símbolo do euro

Poderíamos dar-lhe uma longa lista de plataformas para experimentar, mas isso não vai ajudar ninguém – cada empresa tem as suas próprias exigências e necessidades.

Esta decisão, infelizmente, não se adapta para todos: ter uma ideia do que precisa em primeiro lugar, vai ser muito mais fácil quando começar a procurar. Estamos aqui para guiá-lo(a) através desse processo de tomada de decisão, e espero tornar a escolha mais fácil.

Veja também infográfico de comparação de Prestashop vs Magento vs OpenCart

Antes de escolher

Antes de mergulhar no mundo das plataformas de e-commerce, há muito a considerar. Não só isto vai dar uma ideia melhor do que procurar, mas deve concentrar a sua pesquisa em apenas pacotes relevantes, em vez de investigar as centenas de opções disponíveis.

Mercado online ou site?
Uma das primeiras perguntas que deve perguntar a si mesmo(a) é se quer hospedar a sua loja em um mercado online, como o eBay ou outros, ou se quer ter o seu próprio site. A resposta deve depender do tipo de produto que está a fornecer, bem como, o quão grande é o seu orçamento, para ter o seu próprio site de e-commerce ou não.

Tecnológico?
Se a informática não é o seu forte, pode ser mais fácil ir para as plataformas com uma vasta gama de modelos pré-concebidos, e opções de personalização fáceis, especialmente, se não tem orçamento para a contratação de um designer para ajudá-lo. Para aqueles que sabem o que se faz nos bastidores, existe uma ampla gama de opções, especialmente quando se trata de personalização. Contudo, tenha cuidado para não perder muito tempo: a sua loja online deve fazer-lhe ganhar dinheiro, não ocupar todo o seu tempo.

O seu produto?
O tipo de produto que vende vai ter um enorme impacto, sobre o tipo de plataforma que funciona melhor, para o seu negócio. Se está sempre a atualizar a sua lista de produtos, uma solução que permita que os seus dados sejam de fácil importação é de vital importância, se o seu produto raramente muda, uma plataforma mais simples será o suficiente.

A sua importância?
A importância duma loja online para o seu negócio, será outro fator importante a considerar. Se tem uma loja física, e a sua versão online será para os clientes que estão mais longe, não é tão importante se estabelecer, como se estivesse totalmente dependente do seu site para obter lucro. Decida quantas conversões espera obter, em média, e em seguida, passar a quantidade adequada de tempo e dinheiro na sua loja online.

O seu orçamento?
A variedade de plataformas disponíveis garante que as empresas, mesmo as com menores orçamentos (ou inexistente), vão ser capazes de encontrar algo adequado. Se não tem orçamento para gastar, optar por sites como o eBay, para vender os seus produtos, pode ser uma escolha, se o produto for adequado. No entanto, se o seu orçamento é ilimitado, por que não contratar uma equipe de web design e começar o seu site a partir do zero?

A popularidade das plataformas?
Embora queira que o seu site seja único e exclusivo para a sua empresa, utilizar uma plataforma popular vai ser uma grande vantagem para os clientes. A plataforma utilizada por uma gama enorme de empresas levará a uma melhor experiência do usuário: se os clientes estão familiarizados com o layout de um site, eles estão mais propensos a confiar, e não abandonar o carro no último minuto. A popularidade é algo que se deve analisar para as soluções de e-commerce: quanto mais as pessoas utilizam, o mais provável é estar a receber bons resultados.

Tudo sobre a Plataforma

Pense sobre qual será a melhor maneira de vender o seu produto, e quais as características que você espera de uma solução de e-commerce.

Emails automáticos
A maioria das plataformas tem isto como um recurso, mas verifique. Pode ser algo que não quer, mas pense na paz de espírito que um cliente vai ter ao receber a comunicação, mesmo que faça a compra, enquanto você está a dormir na cama, vale a pena.

Isto não impede, de mais tarde, enviar um email personalizado, ou com os detalhes da encomenda. Coloque-se no lugar dos seus clientes – ao fazer uma compra, eles querem receber um email com todas as informações relevantes e outro quando a encomenda for expedida e provavelmente agradecem pelo facto de os manter atualizados.

Personalização
Como mencionado anteriormente, muitas soluções de e-commerce têm uma gama de opções para escolher quando se decide personalizar. Confira o quão os modelos são fáceis de personalizar, e se o HTML pode ser modificado. Quanto mais fácil e mais simples é de personalizar melhor: você quer a sua loja, mas não quer gastar todo o seu valioso tempo nela. Tenha em mente, que o seu objetivo deve ser de torná-la fácil de navegar quanto possível, e aumentar a experiência do usuário.

Marketing
É essencial instalar o Google Analytics na sua plataforma, para monitorar todo o tráfego do seu website. Poderá sempre levar tráfego para a sua loja de e-commerce com campanhas de marketing online, como Google adwords e SEO. Ter uma plataforma que rastreia os utilizadores e está bem posicionada nos motores de busca irá colocá-lo(a) na direção certa.

Idiomas
Se você está a planear em expansão em vários países, adaptar o seu site para a língua, transporte e moeda é vital. Algumas soluções, de e-commerce possuem uma variedade de línguas, ou seja, os clientes no exterior serão capazes de se envolver sem terem de recorre a ferramentas de tradução.

Versão Mobile
Ter um site que se adapta ao mobile é outra coisa que precisa considerar: algumas plataformas oferecem esse serviço, por isso, se você acha que é provável que os seus clientes procurem o seu produto através de um telemóvel ou tablet, certifique-se que está a usar uma solução, que permitirá compras a partir do mobile.

Gerenciamento de dados
Quer seja a lista de stocks ou os detalhes dos consumidores, descubra a melhor forma para controlar os dados. Você quer uma forma que permita fazer um rápido upload, ou está satisfeito de fazê-lo manualmente? Faça uma pesquisa por algumas plataformas para saber das opções existentes.

Artigo relacionado: Prestashop vs Magento vs OpenCart

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4778

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment