Lead Magnet: 29 ideias para atrair leads

Quantas pessoas teve o gosto de conhecer, mas em termos de fazer negócios ficou tudo em águas de bacalhau?

Muitas empresas, têm a oportunidade de conquistar um cliente e não lhes apresentam uma oferta. Trocam cumprimentos e dizem até depois.

Mas o alicerce dum bom marketing (e vendas) é apresentar uma oferta à pessoa.

No mundo do marketing digital, a oferta que se apresenta é o lead magnet.

Lead magnet que atrai leads

Um lead magnet é um incentivo oferecido em troca dos contactos do visitante com o propósito de convertê-lo em lead

Dê uma olhada no website típico duma PME e vai notar que não há mais nada além do formulário do “Contacte-nos” – é basicamente uma brochura online.

Mas as empresas de sucesso fazem as coisas de maneira diferente: elas apresentam ofertas aos seus visitantes, porque não é possível crescer um negócio sem fazer algum tipo de oferta.

Mãos a segurar presente.

Embora haja uma série de coisas que se podem apresentar ao visitante como uma oferta/incentivo no seu site, este artigo foca-se em incentivos gratuitos. Estes incentivos serão o alicerce para que possa captar dados da pessoa e criar a sua lista de emails.

Muitas empresas começam a sua jornada de marketing online ao escrever artigos de blog e produzir outros tipos de conteúdo gratuito. Tudo bem. Enquanto isto é um bom investimento de tempo, é praticamente inútil sem um lead magnet.

Que tipo de lead magnets pode apresentar às pessoas e sobre o que é que eles seriam? É isso que vamos ver neste artigo: todo o tipo de oferta de lead magnet que pode imaginar.

Seleção do tema

O seu lead magnet deve ser aquilo que as pessoas estão à procura, e não aquilo que você quer. Para isso, deve saber quais os desejos e as dores que o seu público-alvo tem.

Já tem conteúdo?

Tem artigos no blog do seu site e está a ter tráfego? Se sim, pode ir ao Google Analytics e ver quais aqueles que são mais vistos e interagidos. Depois, só tem de escolher um desses bons artigos e expandi-lo, transformando-o num guia ou ebook.

Não tem conteúdo?

Se não tem conteúdo, não há problema. Pode criar lead magnets de duas formas.

1. Converse com os clientes
Uma forma óbvia de ter ideias para o seu incentivo é ao falar com os seus clientes ou potenciais clientes. Se você ou a sua equipa comercial já contactou com clientes, então sabe as questões que os clientes normalmente colocam.

2. Veja a concorrência
Se não tem conteúdo nem clientes, também não há problema: toca a analisar a concorrência.

  • Vá a SemRush.com ou ao Open Site Explorer para ver o que os sites da concorrência estão a fazer. Será capaz de perceber as palavras-chave e os lead magnets que eles estão a usar.
  • Use o keywordtool.io e escreva 3 ou 4 temas que descobriu na sua análise aos concorrentes.
  • Deverá ter obtido uma grande lista de palavras-chave, que pode escrever no Google Keyword Tool e Google Trends para saber o volume de pesquisa delas.
  • Selecione um dos temas. Será este que irá usar para a criação do seu lead magnet.

Sabendo qual o tema do seu lead magnet, está na altura de saber como o criar, e em que formato o fazer. Em baixo encontra-se uma lista de todo o tipo de incentivos/formatos que pode apresentar como lead magnet.

Tipos de lead magnets

Vamos então ver vários tipos de lead magnets (incentivos) que podemos apresentar às pessoas no website e landing pages.

1. LISTA DE RECURSOS

Recursos podem ser um artigo no blog, um vídeo no YouTube, um livro, seja o que for. É basicamente uma lista de recursos que proporciona ao visitante como recurso educacional.

Um exemplo seria “Os 10 vídeos motivacionais que transformaram a minha vida”. Ordene os vídeos num documento e coloque-o numa landing page para download.

Lead magnet: lista de recursos

Tempo estimado: 15 minutos

2. CAIXA DE FERRAMENTAS

Este lead magnet é bastante usado e fácil de criar. Só tem de organizar uma lista de ferramentas relacionadas com o tema em que vai criar o seu lead magnet.

A imagem em baixo é um exemplo desta “caixa de ferramentas”, que inclui guias e descontos, que o visitante pode descarregar duma vez.

Lead magnet: caixa de ferramentas

Isto é uma imagem, não vale a pena clicar 🙂


Tempo estimado: 30 minutos

3. WEBINÁRIOS

Os webinários são provavelmente um dos melhores métodos para gerar leads e clientes. As pessoas gostam de conteúdo gratuito educacional. Mas há um senão: requerem algum trabalho para planear e fazer.

Durante o webinário apresenta-se informação que dê valor aos espetadores, reservando os últimos minutos para vender o seu produto ou serviço. Isto poderá ser um livro, um ebook ou uma workshop/coaching que queira vender para os seus formandos.

Se ainda não tem nada que queira vender, um webinário será uma perda de tempo. Mas se tem algo preparado, então poderá ser bom.

Amy Porterfield é uma especialista em Facebook e webinários, e ela usa-os para promover a marca pessoal dela e os seus produtos.

Lead magnet: webinar

Tempo estimado: 5 horas

4. CURSO POR EMAIL

Um curso enviado por email pode parecer um desafio além-fronteiras, pelo menos à primeira vista.

Um curso por email é enviado “gota-a-gota”, ou seja, enviado em determinado período. Também se pode chamar de “Drip Email”.

Lead magnet: curso de email

Um problema que este tipo de lead magnet é que não proporcionam satisfação instantânea. Isto porque um “Drip Email”, ou seja, um curso de email é um conjunto de emails enviados de X em X dias.

Um curso de email não é algo que a pessoa consome e já está (como uma checklist de 1 página), é algo que irá ser recebido e lido ao longo do tempo.

Se usar uma sequência de drip-email para vender alguma coisa, tenha isto em mente:

Use open loops
Open loop é deixar as coisas em aberto, tal como dizer que existem 3 pontos que queremos dizer, e depois só dizemos 2, para deixar o público curioso quanto ao terceiro.

É normalmente usado nas novelas ou boas séries de TV. Lembra-se do Dragon Ball? “Não perca as cenas do próximo episódio, porque nós taaaambéeem não”.

O que faz isto funcionar não são as palavras, mas sim a história que leva até ao final do episódio que deixa as pessoas ansiosas de saber o que vem a seguir. Outros shows de TV que faziam isto bem era os Lost, The Walking Dead, Game of Thrones, entre outros.

A isto chama-se “open loops”.

Mostre a sua personalidade
A maioria das pessoas não sabem passar bem a sua personalidade. Pensamos que os subscritores da nossa lista só querem conteúdo educacional. Mas na verdade, eles querem-se ligar a si, ter alguma conexão consigo.

Por isso, além de ensinar alguma coisa aos leitores, acrescente alguma história pessoal para os ligar mais facilmente a si e à sua marca.

Coloque mais calls to action
Nas suas sequências de email “drip email” adicione mais calls to actions, porque deve aproveitar todas as oportunidades que tem para que eles tomem uma ação.

Quer que eles comprem um produto ou serviço? Coloque calls to action para aumentar as oportunidades que eles façam alguma coisa.

Tempo estimado: +6 horas

5. MINI CURSO VÍDEOS

No curso de email (drip email) que vimos anteriormente, em que o conteúdo é enviado por email, estes mini cursos são uma série de vídeos.

Quer distribua os vídeos todos duma vez ou os espalhe ao longo de algumas lições, o que interessa é que eles tenham valor para as pessoas.

Este tipo de cursos é bastante usado por internet marketers em sequência como tática para fórmulas de lançamento.

A sequência mais comum é ter 3 ou 4 vídeos informacionais que levam até à venda do produto. Eis dois exemplos. O primeiro é da Nathalie Lussier, uma empreendedora online, o segundo é do Paulo Faustino, empreendedor e blogueiro Português.

3 vídeos lançamento produto Nathalie Lussier

Paulo Faustino 4 vídeos Conversion Hero lançamento

A duração dos vídeos pode ser quanto tempo quiser: desde 5 a 20 minutos.

Como criar um mini curso de vídeo

  1. Separe os vídeos por objetivo. Suponha que tem 3 vídeos. Dois vídeos podem ser instrucionais, com dicas “a-ha”, e o outro vídeo pode ser de perguntas e respostas. Cada vídeo deve apenas ter uma lição e quatro pontos a tirar.
  2. Grave os vídeos. Grave os vídeos com uma câmara DSLR (semi-profissional) ou use o seu smartphone, se tiver qualidade suficiente. Irá precisar de tripé (tanto para câmara como smartphone) e um botão wi-fi de ligar ou desligar automaticamente a gravação no smartphone. Se gravar a partir duma webcam, pode usar um programa ou um web-app. Por exemplo, para Mac pode usar o Screenflow, e para Windows, o Screen o Matic (que pode ser instalado como programa ou acedido ao website deles e ser usado como web app), ou o Camtasia Studio (é o que eu uso, tem também versão Mac).
  3. Coloque os vídeos numa página protegida. Guarde os vídeos num endereço protegido. Isto pode ser feito de duas maneiras: 1) página protegida por password; ou 2) área de membros. Na primeira opção, quando a pessoa subscreve o mini curso, é-lhe enviada uma password e um link; na segunda opção, é uma área onde está o mini curso, apenas acedida a membros.

    Tempo estimado: +1 hora

    6. VÍDEOS “HOW-TO”

    Em vez de criar um mini curso de vídeos, pode criar apenas um único vídeo.

    Use o Screenflow (Mac) ou o Camtasia Studio (Windows) ou qualquer outro software/app (como o Screen o Matic) e ensine ao seu público-alvo como fazer determinada coisa.

    Após gravar o vídeo, pode colocá-lo no YouTube como um vídeo privado (não-listado), ou colocá-lo no Vimeo. Depois crie uma página protegida por password no seu website e envie a password às pessoas que se subscreveram ao lead magnet.

    Não tem de ser um vídeo grande, pode ter entre 1 a 5 minutos e agregar valor suficiente às pessoas. O que interessa é que elas tenham um momento “a-ha” (eureka).

    A imagem mostra um vídeo de como ensinar um cão a dar a pata.

    Ensinar cão truques

    Tempo estimado: 30 minutos

    7. EBOOKS

    Possivelmente um dos tipos de lead magnets mais usados, os ebooks são normalmente promovidos num artigo num blog, no final do artigo ou numa barra lateral.

    Ebook de Unbounce

    Neste exemplo, temos um ebook da empresa Unbounce que promove um ebook sobre otimização de landing pages. Isto faz todo o sentido porque a Unbounce é uma empresa que fornece o serviço de criação de landing pages.

    Criar um ebook envolve criar o conteúdo, fazer o design da capa e contracapa, layout interno e mockup de ebook.

    Tempo estimado: +5 horas

    8. RELATÓRIOS

    Um relatório é algo curto, mas que pode dar trabalho. Normalmente vem em formato PDF, mas não confundir com um ebook.

    A designação “relatório” pode fazer parecer que é um lead magnet sem importância, mas não é a designação que interessa, mas sim o valor que irá agregar à sua lead.

    E a maneira como o título é escrito também conta muito para o interesse que a pessoa tem.

    Se eu apresentar um relatório com o título “Como ter Casa Cheia no seu Restaurante e Triplicar os Seus Eventos”, não acha que irá captar à atenção de empresas de restauração?

    Eis um exemplo dum relatório sobre a indústria do social media marketing oferecido pelo Social Media Examiner.

    Lead magnet relatório de Social Media Examiner

    Um relatório apesar de ser curto (normalmente) pode envolver bastante trabalho, porque poderá ter estudos, estatísticas e outros métricos que o definem como relatório. O relatório do Social Media Examiner é no entanto extenso, com várias estatísticas e estudos.

    Apesar de ser um lead magnet viável, aconselho a que, em vez de usar um relatório, use algo mais simples, como um guia ou checklist.

    Tempo estimado: +10 horas

    9. ARTIGO EM FORMATO PDF

    Transformar um artigo em PDF para ser descarregado é uma ótima estratégia.

    Se não tiver tempo para criar um lead magnet, pegue no seu artigo e transforme-o em PDF. Isto pode ser feito com o Adobe Acrobat (versão profissional), ou então mais facilmente ao usar o website PrintFriendly ou a extensão Chrome com o mesmo nome.

    Neste exemplo temos um artigo que pode ser descarregado em PDF.

    Transformar artigo em PDF

    Se escrever um artigo longo e que agregue valor ao leitor, transforme-o em PDF e ofereça-o no próprio artigo para descarregamento.

    Assim, o utilizador pode ter uma referência do artigo em formato PDF, e podem enviá-lo por email para os seus amigos.

    10. CUPÕES

    Esta é uma tática empregue por muitas empresas e-commerce.

    Neste lead magnet temos um cupão com um desconto ao fazermos a primeira encomenda nesta loja de fatos (Carnaval/Halloween).

    Lead magnet desconto

    Se não tem um site e-commerce, ainda pode usar esta tática. Vá ao RetailMeNot.com e escolha cupões relacionados com a sua indústria.

    Quando levar tráfego (visitantes) para o seu site, pode oferecer o código do cupão em troca do endereço de email do visitante. Após isso, redirecione-os para o website.

    Tempo estimado: 30 minutos

    11. ENVIO GRÁTIS

    O envio grátis pode prejudicar as suas margens se os seus produtos forem de baixo custo, ou até gerar perdas.

    Mas por vezes compensa ter perdas na oferta se conseguirmos conquistar um cliente, pois o tempo de duração de vida do cliente pode gerar mais faturação a longo prazo do que a perda inicial que poderá ter. Faça as suas contas e perceba se vale a pena.

    Neste lead magnet temos envio grátis oferecido em troca da subscrição por email. A maioria das pessoas fornece o seu email em troca do envio gratuito.

    Lead magnet envio grátis

    Tempo estimado: 15 minutos

    12. SOFTWARE

    Software gratuito já não é tão usado quanto antigamente, mas é um dos melhores lead magnets que se podem usar, especialmente se ele fornecer algum tipo de automação.

    As pessoas são preguiçosas, e ter algum tipo de ferramenta que faça as coisas por elas é altamente atraente.

    Na homepage da Bidsketch (criação de propostas) oferecem uma amostra gratuita duma proposta. Ao colocar o endereço de email, o utilizador pode criar uma proposta com base no software deles.

    Software criador de propostas

    Isto é um tipo de lead magnet que pode requerer algum investimento de tempo, portanto não aconselho logo começar com isto, a menos que seja um programador ou já tenho um software do seu produto para dar.

    Tempo estimado: +15 horas

    13. TRIAL GRATUITO

    Muitas empresas de software oferecem um período à experiência de 30 dias do seu produto.

    Isto é provavelmente um dos melhores lead magnets que pode haver, pois leva potenciais clientes a ponderar uma decisão de compra.

    A desvantagem pode ser que o potencial cliente seja apenas isso: potencial. Ele ou ela pode estar apenas a experimentar coisas, em vez de estar ativamente interessado no produto pago.

    Uma boa maneira de converter estes potenciais clientes é ao dar-lhes um trial (período à experiência) gratuito de período ilimitado. A esta estratégia chama-se “Freemium” (free + premium).

    Há alguns riscos com os produtos freemium. Um deles é que a maioria dos utilizadores não se torna um subscritor pago, como é o caso do Spotify, em que paga por recursos para suportar os utilizadores gratuitos.

    Quer ou não decida fazer um trial de período ilimitado, pode fazer um teste e perceber se irá funcionar para si. Este é o exemplo do trial gratuito de 30 dias oferecido pela Dropbox.

    Lead magnet trial gratuito

    Tempo estimado: 1 hora

    14. NEWSLETTER GRATUITA

    A subscrição de newsletter é um tipo de lead magnet comum. A vantagem para o utilizador é que irá receber artigos gratuitos na caixa de correio.

    Apesar de ser um incentivo comum a dar (como nós fazemos), não é algo tão aliciante quanto um ebook (mas pode ser, se os seus artigos forem de qualidade).

    Nem todos os artigos, são criados de igual maneira, e se eu ler um artigo fraco, porque é que haveria de dar o meu endereço de email para a newsletter dela?

    Se está sem ideias para lead magnets, então uma newsletter é melhor que nada.

    Este é a newsletter gratuita que o Social Media Examiner oferece a quem se subscreve à newsletter deles. Repare como eles usam “prova social” na call to action ao mostrar quantas pessoas estão subscritas no blog? “Se há tantas pessoas na newsletter deles, é porque deve ser bom”, pensará o utilizador.

    lead magnet newsletter

    E esta é a nossa subscrição de newsletter.

    Subscrição newsletter DesignPT

    Tempo estimado: 5 a 30 minutos

    15. GRUPO PRIVADO

    Uma melhoria em relação a uma simples subscrição de newsletter é ter uma chamada à ação para se juntar a um grupo privado, ou seja, a um “Insider’s Club”. Isto mostra que há algo para além de apenas a inscrição na newsletter.

    Este “Insider’s Club” pode ser uma área reservada no website, pode ser um grupo Facebook ou uma comunidade privada no Slack em que os utilizadores se podem juntar. Normalmente isto apenas requer o nome e endereço de email.

    Lead magnet insider's club

    Eis algumas dicas para ajudar com este tipo de lead magnet.

    Não disperse esforços
    Há quem crie vários grupos Facebook, mas isso cria uma dispersão de esforços, em vez de concentrar a sua comunidade. O mesmo se aplica no Slack, não crie vários canais no início.

    Ou mesmo, se tiver um fórum, não crie 30 sub-fóruns/categorias. Comece com uma única categoria, espere que cresça e depois vá adicionando mais categorias.

    Lembre-se da newsletter
    É bom ter uma comunidade ativa no Facebook, no Slack, ou através dum fórum, mas lembre-se de usar a sua newsletter e as suas ações de email marketing para aumentar a interação que tem com os seus subscritores.

    Tempo estimado: 30 minutos

    16. FERRAMENTA AUTOMÁTICA

    Um dos melhores exemplos que já vi duma ferramenta automática é o HubSpot Marketing Grader, que é basicamente uma ferramenta que avalia a eficácia e força do seu website.

    HubSpot Marketing Grader

    Para sabermos a “força” do nosso website, colocamos a URL e o endereço de email (assim ficamos na lista deles). Após preencher, irá ter o resultado.

    HubSpot Marketing Grader resultado

    Este é um dos lead magnets que mais sucesso tem para o HubSpot, porque o ser humano é preguiçoso. Ter uma ferramenta que nos dá uma avaliação automática do nosso website permite ver onde podemos fazer melhor, e mostrar a boa pontuação aos outros.

    Ao invés de ser um ebook ou guia, este tipo de ferramentas dão resultados personalizados, de forma automática, o que é aliciante para o utilizador.

    Mas, há um senão.

    Este tipo de ferramenta é difícil de criar. O HubSpot tem centenas de empregados e developers profissionais que têm os recursos para criar isto. Mas se você não tem os recursos duma empresa como eles, não desespere.

    Existem alternativas.

    Pode escrever uma avaliação por escrito, programada numa sequência, em que cada resposta que o utilizador submete determina a sua pontuação. Provavelmente já fez testes semelhantes anteriormente, como aqueles de personalidade.

    Para isto, pode-se usar software como o Survey Monkey para criar estes questionários e apresentar o resultado ao utilizador.

    Tempo estimado: +3 horas

    17. GUIA/SETUP DE ACOMPANHAMENTO

    Quando instala um programa no seu computador é normalmente usado um guia de instalação que o acompanha nos ficheiros necessários para instalar, verificando se foi tudo feito corretamente.

    O mesmo pode ser feito como lead magnet. O objetivo é tornar a vida fácil para o seu leitor.

    Mas isto, não tem de estar relacionado com nenhum software. Pode ser um documento de ajuda ou um tutorial de como usar o seu produto ou serviço, após eles terem fornecido o endereço de email deles.

    Certos websites e apps, após a inscrição do utilizador mostram dicas no ecrã de como o utilizador pode usar o serviço, como mostra na imagem.

    Tutorial de acompanhamento

    Tempo estimado: 2 horas

    18. ALERTAS

    Estes alertas podem ser automáticos ou manuais. A empresa Seeking Alpha criou um bom exemplo para os seus subscritores, baseado em alertas em tempo real.

    De cada vez que um artigo é escrito sobre a empresa no qual o subscritor está interessado, é enviado para a caixa de correio dele.

    Na prática, qualquer boa plataforma de email marketing (como o E-goi, Mailchimp ou ActiveCampaign) permite fazer segmentações que podem enviar este tipo de informação segmentada.

    Lead magnet de alertas

    Basicamente, o subscritor recebe por email quando um alerta ocorrer baseado no website ou empresa na qual estão interessados. Isto é semelhante ao Google Alerts.

    Para criar o seu próprio sistema de alerta, terá de ter um serviço de email que suporte “tagging”. Depois use uma ferramenta como o Zapier para ligar a sua plataforma de publicação (ex.: blog) ao seu serviço de email.

    De cada vez que publicar um artigo com uma tag ou categoria específica, pode automaticamente enviar-lhes um email com o artigo para aqueles que se inscreveram para receber o alerta naquele tema específico.

    19. FOLHA DE CÁLCULO/EXCEL

    Também chamado de “spreadsheet”, uma folha de cálculo pode ser uma ferramenta ou uma listagem de informação específica.

    A imagem mostra uma spreadsheet que o leitor pode descarregar. Esta é uma folha de cálculo que calcula o orçamento com base naquilo que o utilizador escreve nos campos.

    É uma espécie de calculadora.

    Lead magnet spreadsheet

    Criar uma folha de cálculo que seja uma calculadora, ou ferramenta estimativa não é fácil, envolve criar fórmulas e outras coisas do género, mas pode ser um belo incentivo para converter visitantes em leads.

    Tempo estimado: 1 hora.

    20. CHECKLIST

    Um bom incentivo, um lead magnet pode ser simplesmente uma checklist, ou seja, uma lista de “afazeres”.

    Isto pode dar uma perspetiva à pessoa dos passos a seguir e poupar-lhe tempo, em vez de ter de ler um ebook de 40 páginas para daí obter benefício. Às vezes menos é mais.

    Por isso, uma checklist satisfaz esse desejo de obter algo instantâneo, positivo e do qual se possam tirar ideias para implementar.

    Algumas ideias para checklists:

    • Converter artigo em checklist – se tem um artigo longo (+2000 palavras) num tema específico, transforme-o numa checklist para os seus leitores.
    • Processo/estratégia – pode partilhar algum conjunto de ações repetitivas relacionadas com marketing ou negócios que os seus leitores possam emular.
    • Sugestões – ações, atividades, destinos (férias) ou outras sugestões que pode dar em formato de checklist para os visitantes

    Esta checklist tem recomendações do que fazer ao criar um artigo para um blog.

    Lead magnet checklist

    Tempo estimado: 30 minutos

    21. MAPA MENTAL

    Uma mapa mental (mind map) é um diagrama de ideias ou atividades resumidas a partir de algum conteúdo.

    São oferecidos como lead magnets em formato de PDF descarregável. Para criar um mapa mental use programas como o Mindjet ou o Xmind.

    O mapa mental na imagem mostra um diagrama do essencial a saber sobre Email Copywriting.

    Lead magnet mapa mental

    Os mapas mentais são bons não apenas como lead magnets, mas também como ferramenta do marketer ou empreendedor, porque permitem um resumo de informação num único diagrama. Assim, torna-se mais fácil de digerir o conteúdo.

    Tempo estimado: 30-60 minutos

    22. FLUXOGRAMA

    Estes podem ser parecidos com um mapa mental, apesar de terem um propósito diferente. Um fluxograma mostra os passos num determinado processo, como é o caso deste fluxograma sobre uma estratégia de marketing.

    Lead magnet fluxograma

    Os fluxogramas dão a possibilidade de condensar algum tipo de informação ou sistema complexo numa única imagem com passos a seguir.

    Pense em algum processo ou ideia que consiga pegar e transformar num fluxograma, para simplificar o processo aos seus leitores.

    Para criar diagramas, experimente o Draw.io, é gratuito.

    Tempo estimado: +1hora

    23. SCRIPTS & SWIPE FILES

    Um swipe file é parecido com um template mas não é bem um template. O termo “swipe” vem do marketing direto e dos copywriters da velha guarda, em que um swipe file é um conjunto de boas páginas de vendas (sales letters) e títulos.

    Swipe files podem ser usados para criar novo conteúdo. Vários internet marketers usam swipe files para os seus leitores como lead magnet, como é o caso desta oferta da Digital Marketer Labs, que apresenta um swipe file para as redes sociais.

    Lead magnet swipe file

    Um bom recurso para swipe files que aconselho é o Swiped.co, do Mike Schauer.

    Se não tem um swipe file, é fácil: basta encontrar bons títulos, bons emails, imagens ou qualquer outro tipo de exemplos na sua indústria. Organize-os e coloque-os em PDF para download.

    Tempo estimado: 1 hora

    24. TEMPLATES

    Templates são uma mais-valia para as pessoas. Podem ser templates para apresentações Powerpoint, documentos Word, ou outros.

    HubSpot, uma empresa de marketing automation, de todos os lead magnets que eles oferecem, os templates são os mais descarregados, nomeadamente templates para ebooks.

    As pessoas adoram templates, porque estão a poupar a tempo e recursos.

    Lead magnet templates

    Estes templates (para ebooks) não são os melhores, porque um bom layout de ebook deve ser criado por um profissional de design. Mas para os marketers e empresas com poucos recursos, podem tentar criá-los por eles próprios para oferecer ao visitante.

    Tempo estimado: 1 hora

    25. SUMÁRIO ENTREVISTA/PODCAST

    Se faz entrevistas em vídeo ou como podcast, uma transcrição ou sumário da entrevista pode servir como lead magnet para aqueles que não têm tempo para ver ou ouvir a entrevista por inteiro.

    A maioria dos podcasts fornece uma transcrição na página. Se fizer um entrevista em vídeo ou áudio (podcast), e não puder fazer uma transcrição completa, coloque pelo menos os pontos principais da entrevista num PDF descarregável.

    Lead magnet sumário

    Tempo estimado: 30 minutos

    26. CONTEÚDO PARA MEMBROS

    Se vende acesso ao seu conteúdo numa área de membros, pode fornecer acesso gratuito a algum desses conteúdos em troca do endereço de email do visitante.

    A empresa Pando dá aos seus membros conteúdo exclusivo, como artigos, vídeos e outros.

    Lead magnet conteúdo membros

    Este pode não ser um lead magnet prático para usar, mas qualquer tipo de conteúdo que tenha no seu website, pode “fechá-lo” apenas para membros, aqueles que submeterem os seus dados para ter acesso.

    Tempo estimado: 15-30 minutos

    27. CONSULTORIA GRATUITA

    No mundo da consultoria é por vezes mais fácil gerar leads quando se dão consultorias gratuitas iniciais. No meu caso, já cheguei a fazer alguma consultoria gratuita via Clarity (faço donativos por cada consultoria paga).

    Mas isto tem que ser planeado. A consultoria gratuita deve ter um tempo limite para que não haja abusos, já que haverá pessoas que irão querer tirar partido da sua oferta. Coloque um limite de 20 a 30 minutos.

    Tenha um plano estruturado de como as coisas vão se seguir. Planeie a conversa com a lead se possível, sobre os pontos que irão ser debatidos, de forma a ajudar a pessoa que veio ter consigo, e reserve alguns minutos para vender consultoria adicional ou os seus serviços.

    O seu tempo é precioso, estime-o com carinho. Não passe mais tempo do que necessário com aqueles que lhe querem sugar o seu tempo, e que não sejam leads qualificadas para contratar os seus serviços.

    Neil Patel (o careca na imagem) é um profissional que oferece uma avaliação/consultoria inicial para quem preencher os seus dados no formulário.

    Lead magnet consultoria

    28. SORTEIOS/GIVEAWAYS

    Sorteios e ofertas são ótimos para gerar leads. Estes devem ser um bom negócio, ou seja, um produto ou serviço que seja bom e esteja a um preço reduzido.

    Este giveaway no site do KingSumo oferece uma subscrição de 1 ano do Evernote Premium em troca dos dados do visitante.

    Lead magnet sorteio

    Estes sorteios e ofertas podem-se tornar virais, podendo ter um alcance maior do que outros lead magnets que tenha.

    Para criar ou promover estes sorteios, experimente juntar-se numa parceria com alguma empresa. Esta pode fornecer o produto, ou pode ajudar na promoção dele. Por exemplo, se o seu parceiro tiver uma grande audiência no Facebook, terá mais exposição ao promover esta oferta na página de Facebook dele.

    Tempo estimado: 2 horas

    29. CHEAT SHEET/CÁBULA

    Uma cheat sheet (cábula) também são bastante populares para apresentar ao utilizador. Estas cábulas são apelativas porque são uma condensação de material apresentado de forma resumida.

    Pense nos resumos das obras literárias, que em jovens éramos obrigados a ler e perceberá o apelo que este tipo de incentivo tem. Tudo o que faz poupar tempo e esforço é algo que as pessoas querem.

    Se é empreendedor ou marketer, o recurso seguinte provavelmente iria ser bastante apelativo.

    Crie uma cábula com bom design para o seu público-alvo, que lhes faça poupar tempo e seja útil.

    Lead magnet social media cheatsheet

    Tudo o que faz poupar tempo e esforço é algo que as pessoas querem.

    Tempo estimado: +2 horas.

    Conclusão

    Espero que esteja guia lhe dê ideias para o seu próximo lead magnet. Por falar nisso, já tem um lead magnet? Gostaria de criar um funil completo de vendas, com a criação dum lead magnet, landing page, thank you page e integrar tudo na sua plataforma de gestão de emails?

    Contacte a nossa agência ou peça uma consultoria pessoal comigo via Clarity.


5 Comments

  1. Parabéns pelo excelente artigo! Esta á uma das ferramentas mais menosprezadas pelos marketeers aqui em Portugal, e uma das mais poderosas. Permitem resultados brutais com investimentos muito baixos.

    • Concordo com o Rui é que este conceito é pouco usado pelos marketers e empresas em Portugal, apesar de ser um trunfo que pode gerar ótimo retorno. Obrigado pelo comentário, Rui.

  2. Parabéns pelo bom conteúdo aqui partilhado.
    Conhecem algum plugin wordpress que “replique” uma landingpage com o “?id=xxx” no final do link, onde cada ID seja específico de cada “afiliado” com o seu email pessoal no form de contacto dessa landingpage?
    Obrigado.

    • Rodrigo, há shopping carts que têm gestão de afiliados e que poderão fazer o que estás à procura. O SamCart é um deles, o InfusionSoft deve permitir isso também, se bem que o InfusionSoft é um “all-in-one” email marketing, autoresponder, shopping cart, etc.

  3. Parabéns pelo conteúdo. Bem completo,direto e claro. Sigo vcs e sempre tenho uma ótima experiência. Obrigada.

Deixar uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

clear formPost comment