ícone com tablet e dedo

É fácil para um empreendedor ou empresário ficar preso na área de desenvolvimento de conteúdos e que páginas precisam de incluir no website deles.

Podem ter de se basear muito na empresa que lhe está a desenvolver o website, mas afinal de contas, quem é que percebe mais sobre a sua indústria?

Este deverá ser um esforço partilhado.

Algumas das questões que costumamos ter são:

  • Preciso duma página de Testemunhos e será que lhe tenho de chamar isso?
  • E se eu não tiver testemunhos ainda?
  • Como é que sei o que incluir em cada página?
  • Deverá ser “Sobre Nós”, “Sobre Mim”, ou apenas “Sobre”?
  • Que páginas preciso de incluir no meu website da empresa?

Existem 11 páginas web, que por pré-definição toda a empresa deveria ter (ou pelo menos a maioria). A forma como o conteúdo é apresentado nas páginas pode variar de site para site, mas as páginas permanecem as mesmas.

Eis uma lista de 11 páginas web que recomendo e alguma informação sobre o que deve ser incluído em cada uma delas.

1. HOME
Apresente um sumário de quem é e o que apresenta. Você deve tornar o conteúdo da sua homepage interessante e envolvente, porque tem de captar a atenção do utilizador nos primeiros segundos que eles estão na página.

O que incluir: Explicação breve de quem é e o que faz, uma descrição ou lista dos seus produtos e serviços, e possivelmente uma explicação de como os mesmos irão beneficiar o visitante.

2. SOBRE
Esta é uma oportunidade para mostrar um panorama sobre a história do negócio e educar o visitante em como é que você é diferente da sua concorrência.

O que incluir: Um panorama geral sobre o negócio incluindo a história da empresa, informação sobre os responsáveis ou gestores. Se você é um “one-man show”, inclua uma foto com a sua bio, quaisquer prémios ou reconhecimentos especiais, e os seus pontos únicos de diferenciação.

3. SERVIÇOS
Página para mostrar informação sobre os serviços que apresenta. Comece esta página com um sumário dos serviços e descreva-os por baixo. Se tem um grande número deles, ou muita informação sobre cada um, poderá separá-los em categorias e incluir um link para uma sub-página específica sobre esse serviço individual. Isto é o que fazemos na nossa página de Serviços da agência.

O que incluir: Sumário dos serviços disponibilizados, com lista de serviços descritos de forma breve, com links para verem mais sobre serviços específicos (opcional), benefícios que o visitante receberá do serviço, e como os serviços são diferentes da concorrência.

4. PRODUTOS
Coloque aqui informação sobre os produtos que tem para oferecer. Inicie a página com um sumário breve sobre os produtos e uma lista por baixo. Se tem uma grande quantidade de produtos ou muita informação sobre cada um deles, opte por separá-los por categorias e incluir um link para uma sub-página para o visitante saber mais sobre esse produto específico.

O que incluir: Sumário dos produtos que tem, com uma lista de produtos e descrição breve para os mesmos, com links para saberem mais sobre produtos específicos (opcional), benefícios que o visitante receberá dos produtos, características deles, e como os produtos são diferentes dos concorrentes.

5. FAQ
FAQFrequently Asked Questions é uma página onde pode aproveitar para responder a questões que os seus potenciais clientes lhe poderão perguntar repetidamente. Uma FAQ num website ajuda a cortar no tempo que iria usar nas perguntas que os visitantes terão respondidas no seu website. Aquando da formulação das perguntas, ponha-as de forma positiva. Enquanto que quer responder às questões de forma honesta, você também se quer certificar que mantém o leitor interessado. As suas respostas devem ajudar a persuadir o visitante a tomar o próximo passo, para contratar os seus produtos ou comprar o seu produto.

O que incluir: Perguntas que você é colocado frequentemente, ou questões que você pense que possam aparecer no decurso da conversa com um potencial cliente, ou dúvidas que possam adereçar (e resolver) objeções possíveis que os seus prospetos possam ter, perguntas que ajudem a remover barreiras mentais ou perceções menos corretas que os seus prospetos possam ter.

6. TESTEMUNHOS
Mostre aos seus visitantes quão espetacular você é. Os testemunhos, especialmente aqueles que incluem uma foto e informação de contacto ou morada do website, ajudam a melhorar a sua credibilidade e nível de confiança. Eles mostram aos seus prospetos que outras pessoas o contrataram ou compraram o seu produto e tiveram sucesso com os mesmos, ao passo que os incentiva a fazer o mesmo.

O que incluir: Uma frase ou duas (breves) na própria página, ou uma introdução à mesma, com testemunhos, fotos, descrição da posição, e quando possível, informação de contacto ou morada web. Veja o exemplo da nossa página de testemunhos. Além dessa página, temos testemunhos espalhados por todo o nosso website em áreas estratégias.

7. CONTACTO
A página dos contactos é importante por razões óbvias e é obrigatória. Dê ao seu visitante as diferentes maneiras de como podem entrar em contacto consigo. Recomendo ter o seu contacto de email e número de telefone no rodapé ou no cabeçalho (no topo) em toda as páginas do seu website.

O que incluir: Morada física, n.º de telefone, móvel, fax (se aplicável), email, perfis (pessoal ou corporativo) nas redes sociais tais como Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+ e Pinterest, por exemplo. Mostrar direções é importante se tem um local físico, horário de funcionamento, e como o podem contactar. Tenha também um formulário de contacto nesta página para pessoas que preferem preencher um formulário, e assinale com um “visto” a possibilidade de se inscreverem na sua newsletter aquando do contacto através do formulário, como nós temos na nossa página de Contactos.

8. POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Dê a conhecer aos seus visitantes que a informação destes está segura consigo, e se não estiver, revele esse facto. Esta é a página onde tem de descrever como qualquer informação que você coleciona será usada, e se ela será partilhada ou não.

O que incluir: Lista de informação colecionada, como a informação é usada, como eles podem pedir uma cópia da informação que você tem sobre eles, e se a vossa informação será partilhada, e se sim, por quem, e as políticas que você tem em vigor nesta página para proteger a sua empresa, o seu website e os seus visitantes.

9. PORTFOLIO
Se a sua atividade envolve a criação de algo que justifique um portfolio, esta página é a sua oportunidade para assim o fazer. É uma página obrigatória para artistas, designers, fotógrafos, mas também escritores, construtores, entre outros. A página do portfolio é onde mostra o seu trabalho aos seus visitantes. Eis a nossa página de Portfolio como exemplo.

O que incluir: Amostras dos seus trabalhos. Mostre uma variedade de amostras porque dá maior hipótese para que os visitantes se poderem identificar com diferentes tipos de trabalhos ou estilos. Poderá fazer sentido dividir por categorias como nós temos (branding, web design, etc).

10. SALA de IMPRENSA
Esta página poderá ser um espaço de apresentação aos meios de comunicação social, de mostra de notícias. Poderá colocar links para artigos de notícias ou onde você apareceu em meios noticiosos ou press releases sobre os seus feitos (ou da empresa).

O que incluir: Formas de como os meios de comunicação social o podem contactar, como os pode ajudar, links de kits de media, como fotografias profissionais suas, uma bio, lista de links para artigos onde você ou a sua empresa foi mencionada, ou uma lista de press releases.

11. BLOGUE
Poderá fazer sentido ter uma secção de blogue no seu website. Quer tenha ou não a página anterior (sala de imprensa), com o blog pode ajudar e educar os seus visitantes e leitores, que é o que fazemos com o nosso blog.

O que incluir: Artigos educacionais que ajudam os seus leitores, prospetos e clientes, conteúdo que lhes seja útil e relevante para mostrar a mais valia que lhes traz e a sua competência enquanto profissional ou empresa competente na sua indústria.

A bola está do seu lado

Há alguma página que na sua opinião acha que deveria ser incluída nesta lista como parte do web design dum website? Há alguma página que você acha que é importante e tem de ser adicionada à lista? Ou alguma que deveria ser removida? Dê a sua opinião nos comentários em baixo.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment