redesenho de website

Todo o website, a certa altura, acaba por passar por algum redesenho na sua existência.

Podem existir boas razões para fazer redesenhar um website, seja para tornar o website mais relevante para o visitante, melhorar a experiência do utilizador, torná-lo acessível a aparelhos móveis, ou devido ao lançamento de novos produtos ou serviços.

Muitas empresas e empreendedores(as) redesenham o website da sua empresa entre cada 1 a 2 anos, mas a maioria deles não vê melhoramentos após o re-design.

Responsáveis do marketing ou os empresários(as) que estão insatisfeitos com os seus redesenhos atuais normalmente tem uma coisa que é comum, o facto de o terem feito pelas razões erradas. Alterar um website pode custar algum dinheiro, tempo e esforço, portanto convém ter uma razão válida para assim o fazer.

Se está a pensar mudar o design do seu website pelas razões seguintes, talvez seja bom reconsiderar.

O nosso website é aborrecido

Começar um projeto com base apenas na razão de que “está na altura de mudar a cara do site” pode não ser a melhor forma de pensar. É fácil ficar farto do seu website ou do seu logótipo porque você vê-o todos os dias, mas isso não significa que os seus visitantes o achem aborrecido. Se os utilizadores gostam do seu website e você está a ver o retorno a nível de tráfego e conversões em clientes, não é necessário um redesign. Em equipa vencedora não se mexe.

O chefe diz que quer mudar

Normalmente os executivos de topo ou a administração é que decidem quando chega a hora de tomar a decisão de redesenhar um website. Enquanto que é bom ter a opinião de todos, também é preciso perceber como é importante ter o feedback da agência, do designer ou do marketer ou responsável pela decisão, de forma a colaborarem todos e perceberem se é mesmo necessário um redesenho de website ou não.

Tem de se parecer com aquele website da empresa X

Quem é que gosta de macacos de imitação? Sentir-se inspirado pelo design dum website de outra marca até é bom, mas é diferente de copiar o design deles. Não copie o design ou aspeto dum website só porque pensa que irá ser bom para a sua empresa. A sua marca tem necessidades diferentes, e copiar só porque é giro não irá melhorar o seu website. O melhor web design é aquele que reflete a USP (Unique Selling Proposition) da sua marca e que se dirige para o seu público-alvo específico.

A concorrência redesenhou o website deles

É bom estar atento ao que se passa ao nosso redor e aquilo que a concorrência faz, mas não invista o seu tempo, mais do que o necessário com isso. Não tem de resenhar o seu website só porque a concorrência o fez. Trabalhe noutros aspetos da sua campanha de web marketing, que isso sim, poderá ser um melhor uso do seu tempo.

Precisamos de ser alvo de notícias

Não queira redesenhar o seu website só para ter algo que dizer (por exemplo, press release). Um redesenho do website só é notícia se apresenta alguma coisa que agregue valor para os seus utilizadores. Redesenhar um website é uma decisão importante, e tem de pesar as suas razões, de forma racional, antes de avançar com a tomada de decisão. Contacte-nos se estiver interessado em desenvolver um novo design para o seu website.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

2 Comments

  1. Este português tem de ser revisto… E a neve não se consegue desligar no iPad!
    Caíram no erro de que tanto falam neste artigo!

    • Obrigado “Alguém” pelo comentário, o feedback construtivo é importante.

      Deixa lá, as regras são para se quebrarem, nem que seja só de vez em quando, especialmente quando a ocasião o merece e é temporário (ex.: Natal).

      Volta sempre, cumprimentos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment