Homem a mostrar um quadro com a palavra "palavra-chave" escrita nele

Muitas empresas ainda pensam que é só criar um website e fazer umas “otimizaçõezitas” e que os potenciais clientes os vão encontrar. Pensam que é só uma questão de esperar e que é criar o website “que eles virão”. Isso faz-me lembrar a história do empresário que tinha um website.

Depois também há quem envie emails para pessoas que não pediram para ser contactadas. Fazem-no ao comprar ou arrendar listas em vez de criar uma lista de emails permissiva, o que é um dos maiores erros de email marketing que podem fazer.

Pensar que as pessoas vão visitar o seu website só porque tem um é andar no mundo da fantasia. Isto acontece com frequência com alguns dos nossos consultados. Isto pode magoar o seu ego, mas eis a verdade: ninguém quer saber do seu website senão você (e nalguns casos nem o dono quer saber).

Num dos meus livros antigos sobre gestão e marketing, aparece lá escrito:

“Gerir um negócio sem investir em marketing e publicidade é como piscar o olho a uma rapariga no escuro. Tu sabes o que estás a fazer mas mais ninguém sabe.”

É isso que acontece com o seu website empresarial quando o deixa quietinho e não faz nada com ele. Ter um website sem uma estratégia ativa de marketing é como piscar a uma rapariga no escuro. Você sabe o que está a fazer mas mais ninguém sabe.

Eis como ter mais tráfego no seu website de 2014 e 2015 para a frente.

Tenha uma estratégia

Tem de ter alguma ideia do que está a tentar concretizar e como o fazer. Isto pode fazer parte do seu plano de marketing mas muitas pequenas empresas não têm de todo um plano. O tráfego (são os visitantes do seu website) dum website é como um zombie, ele vai para onde o cérebro está (valor). Ter uma estratégia montada, vai permitir que perceba que tipo de valor pode criar e como levar os zombies para a sua beira, com valor.

Especifique objetivos de tráfego que quer alcançar em 2014 (ex.: mensalmente). Seja realístico(a). Se o seu tráfego atualmente são 500 visitantes por mês, não coloque como objetivo ter 5000 visitantes únicos no primeiro mês. Concentre-se em pequenos melhoramentos, de forma incremental, que consegue alcançar, de forma realística. Alcançar estes objetivos vai dar-lhe um sentimento de concretização, dando-lhe uma motivação positiva para continuar no bom caminho.

Escreva conteúdo longo

Para efeitos de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, otimização de motores de busca, é recomendado um mínimo de 300 palavras. A maioria dos artigos têm naturalmente entre 400 a 700 palavras, apesar de existirem indícios de que artigos com 2000 ou mais palavras estão melhor posicionados nos motores de busca, recebem mais tráfego e estão mais propensos para serem partilhados nas redes sociais.

As pessoas podem ser impacientes online, mas o valor é claro de que eles vão ler tudo se estiverem devidamente motivados para tal, e partilhá-lo nas plataformas sociais. Além do mais, o Google dar-lhe-á um melhor posicionamento, já que conteúdo longo é entendido como sendo conteúdo de qualidade.

Use vídeo para ir para o topo

É difícil competir com empresas com maiores recursos financeiros para contratar uma agência e posicionar o website para as palavras nos resultados de texto. No entanto, os motores de busca como o Google apresentam resultados de pesquisa onde também apresentam vídeos para as palavras que os seus potenciais clientes poderão estar a pesquisar. Há aqui muita oportunidade para pequenas empresas em mercados locais e nacionais.

Se tem um smartphone, já tem o que precisa para fazer vídeos. O ideal é contratar um profissional, mas pode criar vídeos de forma económica. Ou use a câmara do seu portátil, ou a webcam do computador de secretária, ou faça screencasts. Pense nalgumas ideias para vídeos para as suas palavras-chave ideais e crie vídeos à volta delas. Não têm de estar perfeitos, apenas têm de transmitir valor e estar otimizados.

Use o Google+ para a sua vantagem

Use o Google Plus para ganhar vantagem. Ligue o perfil Google+ ao seu blog. Terá de verificar a sua autoria, sendo que isto permite ao Google adicionar o seu perfil Google+ aos resultados de pesquisa, fazendo com que o leitor tenha mais vontade de clicar no seu website, em vez de outros. Certifique-se de que o avatar do seu perfil é da sua cara, e de que é uma foto profissional (veja a minha no final deste artigo). O Google usa um algoritmo automaticamente para verificar caras, que é o tipo de software de reconhecimento de caras quando identificamos os nosso amigos no Facebook. Convém colocar uma cara, e não um logótipo.

Aproveite o Quora para obter tráfego

Se o seu mercado tiver um toque de internacional, use o Quora (é uma rede social de perguntas e respostas) para trazer mais pessoas interessadas para os seus produtos ou serviços. O Quora é uma plataforma social onde as pessoas colocam perguntas, e outras respondem. Isto permite construir o seu perfil como um especialista na sua indústria. Os utilizadores nesta rede estão bastante envolvidos, e geram agregam valor nas suas respostas. Poderá ver algumas das respostas que eu dei no Quora, e já agora, siga-me no Quora ao clicar no botão verde no canto superior direito. Use o Quora como líder de opinião e traga mais visitantes qualificados para o seu website.

Feminino? Use o Pinterest

Se as mulheres constituem uma boa parte do seu mercado, use o Pinterest. A maioria dos utilizadores no Pinterest são do sexo feminino, portanto se o seu segmento é maioritariamente mulheres então esta será uma boa ferramenta para si.

Crie pelo menos um álbum com o seu segmento de mercado que possa ser de interesse para as mulheres e comece a afixar esse álbum nos seus artigos de blogue, adicione imagens, vídeos e outros artigos para acrescentar valor. Dê uma espreitadela no nosso guia para páginas empresarias Pinterest e como criar lealdade no Pinterest

Espero que tenha retirado pelo menos uma dica de valor deste artigo. Lembre-se que a informação sem ação não presta. Aja sobre a informação que leu, e irá começar a ver o tráfego a crescer aos poucos e poucos.

Gostou deste artigo? Partilhe e comente.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4778

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment