pop vs imap miniatura

IMAP vs POP: uma explicação simples

O acesso ao email por via de clientes de email (Outlook, Thunderbird ou outros) baseia-se em dois protocolos, IMAP ou POP.

Qual deles é o ideal para si? Depende.

Se precisa de aceder ao mail incluindo emails antigos, e a partir de vários aparelhos, você vai querer usar IMAP. Este protocolo não descarrega as suas mensagens (na maioria dos casos), em vez disso, liga-o às pastas de email no servidor. Isto significa que o seu portátil, a sua tablet, telefone e computador de secretária poderão todos ver os mesmos emails quando acedidos via IMAP.

Por outro lado, o POP é o oposto, já que faz o login no servidor, descarrega as novas mensagens e remove-as do servidor. Isto significa que se apenas usar um computador, esse computador contém todos os seus emails, e se você tiver vários aparelhos com o protocolo POP, cada um deles vai ter apenas uma porção do seu email.

POP

IMAP

Então qual devo usar: POP ou IMAP

Depende dos seus objetivos e necessidades. Com IMAP, a maioria dos clientes de email, por pré-definição, deixa todo o seu email no servidor permitindo que qualquer cliente de email que tenha configurado para acesso via IMAP consiga ver o email. Isto significa que o mail no seu portátil será o mesmo que o mail no seu computador de secretária, ou qualquer outro aparelho em que veja os mails, desde que cada um deles o esteja a aceder a partir de IMAP.

Se você usar diferentes aparelhos, o IMAP é a melhor escolha, já que o POP descarrega o seu mail para o primeiro computador que aceder ao servidor. Portanto, se você tem mail e aceder com o seu portátil via POP, irá descarregar o mail e removê-lo do servidor, e se o acedesse a partir do computador no seu escritório, o mail já lá não estaria.

Com IMAP você pode criar pastas no servidor de email para dividir o mail de forma organizada e ao seu gosto. Por exemplo, poderá ter uma pasta de “Leads”, outra de “Clientes”, outra de “Promoções”, etc. Cada cliente IMAP irá ver estas pastas e poderá acede-las em qualquer lugar e altura. Com POP, se criar uma pasta, será apenas naquele aparelho específico e não será acessível em mais nenhum aparelho.

Nunca alterne entre acesso POP e IMAP para nenhuma conta. Em alguns clientes de email é possível escolher POP para deixar cópias do email no servidor, mas na maioria dos casos isto complica mais a coisa. Se deixar cópias do mail no servidor e depois aceder ao seu mail via IMAP, o cliente POP pode criar mensagens de email duplicadas.

E se eu quiser ter cópias do mail no meu computador?

Por pré-definição, o IMAP salva as mensagens no servidor de email e apenas descarrega as cópias quando necessárias. Felizmente, no seu cliente de email, você pode definir opções para IMAP para que mantenha também cópias locais de todo o mail no seu computador. Isto é útil se ligar-se a partir dum computador lento ou ISP. Por exemplo, se precisar de se desconectar da internet, você definir o seu cliente de email para trabalhar offline e ainda assim ter acesso ao email descarregado. É claro que para enviar ou receber email irá precisar de se voltar a ligar à internet, mas a maioria dos clientes permitem-lhe colocar essas tarefas em fila para quando a ligação estiver disponível.

Já que o mail é alojado no servidor de email em IMAP, o seu mail tem provavelmente um backup pelo seu fornecedor de email.

Conclusão

Use IMAP e tenha pelo menos um dos seus aparelhos a fazer uso da capacidade de descarregamento do IMAP e mantenha cópias locais do seu mail (típicamente no seu computador de secretária) e use POP apenas quando não é importante ter backups do mail e quando não vai ser acedido em mais nenhum computador ou aparelho.

Artigo relacionado: Crie a sua própria newsletter

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4778

2 comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment