O que é um público semelhante

Um público semelhante no Facebook é uma boa forma de mostrar anúncios para novos clientes ao criar um público semelhante ao que já possui.

A segmentação permitida pela plataforma de anúncios do Facebook é uma das ferramentas mais poderosas de publicidade online existente, quando comparadas com outros canais de marketing.

Neste artigo curto vou explicar o que é um “Público semelhante” (Lookalike Audience).

Um Público Semelhante é um conjunto de pessoas que estão provavelmente interessadas na sua empresa porque são semelhantes a um público-alvo já existente que esteja a usar.

Após criar um público seu, o Facebook encara este público como a “raiz”, e identifica uma série de pontos analíticos para criar um novo conjunto de pessoas que são semelhantes ao original.

Portanto, um Público semelhante baseia-se num Público-alvo já existente, que sabe que representa o seu mercado.

O Facebook permite criar um público personalizado através de:

  • lista de clientes/subscritores seus (emails)
  • pessoas que foram ao seu site (requer pixel Facebook)
  • utilização duma app sua
  • pessoas que gostaram da sua página

Criar público personalizado

Ao criar um público personalizado, pode depois criar o tal público semelhante, que será baseado no público personalizado que criou.

Este público semelhante vai ser tão bom (ou tão mau) quanto o público personalizado em que se baseia, portanto se o seu público personalizado é fraco e mal segmentado, o seu público semelhante não será nada de jeito.

O Facebook não revela os fatores do seu algoritmo responsáveis pela criação de públicos semelhantes, mas é provável que estes sejam criados à base de interesses, escolaridade, dados demográficos, hábitos de compras, entre outros.

Experimente um público semelhante quando o seu público personalizado original estiver saturado e quer chegar a mais (e diferentes) pessoas.

Criar um Público semelhante

Para criar um Público semelhante, selecione Públicos no seu Gestor de Anúncios.

Gestor de anúncios > Públicos

  • Selecione Criar Público > Público semelhante

Criar público semelhante

  • Escolha as fontes que quer que o Facebook use para criar este público, tais como públicos existentes, páginas que administra, através do pixel, etc.
  • Selecione o país do público a criar
  • Defina o tamanho do público
  • Clique Criar Público

Criar público semelhante: fontes, país e tamanho

Pode demorar até 24 horas para que o Facebook reúna a informação necessária para criar este público, mas quando feito, pode começar a usá-lo para apontar os seus anúncios para este público.

E é isto.

Os públicos semelhantes são simples de criar e podem trazer bons resultados se os souber usar.

Se o público original com o qual este público semelhante está a ser criado tiver funcionado bem para si, é provável que o público semelhante funcione bem também. Portanto abra asas à carteira e comece a fazer mais anúncios Facebook para este público novo que criou.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4986

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment