6 ferramentas redes sociais

Reviu recentemente a estratégia de redes sociais da sua empresa? Consegue gerar resultados positivos? Se sim, fantástico. Se não, talvez a resposta esteja em usar as ferramentas certas.

Há muitas formas de medir o sucesso nas redes sociais: algumas pessoas olham para as partilhas enquanto outros olham para o número de leads geradas.

Existem muitas, muitas ferramentas para redes sociais com os mais variados fins e propósitos.

Ferramentas redes sociais

Não se deixe apanhar pela tentação de pensar que aquela ferramenta XPTO é que vai ser a resposta para as suas preces, porque não é uma ferramenta que vai fazer as coisas todas por si.

No entanto, existem algumas ferramentas/plataformas que ajudam bastante, e neste artigo vamos ver aquelas que valem a pena ser usadas.

Você poderá não vir a precisar de todas, ou algumas delas poderão ter uma curva de aprendizagem complicada, no entanto, é bom estar familiarizado(a) com elas, e aposto que não as conhece todas (mas se eu estiver enganado, corrija-me nos comentários).

Eis então as ferramentas que vamos ver:

  1. Babbly
  2. Cayzu
  3. Crowdbooster
  4. Infogram
  5. Mention
  6. Stencil

1. Babbly

Babbly ferramenta rede social

A Babbly tem a reciprocidade em mente.

Quando partilha o conteúdo das outras pessoas, elas fazem o mesmo com o seu. Com isto, pode aumentar o seu alcance para o seu público e ligar-se a líderes de opinião.

Com a Babbly, poderá partilhar conteúdo para várias redes sociais com um único clique.

Basta colocar a URL que quer partilhar na caixa de texto, escolher o número de partilhas e as redes sociais em que quer que a sua publicação apareça.

A Babbly pode não ser uma ferramenta de uso diário porque você só deve partilhar conteúdo verdadeiramente útil e não estar a fazer spam para os seus seguidores.

Mas se usar esta ferramenta corretamente (e esporadicamente), é um bom complemento para a sua estratégia porque lhe vai permitir chegar a mais pessoas.

2. Cayzu

Cayzu ferramenta rede social

Uma coisa que se deve lembrar é que as redes sociais são usadas para fazer de apoio ao cliente, quer as empresas se apercebam disso ou não.

Há pessoas que irão falar bem sobre si, e outras que irão falar mal, mas o importante é saber ouvi-las e responder-lhes apropriadamente.

A Cayzu permite dar um serviço de apoio a cliente de qualidade, porque envia notificações instantâneas quando alguém menciona a sua empresa no Facebook ou Twitter.

Assim pode ir ver quem é que mencionou a sua marca, e se é um assunto para ser tratado imediatamente, ou seja, se requer uma resposta a alguma dúvida, questão ou feedback.

3. Crowdbooster

Crowdbooster ferramenta rede social

Recolher e interpretar dados é cada vez mais importante. A Crowdbooster é uma ferramenta de analítica das redes sociais, para analisar as suas métricas e otimizar as suas campanhas para ter um melhor desempenho.

Esta ferramenta tem várias funcionalidades com o objetivo principal de melhorar o seu conteúdo nas redes sociais.

A Crowdbooster cria relatórios automáticos para que não os tenha de criar manualmente ou perder tempo a ver estatísticas em sítios diferentes (facebook e analytics).

A Crowdbooster também permite saber quem gosta do seu conteúdo e onde é que eles estão. Assim pode adaptar o seu conteúdo para ter mais alcance e mais interação com os seus seguidores.

A ferramenta não é gratuita nem tem um trial gratuito, mas pode usá-la por apenas $9/mês, que é estupidamente barato para o que oferece.

4. Infogram

Infogram ferramenta rede social

As infografias são populares porque podem mostrar a informação duma forma visualmente apelativa.

Mas criar uma infografia pode ser difícil e levar muito tempo.

Você pode até nem ter competências de design ou orçamento para contratar uma agência de design para lhe criar uma infografia à medida, mas pode usar o Infogram para isso.

A Infogram é uma boa ferramenta para criar infografias porque proporciona uma série de templates de gráficos onde pode colocar a informação que tem para apresentar. Tem ainda um editor que lhe permite personalizar o aspeto da infografia.

Numa questão de umas horas, pode criar uma infografia que faça inveja aos seus colegas.

5. Mention

Mention ferramenta rede social

Pelo nome talvez suspeite o que faz esta ferramenta.

A Mention foi criada para monitorar menções em várias redes sociais. Isto é bom para si porque pode acompanhar quaisquer palavras-chave (menções) relacionadas com os seus produtos ou serviços.

Com a Mention pode.

  • monitorar conteúdo em várias línguas, em tempo real
  • responder à pessoa que fez a menção
  • atribuir pontuação para identificar pessoas mais importantes
  • ligar todas os seus perfis de redes sociais num único painel de controlo
  • ver e analisar o desempenho da sua estratégia

A Mention tem um trial gratuito, portanto é uma questão de experimentar e familiarizar-se com as opções e o painel de controlo. Com esta ferramenta pode monitorar as menções feitas sobre a sua empresa, ligar-se ao seu público-alvo e deitar olho à concorrência.

6. Stencil

Stencil ferramenta rede social

Uma imagem vale mais que mil palavras, diz o ditado. Nas redes sociais as imagens obtêm mais interação junto das pessoas.

A Stencil permite criar imagens de qualidade para as redes sociais para se destacar dos seus concorrentes que têm imagens amadoras. É bastante fácil de usar e não precisa de ser designer para criar boas imagens.

Com a Stencil, pode carregar as suas imagens ou escolher de entre as milhares de fotos que eles têm disponíveis.

Pode ainda editar a foto (que carregou ou escolheu) de várias maneiras, colocar backgrounds, fazer efeitos, entre outros.

Esta ferramenta tem uma versão gratuita, podendo fazer upgrade para a versão paga se necessitar de mais funcionalidades.

Pode demorar algum tempo para se habituar à ferramenta, mas é uma boa alternativa se não tiver meios para contratar um profissional.

Em resumo

Existem tantas redes sociais que é normal ficar naquela indecisão de não saber o que fazer.

Se a sua empresa não usa as redes sociais como complemento para a sua estratégia de marketing, então pode estar a perder várias oportunidades.

Não tem de pagar uma fortuna para investir e obter resultados a partir das redes sociais.

Embora o uso de ferramentas não seja a fórmula mágica para ter os resultados que quer, há ferramentas que podem ajudar nos seus objetivos, se as souber usar corretamente.

Ao ter uma boa estratégia, e usar as ferramentas certas, pode tirar partido das redes sociais para gerar mais tráfego para o seu site, mais leads e interação com as pessoas, dentro e fora das plataformas sociais.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment