No Verão de 2013, o Gmail lançou uma função para o layout das tabs do gmail. De acordo com o blogue oficial do gmail, as novas tabs dão mais controlo ao utilizador através duma organização simples e fácil. Como utilizador Gmail, até achei bem estas mudança. A possibilidade de podermos organizar emails pelo emissor (o que envia) faz sentido. No entanto, como estratega digital, fiquei algo preocupado.

Depois desta funcionalidade ter sido implementada, vários fornecedores de email marketing começaram a publicar nos seus blogues estudo de caso a descrever o impacto que o layout tinha ou teria na taxa de abertura e envolvimento do consumidor. Por exemplo, o Mail Chimp relatou um pequeno decréscimo na taxa de abertura dos emails mas concluiu que ainda era um pouco cedo para chegar a uma conclusão mais definitiva. Os marketers e empresas no geral responderam a esta mudança do Gmail ao incentivar os subscritores a moverem as suas mensagens da tab Promocional para a tab Primária.

Mas o que é que mudou durante este tempo, desde então?

De acordo com Return path, eis o que mudou:

  • A maioria dos mercados manteve níveis de desempenho idênticos aos anteriores nos seus métricos de avaliação de email marketing. Só algumas empresas é que mostraram que tiveram um decréscimo;
  • Utilizadores Gmail estão ativamente à procura de mensagens na tab das Promoções;
  • As tentativas das empresas de incentivar os subscritores a mover os seus emails para a tab Primária relevaram-se sem sucesso.

Voltar ao básico

O Gmail e os outros fornecedores de email estão contínuamente a lançar funcionalidades que visam melhorar a experiência do utilizador (user experience). Em vez de entrarmos em pânico com novos problemas (que não existem), voltemos ao básico.

Não estou a encorajar ninguém a ignorar estas mudanças ou a estar ciente do seu possível impacto. O que interessa aqui, no entanto, é apresentar conteúdo de valor para os seus subscritores, que eles irão naturalmente consumir, procurar e responder às mensagens independentemente da tab onde ela está ou da classificação da mesma.

E então, o novo layout do Gmail ajudou ou prejudicou os marketers em 2013? Enquanto que os estudos indicados neste artigo nos dão uma boa perceção, e apesar de já terem passados muitos meses, acho que ainda é um pouco cedo para partirmos para conclusões. No entanto, esta mudança foi certamente um abrir de olhos para muitas empresas para ponderarem tirar melhor partido das suas estratégias de marketing e de conteúdos.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4986

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment