velhote com chapéu mão a descansar na cara

Você faz estes erros de marketing no Facebook?

Se você usa o Facebook para comercializar a sua empresa, o seu projeto ou a sua marca, parabéns, porque com esta rede social você tem o potencial de conseguir chegar a um público muito vasto. No entanto, só vamos conseguir chegar a esse público corretamente se tivermos em conta a melhor forma de fazer marketing no Facebook sem cair nos erros que a maioria dos empreendedores comete: que é tentar promover e empurrar em demasia os nossos produtos e serviços ou tentar automatizar o processo.

É necessário um plano que nos permita ter uma conversação de dois sentidos com os nossos fãs. Isto aumenta o envolvimento que temos com as pessoas e tornará mais fácil crescer o nosso número de fãs. Eis os erros de marketing no Facebook que os empreendedores e empresas cometem, e como os evitar. Você está a cometer alguns destes erros?

Erro 1 – Ser demasiado auto-promocional

O grande erro que alguns dos nossos clientes cometiam antes de pedirem a nossa ajuda com a publicação de conteúdos no Facebook era apenas promover o conteúdo deles. De cada vez que tinham um produto ou lançavam uma promoção, eles pensavam que seria uma boa ideia ir logo a correr para tentar mostrar isso no Facebook.

A ideia não é má, desde que você também esteja a partilhar conteúdo em que os seus fãs estão interessados. Se você só publica conteúdo a promover a sua própria marca, os seus fãs vão-se começar a sentir pressionados e irão-se desligar de si, ao mesmo tempo que pensam que a sua página é um antro de publicidade e mais nada, o que poderá ter a repercussão de deixarem de Gostar da sua página, e perder Gostos pode sair caro.

Varie os conteúdos que coloca na sua página, e não tenha apenas links para o seu website. Pode colocar links para notícias na sua indústria, ou factos engraçados, imagens, vídeos ou mesmo partilhar aquilo que os seus fãs colocam para a sua página. Se está com problemas em encontrar ideias sobre que tipo de posts publicar na sua página Facebook, dê uma espreitadela ao que as grandes marcas estão a fazer no Facebook, assim como as páginas Facebook da concorrência, para daí tirar alguma inspiração.

Erro 2 – Não responder a comentários negativos

Pior do que responder a comentários negativos é apagá-los. Não apague comentários negativos. As pessoas cuja voz lhes foi tirada irão percorrer montanhas e vales para o prejudicar ainda mais.

O Facebook permite uma conversação de dois sentidos com o seu público, tantos os fãs como aqueles que não gostam de si. Devido a este espaço aberto de partilha e comunicação, você está suscetível a críticas negativas, e aprender em como lidar com elas de antemão vai ajudá-lo(a) quando elas ocorrerem.

  1. Mantenha-se positivo. Estar na defensiva ou responder de forma negativa só vai refletir mal na sua imagem e na imagem da empresa. Matenha a conversa amigável.
  2. Seja aberto e transparente. Agradeça o feedback da pessoa e a sua disponibilidade em encontrar uma solução.
  3. Responda em público. Comente ou responda diretamente na publicação ou comentário dessa pessoa, em aberto, em vez de enviar mensagens privadas para cada crítico.

E não apague os comentários negativos que aparecerem. Se os fãs notarem que eles estão a ser alvo de censura, eles vão ficar ainda mais chateados. O único tipo de posts e publicações que deve eliminar é o spam, críticas sem nexo feitas com Caps Lock, chamar nomes, usar palavrões, e outros comentários óbviamente maliciosos sem razão por trás. Uma troca de argumentos é bem-vinda, mas ataques sem sentido não.

Erro 3 – Pensar que o n.º de fãs é a estatística mais importante

Pode ser muito satisfatório ver o número de Likes a aumentar na sua página ao longo do tempo, mas o envolvimento é o métrico mais importante, não os fãs.

Se você tem 5000 fãs e só 1% dessas pessoas visitam a sua página de forma regular, isso são apenas 50 pessoas a comentar, gostar e partilhar o seu conteúdo.

Se você tem 500 fãs, e 50% deles interagem com a sua página frequentemente, então isso são 250 fãs a comentar, gostar e partilhar o seu conteúdo.

Quando os fãs estão envolvidos com o seu conteúdo, os amigos deles vêem as suas atualizações na feed de notícias deles, portanto há o potencial de angariar ainda mais Likes de forma natural. Isto é particularmente útil se você estiver a gastar dinheiro a tentar arranjar 5000 fãs para a sua página, depois deixa de gastar o dinheiro, e pode descobrir que é difícil continuar a crescer os seus fãs se o seu envolvimento é baixo.

Erro 4 – Nunca fazer perguntas aos fãs

Uma forma eficaz de envolver os fãs para o seu conteúdo é fazer-lhes uma pergunta. Mostre-lhes que você se importa com a opinião deles. Muitas das marcas e empresas no Facebook colocam frequentemente perguntas aos fãs. Também ajuda a variar o tipo de conteúdo que é publicado na sua página. E se você for mesmo criativo, ainda consegue colocar a pergunta ao mesmo tempo que promove subtilmente o seu produto.

colocar perguntas a fas

Erro 5 – colocar apenas texto

Colocar publicações apenas com texto torna-se aborrecido. Há muitas maneiras de partilhar conteúdo no Facebook. Além dos status update, você também pode colocar links, fazer o upload de fotos e imagens, vídeos, colocar uma questão a votação, colocar um evento ou uma oferta para redimir. Da mesma forma que você quer variar o tipo de conteúdo no seu blog para manter os leitores interessados, varie o seu tipo de conteúdo na página Facebook para fazer parecer com que o seu mural pareça interessante e divertido.

Erro 6 – não melhorar as suas imagens na página

Quando você faz o upload duma imagem de perfil, o Facebook redimensiona-a automaticamente para se enquadrar no tamanho da miniatura que aparece na feed de notícias dos utilizadores e no seu mural. Na sua página Facebook, o logótipo da sua empresa poderá vir a ser cortado na miniatura, e isto é mau porque não fica congruente com o resto da sua imagem, e mau igualmente para o reconhecimento e perceção da marca.

Para evitar isto, certifique-se que as dimensões do seu perfil de Facebook estão corretas para o redimensionamento que irá acontecer na miniatura. Uma imagem de perfil deve ser 200 pixéis de largura por 200 pixéis de altura.

Erro 7 – automatizar os posts no Facebook

Embora possa parecer atrativo usar a opção de agendamento do Facebook para agendar antecipadamente o seu conteúdo no Facebook, essa poderá não ser a melhor via a seguir. Se quiser manter uma página de sucesso, você precisa de colocar conteúdo fresco e apelativo que os seus fãs vão prestar atenção. Isto envolve:

  1. Conteúdo atempado. Nem sempre você agendar antecipadamente as coisas. Um exemplo disto são notícias relevantes ou algum tipo de avanço ou descoberta na sua indústria.
  2. Resposta aos fãs. Se acabou de receber um comentário em forma de pergunta de um fã, você pode criar um post a responder a essa questão. Este é mais um exemplo de algo que não pode ser agendado.
  3. Respostas individuais. Nem todo o tipo de conteúdo que você irá colocar serão novas atualizações. Você deve também responder a todos os comentários e posts dos seus fãs na sua página para dar a entender que se interessa por eles.

Erro 8 – esquecer-se de promover a sua pág. no seu website

Se você não colocar um link para a sua página Facebook no seu website, será que os seus clientes e potenciais clientes vão adivinhar? Os visitantes ao seu website e os leitores do seu blog já encontraram o seu conteúdo ao pesquisar por algo específico e relevante para eles no Google, ou ao terem clicado num link noutro website. Eles estão à partida interessados naquilo que você tem para dizer. Coloque uma caixa de Facebook Like numa barra lateral ou no footer do seu website para que os seus visitantes possam Gostar da sua página sem sequer ser necessário que eles saiam do seu website.

Quais são os maiores erros que as grandes marcas fazem nas suas páginas Facebook?

Como Envolver os Fãs no Facebook

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment