Os logótipos têm uma grande relevância histórica da maneira como comunicam com o consumidor.

Antigamente, um carro ou uma chave de fendas significava que havia um mecânico naquela garagem, as pessoas que conseguiam ou não conseguiam ler, todas elas podiam ver o tipo de serviço ou produto que estava disponível.

Logotipo com chave de fendas

A identidade visual da sua marca é um aspeto importante ao comunicar com o seu público-alvo. É a primeira impressão que eles têm na mente deles.

É a ferramenta mais poderosa que tem para atrair as pessoas para a sua marca. A tipografia, as cores, e os elementos visuais que usa no seu design influência a perceção do consumidor relativamente à sua marca. Se cometer um erro no design da sua marca irá perder a “embalagem” para com eles.

No cerne da sua marca assenta o design do seu logótipo. Isto é também comummente referido como “logomarca”, pois é usado nos seus produtos, cartões de contacto, website e todos os outros materiais de marketing que produz.

Logótipo em estacionário e móvel

Logótipo aplicado em estacionário e website

Os seus materiais de marketing representam a sua empresa, comunicam a ideia por trás da sua marca, e dizem ao consumidor a história da sua marca. Imagine o que acontece quando o seu design não funciona? As pessoas podem receber uma mensagem diferente daquela que queria passar.

No mundo dos negócios, a identidade da marca é o que diz a si mesmo(a). As ideias, as cores, as fontes e os elementos visuais que identifica com a sua marca.

No outro lado da equação está a imagem da sua marca, ou seja, a maneira como os clientes o vêem, o que pensam e sentem quando vêem a identidade visual da sua marca. Se eles não estão a par e passo entre eles, então o seu negócio está a negligenciar o seu público-alvo.

Suponhamos que investiu uma boa quantidade de tempo, dinheiro e esforço ao desenhar a sua marca. Está a promover os seus produtos e serviços com o seu logótipo em tudo aquilo que apresenta no mercado.

No entanto, a resposta do mercado não é tão boa quanto seria de esperar, ou diminuiu ao longo dos anos? Há muita coisa que pode correr mal com o design do seu logótipo, o que lhe deve incutir em si a pergunta: devo pensar em fazer um redesign do logótipo da minha empresa?

Rapaz e rapariga com símbolo de pergunta

Eis algumas questões mais concretas para colocar a si mesmo(a).

  1. Usar espadas e escudos como um elemento de design num logótipo duma instituição académica é uma má ideia. Canetas e livros serão mais apropriados. O seu logótipo é representativo do seu negócio?
  2. As empresas evoluem e crescem com o passar dos anos. Podem começar a ter mais produtos ou serviços e ter mais aspirações. O seu logótipo comunica os valores da sua marca?
  3. Certos símbolos e elementos visuais podem ser ofensivos para o seu público-alvo. Outros podem ser irrelevantes ou não despertar as emoções esperadas. O seu logótipo falhou em atrair as pessoas para o seu negócio?
  4. A tecnologia está em constante evolução. Os media atuais são avançados e requerem cada vez maiores resoluções e detalhes no design e gráficos. Os media e as tendências atuais desatualizaram o seu logótipo?
  5. Certas empresas excedem-se ao desenhar os seus logótipos. Abusam de símbolos, muitas cores e uma série de fontes (tipos de letra). Isto torna difícil ver e perceber a marca. O seu logótipo é muito complexo para o seu público-alvo?
  6. A sua empresa tem uma história por trás. Pode bem ser o futuro que previu para ela ou o passado deslumbrante que teve com ela. O seu logótipo passa a história da sua marca?
  7. Com os seus produtos e serviços, campanhas de marketing e publicidade, faz-se uma promessa ao consumidor, com os produtos e serviços que temos para lhes apresentar. O seu logótipo mantém-se fiel à promessa da sua marca?

Design logótipo
Logótipos para empresas
a partir de €200

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment