thumbnail especificações redes sociais

Quase que se pode dizer que “existir” hoje em dia significa ter de estar nas redes sociais.

Como gestor de comunidades, responsável de marketing ou empreendedor(a), é uma tarefa monumental ter de andar atualizado com tantos formatos gráficos e as mudanças contínuas das redes sociais.

Seja consistente com os seus perfis nas redes sociais

Cada plataforma tem o seu propósito, alicia tipos de utilizadores diferentes e deixa impressões variadas no consumidor.

Vários estudos e conselhos de especialistas na área indicam que as plataformas sociais onde as empresas estão precisam duma mensagem clara e que seja consistente com a marca e personalidade da mesma.

No entanto, quantas pessoas ou empresas gerem de forma inteligente as suas plataformas sociais, para que os visitantes saibam e percebam que eles estão a envolver-se com a mesma marca no Facebook, ou no Google, ou Twitter?

Desenvolver e manter uma marca consistente (e congruente) em todas as plataformas sociais é algo que está bem dentro do alcance de empresas com bons recursos financeiros. Mas para empreendedores(as) (e mesmo algumas PMEs), que estão ocupados a gerir a empresa ou a lidar com um projeto, ir ao encontro das necessidades dos utilizadores e clientes pode ser mais difícil de alcançar para ter aquela consistência da marca.

Por isso é importante saber de forma concreta como personalizar os perfis e páginas nas plataformas sociais mais conhecidas, que é o que este artigo vem ajudar fazer.

A imagem certa, as palavras certas

Escreva um sumário curto e sucinto para o seu perfil como uma frase que as pessoas consigam facilmente reconhecer e associar à sua marca ou ao seu projeto. Esta informação é basicamente uma frase que aparece na secção informacional (sobre nós) do seu perfil social.

Dependendo da sua indústria, poderá tentar usar um pouco de humor (na dúvida, não use). Eis o exemplo do que escrevi no meu perfil pessoal twitter.

twitter de João Alexandre

Eis um exemplo da página empresarial da nossa agência DesignPT.

página Pinterest da DesignPT

Se fizer com que a descrição do seu perfil/página seja autêntico e que se destaque, irá mais facilmente ligar-se à sua comunidade e ser lembrado pela mesma à medida que visitarem os seus outros perfis ou páginas nas outras redes sociais.

Uma consistência de linguagem (não necessariamente as mesmas palavras, mas a mesma mensagem) cria um sentido de familiaridade que se destaca da confusão dos perfis banais das outras empresas.

Qual é o seu ponto de situação?

Sabe qual é a impressão que está a passar para as pessoas? Faça uma análise do impacto visual que está a ter nas redes sociais, para saber qual o seu ponto de situação, para que possa ter uma apresentação visual unificada da sua marca.

Os seus conteúdos devem ser consistentes e congruentes, os tipos de letra que usa, as cores, os estilos das imagens e fotos, o logótipo e outros materiais de marketing.

Ninguém pode fazer tudo nem estar em todo o lado ao mesmo tempo. Este tipo de coisas não devem ser deixadas ao acaso nem para “o miúdo que é bom de computadores”. Peça ajuda especializada para guiar a sua marca nos trechos das redes sociais. Não se meta em atalhos.

Veja de seguida este infográfico, adaptado para Português, das especificações dos tamanhos nas várias redes sociais, para que possa adaptar os seus conteúdos gráficos.

Redes sociais tamanhos pixéis

Poderá ver o infográfico (em Inglês) aqui: http://visual.ly/social-media-spec-guide

Artigos relacionados:
Como marketers usam o Facebook
Usar as redes sociais para promover a sua escola
Dicas para páginas empresariais Pinterest

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment