Use estas ferramentas de design para inspiração e como utilitários no seu processo criativo.

Estou frequentemente à procura de coisas novas para apimentar projetos de design. Na nossa agência, a minha colega designer nem sempre tem tempo para me ajudar, por vezes tenho de me desenrascar sozinho.

Para isso preciso de algo que consiga nivelar o “jogo”, para fazer algum tipo de design ou conteúdo, para chamar a atenção de potenciais clientes e conseguir convertê-los.

Apresento em baixo oito ferramentas muito úteis que não só me fazem poupar tempo, como me ajudaram em criar bom conteúdo e design para uma série de projetos.

1. Unsplash (fotos alta resolução)

Imagens apelativas fazem toda a diferença. Desde cenários, a animais e pessoas, podemos descarregar imagens de alta qualidade do Unsplash. Estas fotos são royalty-free, o que significa que podem ser usadas à vontade no seu negócio. Basta descarregar as imagens que gosta do website deles.

As imagens do Unsplash são em alta-resolução, gratuitas e ajudam bastante para publicações nas redes sociais, como imagens de destaque para artigos ou criação geral de conteúdo. Subscreva-se no site deles por email e eles enviarão-lhe 10 fotos gratuitas para a sua caixa de correio a cada 10 dias.

2. Canva (design fácil)

O Canva é uma ferramenta conhecida de marketers e empreendedores. É uma ferramenta web app relativamente fácil de usar e que permite a quase qualquer um passar por designer.

Com o Canva pode criar imagens para publicações nas suas redes sociais, para o seu blog, website, cartazes, entre outros. É uma boa alternativa, fácil de usar, para quem não tem pode ou não consegue usar uma suite de ferramentas profissional como Adobe Photoshop.

3. Coverr (cenas de vídeo)

O vídeo é importante, e provavelmente a maioria das pequenas empresas que nos contacta não tem dezenhas de milhares de euros para gastar em equipamento profissional de vídeo, ou comprar shots aéreos de cenas para usar nos seus vídeos.

Por isso, o Coverr tem cenas de vídeo que se podem usar grátis. Toda a segunda-feira, o Coverr disponibiliza 7 vídeos em alta-qualidade que se podem usar num website ou no seu conteúdo. Subscreva-se com eles para descarregar cenas novas que eles tenham mais cedo do que os outros.

4. Crayon (inspiração marketing)

“Como posso fazer com que o meu website seja mais apelativo” ou “como puxar mais pessoas para o meu website” são algumas das perguntas que as pessoas fazem.

O Crayon é um motor de busca que apresenta vários tipos de design de páginas web que servem como inspiração para criar ou re-desenhar o seu website, ou mesmo apenas páginas específicas, tais como landing pages (páginas de destino), páginas de subscrição, páginas de vendas e páginas de conteúdo.

Com mais de 10 milhões de designs de marketing, o Crayon dá-lhe toda a inspiração que necessita para a sua próxima grande ideia para um projeto ou startup. Use os filtros no website do Crayon para filtrar os tipos de design ou projetos que são mais parecidos com os seus. Pode ainda criar coleções no seu perfil para mais tarde visitar.

5. Invision (mockup de protótipos ao vivo)

É possível com a Invision criar designs de apps e websites, trazendo-os de ideia para desenho. Apresentar um mockup a um cliente envolve-os mais no processo de tomada de decisão.

A InvisionApp permite mostrar os seus designs aos seus parceiros, colaboradores ou clientes. Não é necessário explicar como é que os botões ou animações funcionam, pois tudo isso é mostrado de maneira interativa no mockup.

Para usar esta ferramenta, carregue os seus designs para lá. Aí pode adicionar hotspots e transformas as suas imagens estáticas em protótipos clicáveis. Depois pode partilhar o link com os clientes e pessoas a quem quer mostrar os mockups. Eles poderão abrir o projeto no PC, tablet ou smartphone e fazer comentários. É uma ótima maneira de ter feedback.

6. Font Awesome (fonte de ícones)

O Font Awesome é uma fonte que contém ícones vectoriais reproduzíveis em escala que pode personalizar. Um vector tem particularidades diferentes dum pixel (bitmap/raster). Se fizer zoom numa imagem bitmap (pixel), notará que é constituída por pequenos quadradinhos (chamados pixéis). Uma imagem em vetor não tem quadrados, e ao fazer zoom ela retem toda a qualidade.

Com a FontAwesome pode incorporar os ícones vectoriais deles nos seus designs ao copiar e colar uma linha de código simples na sua folha de estilos CSS. Isto poupará tempo para si e para o seu designer e conseguirá aplicar estes ícones numa série de projetos.

7. Rrrepo (recursos para web design)

Esta ferramenta puxa inspiração de vários sítios pela web e organiza-o numa lista de links compilados. O Rrrepo reúne links relacionados com web design, inspiração, tutoriais, aprendizagem, snippets de código e outras ferramentas e recursos.

Existem categorias que pode percorrer, como a de webdesign, entre outras. Use o rrrepo para estar ao corrente do que se faz no mundo do design e ficará surpreendido(a) como isso poderá ajudar na sua própria indústria, mesmo que não seja designer.

8. GoodUI (UI – User Interface)

Este é um campo mais especializado. Se é um entusiasta sobre UI ou tem um designer ou profissional web que se especializa em user interface, mostre-lhe este website. Saber UI ajuda a criar uma boa experiência para o utilizador, permitindo-lhe aumentar as suas conversões no website, para ter mais contactos, gerar mais leads e fazer mais vendas.

A GoodUI apresenta uma lista de ideias de user interface de utilizadores para ajudar a levar a qualidade do seu website e páginas para níveis mais rentávels. Pode ainda, por curiosidade, sugerir melhorias, ao enviar as suas próprias dicas para que outros profissionais possam beneficiar.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment