Logotipos Spartan Club e Lion Bird

Um logótipo é mais do que apenas um símbolo para a sua empresa com o nome ao centro. Um grande logótipo deve ser apelativo e saber mostrar a sua marca: é conservador, inovador, topo de gama, fidedigno? O seu logotipo deve destacar o seu negócio.

Embora qualquer pessoa pode criar um logótipo, deve ser dada atenção aquando da criação do logotipo ideal para a sua marca. Como isto pode ser mais difícil do que parece, apresento dez dicas neste artigo para o(a) ajudar neste processo.

PERCEBER O SEU LOGÓTIPO
O que torna um logótipo num grande logótipo? Normalmente um bom logo é simples, apropriado, memorável, versátil e intemporal. Veja também a checklist do logotipo.

  • Simples como o logo da Apple ou da Nike, que são facilmente reconhecíveis
  • apropriado para a audiência (cores do logótipo do Lego não seriam apropriados para uma empresa de consultoria).
  • memorável, pois um logótipo deve ser claro, preciso e dinstitvo, como a estrela de três pontas da Mercedes-Benz.
  • versátil, para funcionar quando exibido em diferentes cores, tamanhos e meios.
  • intemporal, como é o caso do logo da Coca-Cola, o mesmo desde o século XIX, quando foi criado.

Ao entender os passos para um grande logotipo, estará mais perto de conceber o logotipo perfeito para a sua marca.

Faça o seu trabalho de casa
Faça a sua investigação de marketing ao conceber o seu logotipo. Tem de saber quem é a sua audiência e quem verá o seu logotipo.

Dê uma espreitadela na sua indústria. Qual é a história dela, quem é a sua concorrência, que logos foram usados e quais as tendências atuais?

PERSONIFIQUE A SUA MARCA
O seu logo é uma imagem que representa uma introdução à sua marca. Perceba a personalidade da sua marca. O seu logo deve representar bem a sua marca e dar aos seus clientes a experiência por trás da mesma. Se ainda não descobriu a personalidade da sua marca, invista algum tempo nisto.

UNICAMENTE SUA
O seu logotipo deve ser facilmente reconhecível e único para a sua marca. Mesmo que seja algo comum, deve ser único para o seu caso. Por exemplo, o logótipo da Peugeot tem um leão, mas mostra-o em pé e a mostrar as garras. Daí talvez ser fácil lembrarmo-nos do slogan da Peugeot, “o leão mostra a sua raça”.

AS CORES CERTAS
A cor tem um papel importante no design gráfico porque uma cor pode invocar diferentes emoções. Saber a ciência por trás das cores ajudará a criar um logo que irá ecoar com a sua audiência. Ao desenhar o seu logótipo, tenha isto em consideração.

  • Preto = credível, forte, profissional
  • Branco = puro, limpo, fácil
  • Verde = natural, calmo, aventureiro
  • Vermelho = urgente, rápido, excitante
  • Amarelo = brilhante, positivo, inovador
  • Azul = reflexivo, limpo, poderoso
  • Laranja = criativo, jovem, energético
  • Rôxo = espiritual, sensado, misterioso
  • Castanho = tradicional, dependente, terra-a-terra

LETTERING
Um logotipo pode ser criado com uma fonte única, por vezes criada só para o logótipo. Exemplos disso são a Nike, Coca-Cola e Disney. Um tipo de letra único irá sair muito mais caro, mas vai destacá-lo facilmente das outras marcas devido à atenção ao detalhe. No entanto, não tente sair demasiado da casca com tipos de letra demasiado inventivos pois podem não funcionar. Confie na opinião do seu designer, e menos na opinião de outros que não atuam na área.

GUARDE ESBOÇOS
É provavel que tenha várias ideias à medida que vai concebendo o seu logotipo. Mesmo que as ideias ou esboços iniciais não resultem em uma proposta viável, não as ponha automaticamente de parte porque elas podem ter algum valor mais tarde ou dar-lhe ideias, no futuro, para outros projetos.

EVITE CLICHÉS
Ser a “cara da sua marca” é o propósito do seu logotipo e por isso ele deve-se destacar dos mais. No entanto, provavelmente já viu a sua dose de logos que parecem semelhantes uns aos outros. Quer seja ao usarem o mesmo tipo de letra, arcos ou sombras por trás, o seu logo deve ir para além daquilo que é comum. Seja um original, e não um duplicado.

LITERAL NÃO É MAU
A maioria dos logótipos são curtos, sucintos e “literais”. Exemplos são a Cruz Vermelha, Jaguar, e Apple, só para mencionar alguns. Logotipos que são literais, ou seja, que o símbolo acompanha o nome, podem parecer que lhes falta criatividade, mas na realidade eles são mais facilmente reconhecíveis e tornam a sua marca mais inteligível. Se o seu negócio é uma loja de mobiliário, o seu símbolo poderia ser uma cadeira de cozinha (mas não leve o conceito demasiado longe, e confie no seu designer). O nosso logótipo, por exemplo, tem como símbolo um coração, para mostrar o carinho que temos pelo bom trabalho que se faz cá em Portugal.

DUPLOS SIGNIFICADOS
Não tem de seguir o caminho do literal, o seu logotipo pode ter um duplo significado, ou jogar com algum trocadilho visual. Exemplos disso são o logo do Spartan Club, que mostra um jogador de golf ou um capacete grego; e o Lion Bird, que exibe tanto um pássaro como um leão.

Logotipos Spartan Club e Lion Bird

O logo da esquerda mostra um jogador de golfe ou um capacete grego; o logotipo da direita mostra um pássaro de asas abertas ou um leão.

Logotipo klinpuss guine
Design logótipo
Logótipos para
consultoras e firmas
a partir de €200

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4773

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment