A menos que o fenómeno das redes sociais lhe tenha passado ao lado, sabe que o Facebook é uma ferramenta importante de marketing para o seu negócio.

Um comercial pode usar o Facebook para se manter em contacto com clientes e prospetos, as empresas para gerar leads e vendas. Praticamente todos podem beneficiar do grande alcance que tem o Facebook, que não deve ser ignorado.

Uma das coisas que nos perguntam com alguma frequência é “Preciso duma conta Facebook separada para a empresa?” A resposta, hoje em dia, não é tão simples ou óbvia quanto poderia ser.

O Facebook está na boca do mundo. Tanto as pessoas como os media (pelo menos alguns) gostam de odiar o Facebook. A resposta à pergunta se precisa duma conta Facebook separada para negócio depende se é comercial, empreendedor(a), ou uma empresa que venda para o consumidor ou para outras empresas.

Perceba primeiro quais são os seus objetivos antes de se lançar em qualquer canal de marketing. A estratégia deve vir em primeiro, depois então as táticas.

Facebook para empresas

Como uma empresa com lugar no Facebook, é obrigatório ter uma página empresarial. Vai contra os termos de serviço do Facebook ter um perfil pessoal a representar uma empresa.

Não iria querer fazer isso pois um perfil pessoal não tem acesso a anúncios Facebook, que podem levar tráfego para o seu website angariar-lhe leads.

No entanto, precisa dum perfil pessoal para poder agir como Admininistrador da sua página empresarial. Todas as páginas empresariais (Facebook Business Pages) são geridas através de contas pessoais. Crie uma conta pessoal no Facebook para efeitos de administrar e gerir a sua página empresarial. Pode acontecer que a uma empresa deixar a gestão das redes sociais a um empregado, e depois essa pessoa deixar de trabalhar com a empresa, perdendo assim o acesso à página, complicando-se assim as coisas.

Ao criar uma conta para gerir a sua página, use um email que contenha o domínio do seu website (ex.: [email protected]) para que possa ter controlo sobre esse email. Também pode criar com uma conta gratuita como o Gmail, mas aconselho que seja com um email do seu domínio.

Após criar a sua página empresarial, adicione utilizadores nos quais confia (incluindo o seu perfil pessoal) como Admin da página.

Facebook para comerciais e empreendedores(as)

Para um comercial ou empreendedor(a), a resposta se precisa duma conta Facebook separada para empresa é um pouco mais difícil de apresentar, porque depende do seu nível de conforto ao expôr-se nas redes sociais. Lembre-se que terá de conectar-se e envolver-se com outros, e isto envolve uma certa dose de exposição.

Eis alguns exemplos para ajudar a perceber se precisa duma conta Facebook empresarial.

  1. Se é novo(a) nestas andanças e não sabe bem o que fazer, comece com um perfil pessoal e crie uma conta. Preencha os seus detalhes de contacto, nomeadamente, do trabalho, e não a sua informação pessoal. Desta forma pode tornar o seu perfil público sem se preocupar com os seus dados pessoais. Quando o perfil for a público, pode ser encontrado por clientes e prospetos.
  2. Se tem uma boa rede de pessoas conhecidas que já estejam no Facebook e que esteja ligado(a) a elas através do seu perfil pessoal, continue como está. Apresente-se como se estivesse no seu local de trabalho, cordialmente e profissional para com os outros.
  3. Se o seu objetivo é gerar leads e vendas, crie uma página empresarial Facebook e comece a anunciar no Facebook. Vai ficar surpreso com o que poderá obter de retorno com apenas €200-300/mês em anúncios. A isto chama-se “Social Selling”, que é usar as redes sociais para gerar contactos e vendas. Aconselho isto se tiver um bom website e estratégia de marketing em vigor.

Cada vez mais o consumidor está à procura de qualidade. Não são só as grandes marcas que podem dar uma boa experiência ao utilizador, as empresas mais pequenas também o podem fazer. Observe a sua estratégia de marketing através dos olhos do consumidor e domine o Facebook com o objetivo de apresentar uma melhor experiência às pessoas.

Contacte-nos para consultoria ou ajuda profissional.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment