Porque deve ter HTTPS no seu website

HTTP vs HTTPS: o que é isto?

Cada URL (endereço web) começa com um http ou https.

  • HTTP significa hypertext transfer protocol.
  • HTTPS significa hypertext transfer protocol secure.
  • SSL significa Secure Sockets Layer.

Quando navegamos num site seguro, os dados que entram e saem são encriptados usando um certificado SSL (Secure Sockets Layer). Isto faz com que seja muito difícil (ou impossível) para entidades terceiras conseguirem intercetar quaisquer dados.

Porquê mudar para HTTPS?

Websites que estão online sem encriptação podem ser borlados. Quando um site é seguro, os visitantes sabem que é de confiança e que não é um site impostor.

Além disso, o Google gosta de HTTPS e das ligações seguras, e está a favorecer estes websites seguros nos motores de busca, penalizando sites sem certificados SSL.

Quando um certificado SSL é instalado, ele ativa o protocolo HTTPS no seu website. Quando um site é seguro e certificado irá aparecer um cadeado verde e o HTTPS no endereço do browser.

Https ligação segura

Páginas HTTP que pedem aos utilizadores por dados confidenciais como passwords ou cartões de crédito, serão marcados como não seguros. O objetivo do Google a longo prazo é marcar todos os sites HTTP normais como não seguros.

Vantagens de passar para HTTPS

  • Segurança – hackers não serão capazes de captar dados confidenciais porque o SSL bloqueia ataques. Mesmo que o seu site não lide com dados confidenciais, um certificado SSL no seu site é recomendado à mesma.
  • Confiança – um ssl mostra aos seus visitantes que decidiu ir um passo além ao tornar o seu site seguro e que podem confiar nele.
  • Rankings – o algoritmo do Google favorece sites seguros e que aqueles com SSL serão favorecidos nos resultados de pesquisa.
  • HTTPS favorecido por Google

  • SSL é obrigatório para AMP – AMP são Accelerated Mobile Pages, tecnologia que permite carregamento rápido no mobile. Quando pesquisa no Google com o seu dispositivo, os sites que capacitados com AMP têm um ícone dum raio.

AMP são Accelerated Mobile Pages

Desvantagens de passar para HTTPS

Migrar um site de http para https pode causar uma perda temporária no posicionamento dos motores de busca, porque o Google estará a fazer um novo crawl do site e a assimilar as novas URLs.

Mas isso é temporário.

No entanto, migrar o site para https porque acha que o seu website sofreu alguma penalidade do Google é uma má ideia, porque o Google pode entender isto como uma maneira de você querer escapar à penalidade.

Pode ver alguns benefícios a curto prazo, mas a penalidade irá ser reinstaurada eventualmente.

Porquê alguns websites ainda não fizeram a transição?

Migrar um website de http para https é mais complexo do que apenas carregar num botão. Pode acontecer algum erro, que se não for resolvido, pode estragar o desempenho do website e o posicionamento nos motores de busca.

Eis algumas coisas que aconselho a verificar:

  • atualize o seu ficheiro .htaccess
  • confirme que o seu ficheiro robots.txt não bloqueia nenhuma URL https
  • atualize o seu mapa do site XML e que não contém URLS do antigo http
  • verifique que o seu site redireciona de http para https através dum redirect 301
  • Crie perfis HTTPS no Google Analytics e Google Search Console do site

Em resumo

Não é comum o Google revelar fatores que influenciam o posicionamento dos sites no Google, mas para eles terem escrito sobre o protocolo https várias vezes no blog do Webmaster Central, e para o Google Chrome estar a avisar utilizadores quando navegam em sites não seguros, é sinal que o https vai-se tornar cada vez mais importante.

Quem é que iria gostar de ver isto ao tentar aceder ao seu próprio site?

Connection not private google

Migrar um site de http para https deve ser tratado como uma migração completa dum domínio/website, já que todas as URLs estão a ser mudadas também.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4773

3 comentários

    • Olá Caio, para ter https no seu website deve adquirir um certificado SSL e instalá-lo no seu domínio, e se necessário, redirecionar as antigas URL de http para irem para https. Releia o artigo porque irá ajudá-lo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment