Facebook ads: evitar fadiga visual

Os anúncios Facebook são usados pelas empresas e empreendedores que querem chegar ao seu público-alvo. É fácil criar uma conta, método de pagamento, e começar a criar anúncios.

O próprio Facebook tem uma extensa documentação para ajudar os anunciantes a gastar dinheiro nesta rede social, porque afinal de contas, é assim que o Facebook gera faturação.

Só que chega um ponto que as pessoas começam a ficar saturadas do mesmo tipo de anúncios que recebem.

Não fazer um “refresh” ao seu criativo (texto e imagem) do anúncio vai-lhe custar bastante a longo prazo, porque o Facebook penaliza anunciantes que apresentam ao utilizador o mesmo anúncio ao lhes cobrar por maior custo por clique.

Alvo facebook

Para manter os seus custos em anúncios Facebook aceitáveis, com boa taxa de cliques, deve fazer novos criativos, ou seja, novos textos e imagens, para ir rodando com a exibição dos seus anúncios.

O problema é que criar mais imagens e colocar nova copy (texto) implica um investimento de tempo e esforço, que nem todas as empresas têm.

[thrive_leads id=’17565′]

Mas estas 8 dicas vão ajudar a que os seus anúncios Facebook não saturem as pessoas, mantenham os custos baixos, e tenham maior desempenho.

Dica 1: Planear para vencer

Planeie primeiro os anúncios antes de lhes começar a criar texto e imagens.

Ou seja, crie 2 ou 3 versões do mesmo anúncio, em que cada versão tem texto e/ou imagens diferentes.

Mais vale planear a criação de variações do mesmo anúncio logo à partida, do que criar apenas um anúncio e depois ter de voltar para criar mais variações só porque viu que o seu desempenho é baixo.

Corra uma nova versão do seu anúncio pelo menos 1 semana, e depois varie com outras versões.

Ou então preste atenção à “Frequência” com que os seus anúncios são exibidos para a mesma pessoa. Se a Frequência for maior que 4, mude para outra versão de anúncio.

Pode ver esta estatística da Frequência no seu Gestor de Anúncios. Se ela não aparecer por pré-definição, clique em Colunas > Personalizar colunas, e depois selecione Frequência.

Personalizar colunas

Coluna Frequência

Versões anteriores dos seus anúncios podem ser usadas um mês ou dois depois, quando a fadiga visual desvaneceu, ou seja, quando as pessoas se esqueceram daquele anúncio ou não se importam de o ver de novo.

Dica 2: Delegue a criação de imagem/texto

O objetivo dum empreendedor não é querer fazer tudo. Planear e delegar é algo que o verdadeiro profissional faz para se poder concentrar noutras áreas onde seja mais forte.

Ao querer fazer tudo acaba por não fazer nada.

Delegue esta responsabilidade a alguém de acordo com um briefing do que pretende criar para o seu criativo (texto/imagens).

Se fizer anúncios de forma frequente, e fizer variações para cada anúncio, irá ter centenas ou milhares de anúncios ao final do ano, sem contar com os testes A/B que devia estar a fazer no Facebook para tirar partido da otimização do seu algoritmo.

Ao delegar a tática poderá concentrar-se na estratégia.

Jovem sentado á secretária

Dica 3: Namore primeiro, depois case

Para não saturar as pessoas com os seus anúncios, apresente-os primeiro à sua marca e agregue-lhes valor, não tente vender logo.

Pode começar por criar anúncios mais virados para o branding, ou seja, que educam os utilizadores sobre a sua marca.

Após estarem familiarizados consigo, pode então mostrar-lhes vantagens dos seus produtos e serviços e depois fazer-lhes uma proposta direta para comprarem.

Para aqueles que já estão familiarizados consigo, pode apresentar os seus anúncios de maneira que digam o mesmo sem parecer que o fazem. A oferta pode ser a mesma, mas o seu reenquadramento pode ser diferente.

Por exemplo, “promoção ridícula de 30% nos best sellers” ou “leve 3 pague 2” são praticamente o mesmo, porque ambos representam um desconto de -30%.

Com um bocadinho de criatividade, pode aplicar o mesmo para serviços de consultoria e outros do género.

Casal a beber vinho à mesa

Dica 4: Seja esperto(a) com as imagens

A imagem é normalmente o elemento que mais chama à atenção da pessoa e que ajudam à memória dos anúncios Facebook.

Não precisa de criar imagens completamente diferentes: por vezes pequenas mudanças são apenas aquilo que é necessário para ver um melhor desempenho nas métricas. Ainda assim recomendo também testar com imagens completamente diferentes da original, porque pode funcionar bem.

Algumas sugestões para as suas imagens:

  • Mude a cor de fundo
  • Mude a cor da imagem (ex. filtro). Cores mono tom por vezes funcionam melhor em relação a imagens muito coloridas.
  • Se é um produto, mostre a imagem de apenas o produto, e outra versão com o produto a ser usado por alguém.
  • Coloque uma sombra ou contorno nas bordas para se destacar.
  • Coloque (ou não coloque) o seu logótipo.
  • Vire a imagem horizontalmente (espelhada) por exemplo se há uma pessoa no seu anúncio, coloque-o a olhar para a direita em vez da esquerda.
  • Coloque texto sobre imagem (ex.: código promoção por cima, com ou sem transparência).
  • Experimente com um carrossel em vez de uma única imagem.

Browser anúncio Facebook

Dica 5: Seja esperto(a) com o texto

Também devemos mudar a copy do anúncio para que a mensagem a ser passada seja a mesma, mas apresentada de forma diferente.

Experimente isto com o texto:

  • Faça pergunta em vez de fazer afirmações, e vice versa.
  • Varie letras maiúsculas com minúsculas, e experimente só maiúsculas para algumas palavras.
  • Mencione (ou não mencione) a sua marca/empresa na copy.
  • Coloque ou remova preço do seu produto.
  • Varie o seu apelo à ação (ex.: Reserve já, Compre agora)

Browser anúncio Facebook letra T

[thrive_leads id=’17565′]

Dica 6: Rotação demográfica

A fadiga e saturação visual ocorre quando mostra o mesmo anúncio à mesma pessoa, repetidamente.

Além de variar o criativo do seu anúncio (texto e imagens), varie também o seu público-alvo, segmentando-o em pequenos grupos para quem irá mostrar os seus anúncios.

Esta pode ser uma rotação demográfica que poderá fazer ao longo do tempo, desde que estes pequenos grupos demográficos estejam a responder bem aos anúncios. Se não estiverem, experimente com outros anúncios ou elimine este grupo de pessoas.

Suponha que tem uma app que monitora o sono do seu bebé. A sua proposição de valor é um bebé saudável. Inicie a sua campanha ao segmentar para mulheres, e depois segmente para homens duas semanas mais tarde. Isto ajuda a combater a fadiga visual sem mudar o seu anúncio.

Silhueta azul primeiro plano

Dica 7: Rotação posição

Numa campanha Facebook pode escolher mostrar o seu anúncio em todas as posições disponíveis, ou apenas em algumas, tais como na feed de notícias ou na coluna da direita.

Ao configurar o seu anúncio, coloque-o de forma a ser mostrado em apenas um sítio (ex.: feed notícias) e depois faça rotação para outros posicionamentos.

Muitas pessoas usam o Facebook mais num tipo de dispositivo do que outro. Por exemplo, eu uso o Facebook na minha workstation (meu PC de trabalho), enquanto outros podem usá-lo através dum dispositivo móvel (tablet, smartphone).

Se alguém vir o seu anúncio num portátil, e depois voltar a vê-lo uma semana mais tarde no smartphone, o anúncio pode parecer fresco, apesar de ser o mesmo anúncio, devido apenas à mudança do formato.

Anuncio facebook newsfeed e coluna da direita

Dica 8: Teste, teste

Pode parecer chato mas tem de testar. Uma das coisas que digo aos meus clientes frequentemente é:

[bctt tweet=”Nunca investir sem medir”]

Coloque os seus anúncios e respetivas variações no ar, e vá acompanhando os resultados. Teste com mais variações se necessário e determine quais os vencedores e perdedores. Depois ponha estes vencedores em “luta” com outros anúncios (que não os perdedores) para descobrir mais vencedores.

[thrive_leads id=’17565′]

Conclusão

Quando sente aquela satisfação de ter um anúncio que funciona bem, vai querer mostrá-lo, mas a fadiga visual pode estragar o seu desempenho. Com estas dicas vai saber criar novas versões para manter o seu público-alvo interessado e o seu orçamento otimizado.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment