapidamente do que os seus concorrentes.

Mantém o seu website fresco

A maioria dos consumidores vai à net para procurar informação que precisam para tomar decisões. Assim, um website será muitas vezes a 1.ª impressão que a pessoa terá do seu negócio. Um website estático e aborrecido é menos interessante e menos profissional do que um outro que tenha conteúdo atualizado e que seja mudado frequentemente.

Os consumidores indecisos que pesquisam várias opções e empresas podem ver o website da empresa e as suas contas nas redes sociais várias vezes antes de tomar uma decisão.

Quando eles voltarem, e virem que há conteúdos novos, percebem que existe movimento naquela empresa, e isto proporciona uma melhor experiência ao utilizador, mostrando também que aquele negócio se preocupa em dar valor às pessoas e manter-se atualizado no mercado.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment