Marketing aborrecido torna uma empresa aborrecida. Não queira pôr os seus potenciais clientes a dormir, qual melatonina e chá de camomila.
Fuja da tendência dos outros, que é empurrar constantemente vendas e mais vendas para os seus clientes, com o mesmo tipo de design, fotos de bancos de imagens “batidas”, falta de comunicação ativa online&offline, e experimente em vez disso estas 5 táticas para fazer um refresh à sua comunicação de marketing entre a sua empresa e os seus clientes.
- Inspire-se. Vá para além das fontes habituais para ter ideias. Por exemplo, o Instagram ou o Pinterest podem ser duas redes sociais onde pode arranjar inspiração, seja nas fotos do Instagram ou nos álbuns e pins do Pinterest. Investigue o que o seu público-alvo, clientes e potenciais clientes estão a fazer nessas redes sociais, porque este será um público sofisticado e conseguirá perceber o que eles gostam e aspiram a ser ou fazer.
- Comunique com vigor. Melhore a sua copy (texto) ao fugir dos termos que são muito usados ou linguagem genérica. A melhor maneira de ser medíocre é copiar toda a gente. Por vezes é necessário usar termos habituais, mas quando possível, use-os com mais palavras descritivas que tenham impacto ou sejam “fixes”. E uma dica bónus, depois de ter o seu texto feito, corte-o em 10 a 20% para que as suas mensagens sejam bem sintéticas.
- Seja colorido(a). Mesmo que o seu logótipo seja a preto-e-branco, faça uso duma cor acentuada (secundária/complementar, ou uma que goste), porque as pessoas normalmente respondem bem a cores bem usadas. A cor não tem de corresponder a nenhuma cor específica no seu logótipo, pois às vezes até destacam mais a sua marca por serem de cores diferentes. Peça ajuda a um profissional gráfico ou uma agência para saber como melhor usar a sua identidade gráfica para todos os seus materiais de marketing serem congruentes.
- Melhore as suas imagens. As imagens, quer sejam fotografias de bancos de imagens ou gráficos personalizados, têm mais impacto do que apenas texto. Coisas visuais comunicam de forma mais rápida e melhor do que apenas as palavras. Use imagens que pareçam naturais e que consigam mostrar o que pretende, através dum apelo à ação (call to action). Se está a usar fotografia de bancos de imagens, não coloque as fotos tal e qual como elas estão, em vez disso, personalize-as com cores diferentes, filtros e emblemas/certificados, colocando o seu próprio apelo à ação (em forma de botão ou outro).
- Não tenha medo de pagar. Talvez não tenha tempo ou perícia para conseguir criar ou melhorar os seus materiais de marketing. O objetivo de ser empreendedor(a) é delegar as tarefas que não queremos, podemos ou sabemos fazer, portanto não tenha medo de contratar um profissional porque é um investimento que fará em si. Se quem está responsável por uma empresa não tem a habilidade para tal, não é um uso produtivo do tempo dessa pessoa querer fazer aquele trabalho só por não querer pagar a alguém. Coloque pelo menos 10% dos seus lucros para gastar em marketing ou design. Se for este o seu caso, peça ajuda duma agência de design digital profissional.
Antes de começar a atuar nestas táticas, saiba primeiro o que é que até agora tem funcionado (ou não tem funcionado) nos seus esforços de marketing, pois isto permite-lhe criar um novo plano baseado naquilo que os seus clientes e potenciais clientes irão responder bem. Faça o acompanhamento de métricos como contactos por telefone e email, e de outros menos mensuráveis, como likes, retweets, +1s, check-ins (foursquate).
Lembre-se que o comportamento do consumidor irá variar ao longo do tempo, portanto testar conteúdo e rever com frequência os seus objetivos e táticas dá-lhe a capacidade de poder ajustar as suas estratégias ao longo do tempo. Ao usar esta informação, poderá segmentar a sua mensagem para segmentos da sua lista, ou saber o que retirar da sua estratégia.