Toda a empresa que se preze tem um logótipo profissional. Já viu logos como o “swoosh” da Nike, o “M” da McDonalds, o “C” do Continente, entre outros. Deve estar a pensar “bem, também preciso dum logótipo”, e talvez queira desenhar o seu próprio logótipo.
Porquê criar um logótipo para a sua empresa? Porque um logótipo:
- Representa de forma visual a sua empresa (1 imagem vale mais que 1000 palavras);
- Comunica instantâneamente a essência da sua empresa: quem você é e o que faz;
- Complementa e é congruente com o resto dos seus materiais de marketing.
Mas não pode ser um logótipo qualquer. Um bom logótipo é simples, mas sofisticado e eficaz. Não se engane com um design de logo que pode parecer simples (género do logo da EDP) e que pense que tenha sido fácil de criar.
Lembro-me que um professor uma vez estava numa festa e alguém disse “as pinturas abstratas do Picasso são fáceis, eu também as podia fazer”. O meu professor olhou para ele, deu um golo na bebida, e ao fim de uma pausa respondeu “se é fácil porque é que não o fez?”
Menos é mais, mas ter o “menos” requere um entendimento de estética e design que combina conhecimento sobre símbolos, cores, tipografia, espaço positivo e negativo, tudo num único conceito.
Quando todos estes elementos estiverem combinados, eles têm de ser refinados e os melhores selecionados. É por isso que um bom designer apresenta mais do que uma proposta (na nossa agência apresentamos 3 mockups) para o cliente poder analisar, decidir e aceitar.
O que devo saber para criar o logótipo ideal?
O seu trabalho como empreendedor(a) ou designer entusiasta é certificar-se que o logótipo passa uma imagem forte e equilibrada que comunica o que tem de comunicar, sem “palha”. O logótipo deve ser audaz e facilmente percebido de relance. Um logotipo bem desenhado tem linhas fortes e letras que se percebem (inteligíveis).
O símbolo, ou a parte visual do logótipo, deve ser apropriada para o negócio a que está a ser concebido. O símbolo em si deve funcionar como uma unidade, quando emparelhada com o nome da empresa.
[bctt tweet=”Um logotipo bem desenhado tem linhas fortes e letras que se percebem”]
Deve atingir um visual que seja distintivo, mas não dependente em “modas”. É melhor evitar estilos de letra e fontes fantasiosas, ou muito altas ou muito baixas. O seu logótipo deve pareceber bem e perceber-se bem, não só agora, mas a longo prazo.
Faça uso de cores diretas (uma ou duas, Pantone) e tome nota da formulação ou código da cor. Pode ser uma mistura de quatro cores, ou cor direta.
Tenha isto em atenção para saber comunicar com a sua casa impressora, especialmente se for imprimir várias coisas ao longo do tempo e precisa que o seu logótipo e materiais de marketing sejam impressos com a mesma cor. Se o seu logótipo não é consistente, a sua marca também não é, pois não está a passar um bom exemplo.
Que elementos tornam um logótipo vencedor?
Aqui estão 10 dicas de design de logótipo que os profissionais usam.
- Simples e sofisticado
- Nem muito alto nem muito baixo
- Distintivo, audaz, consistente
- Não depende de modas, é intemporal
- É equilibrado visualmente
- Funciona bem em todos os tamanhos
- Percebe-se tanto a cores como a preto e branco
- O símbolo e o lettering têm uma boa simbiose
- Usa imagens e fontes apropriadas para o seu negócio
- Comunica bem o seu negócio e aquilo que representa
Um logotipo de sucesso é o primeiro passo para agregar a sua marca visual de forma congruente. Sabia que ter uma tagline (ou slogan) é quase tão importante quanto um logótipo.
Se o criar, faça com que seja uma tagline simples, curta, e audaz, para servir como complemento ao seu logótipo e marca.