Como saber se precisa de um novo logótipo

O seu logótipo é a forma que os seus clientes têm de identificar a sua marca, o que por si só é um dos aspetos mais importantes do seu negócio. Se não começou com o pé direito então o melhor é considerar fazer um novo logótipo.

Um novo design de logótipo é uma das melhores maneiras de mostrar aos seus clientes, que o seu negócio está a fazer uma mudança positiva. É difícil saber quando será a melhor altura para fazer o redesign de um logótipo.

Por isso, deixo aqui alguns sinais, de que está na hora de um novo logótipo para a sua marca:

Já não gosta ou nunca gostou do seu logótipo

No início pode não ter tido tempo ou recursos para ter o logótipo certo, mas se tiver oportunidade de fazê-lo agora não deve hesitar. É fundamental que goste do seu branding, porque se não gostar quem irá gostar?

O seu logótipo não se destaca da concorrência

Com o mercado cada vez mais saturado, é importante que se diferencie da sua concorrência. Se o seu logótipo é completamente oposto ao do seu principal concorrente, não só se destaca, como os seus potenciais clientes estão mais suscetíveis de o ver como uma marca alternativa, em vez de uma imitação.

O seu logótipo dá problemas

O seu logótipo quando reduzido perde legibilidade e fica completamente irreconhecível ou é demasiado caro imprimir porque tem várias cores, mudar para um design mais simples é a melhor opção, pois vai ajudar a poupar-lhe dinheiro a longo prazo.

O seu logótipo está ultrapassado

Estar ultrapassado, ser antiquado raramente é coisa boa. É verdade que marcas como a Coca-Cola têm logótipos intemporais que pouco foram alterados.

Algumas fontes, cores ou formas podem passar a imagem de que a sua empresa é antiquada e essa não é a imagem que quer passar. É importante manter-se relevante.

A sua empresa está a crescer

Se a sua empresa está:

  • a crescer
  • a criar uma presença internacional
  • a expandir-se para novas categorias de produtos
  • a fundir-se com outra empresa
  • Estas são todas boas oportunidades para mudar o seu logótipo, principalmente se o nome da empresa tiver outro significado noutro país ou se o seu logótipo atual é algum produto específico.

    O redesign de um logótipo nunca deve ser tomado de ânimo leve, deve sempre pensar cuidadosamente antes de mudar o seu logótipo. Algumas vezes a melhor estratégia passa por melhorar o logótipo existente, em vez de mudar radicalmente.

    Embora alguns logótipos tenham sido mal concebidos que simplesmente não dá para melhorar, um bom designer vai-lhe dar a sua opinião sobre a melhor opção para o seu logótipo.

    Na DesignPT, ajudamos empresas de todos os tamanhos a construir marcas imparáveis, se você ou a sua equipa, precisa de ajuda ou aconselhamento com o design do seu logótipo, entre em contacto connosco.

    Artigos relacionados:
    Os 3 maiores riscos de fazer rebranding
    4 Coisas a não fazer quando quiser um logótipo
    O logotipo duma empresa pode ditar o sucesso dela?
    Como ter mais exposição para o seu Logotipo

    logotipo ebrownie 225pxaltura1 - Como saber se precisa de um novo logótipo
    Design Logótipo
    Crie a sua marca com orgulho
    a partir de €200

    Gostou do artigo?

    Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

    Deixe uma resposta

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    Post comment