Como pedir testemunhos e contactos aos seus clientes

É uma empresa, autor ou consultor que tem clientes satisfeitos e estão dispostos a dar um testemunho para o seu site, mas logo que acaba o projeto/serviço, eles nem olham para trás?

Este artigo ensina a obter 1) testemunhos e 2) contactos dos seus clientes.

  • Já lhe aconteceu perguntar pode-nos dizer alguma empresa ou pessoa que possamos contactar? e eles dizem-lhe vou pensar em alguém e depois digo-vos alguma coisa e depois fica tudo em águas de bacalhau?
  • Ou pedir-lhes pode-nos dar um testemunho como cliente satisfeito? e eles dizem ok, vou escrever qualquer coisa e depois envio por email, e depois nunca nada é enviado?

Isto normalmente acontece porque a pessoa ou empresa que contratou a sua empresa estão focados numa campanha, naquele seu serviço, que mesmo que seja bom, para o seu cliente dar-lhe um testemunho ou passar um contacto não é uma prioridade importante na vida deles.

Mas tem de ser uma prioridade para si.

Então como fazer com que os seus clientes:

  1. lhe dêem um testemunho e
  2. passem contactos?

Pessoas a dar testemunhos e referencia

Seja proativo logo que acabe o serviço para eles, porque é aqui que eles estão no climax de satisfação da relação de trabalho consigo.

Seja por email ou em conversa ao vivo, mencione que gostava de ajudar outras pessoas e empresas da mesma forma como os ajudou a eles, ou seja, pedir referências de outras pessoas e empresas que pode contactar e pedir-lhes também um testemunho.

1. Como pedir testemunhos aos seus clientes

O ideal é ter preparado, desde o início da interação com eles, que lhes iria pedir estas duas coisas (referências e testemunhos) no final do serviço.

Para isso pode preparar um pequeno script para lhes dar que eles podem preencher, ou então mostrar um exemplo dum testemunho dum outro cliente seu: assim eles ficam com uma ideia do que lhe podem escrever.

Eis um exemplo dum testemunho:

Miguel Delgado, Surf4 You

Miguel DelgadoObrigado por toda a disponibilidade e extremo profissionalismo no meu logótipo e website. O João [DesignPT] sempre foi muito proactivo, tem uma perspicácia de empreendedor que percebe o negócio e a melhor forma de o comunicar, o que ajuda qualquer empresário a receber insights muito úteis para alavancar o seu negócio. 5estrelas

Isto ajuda o seu cliente a perceber o tipo de testemunho que você quer. O ideal é que o exemplo seja duma empresa num segmento de mercado semelhante.

Pontos bónus se conseguir um testemunho em vídeo. Aproveite enquanto o cliente está “quente” e satisfeito consigo. Antecipe este dia e tenha já um setup preparado para filmar um testemunho, não adie isto porque senão fica tudo para o dia de São Nunca à tarde. Convém que os tenha preparado, desde o início do serviço, que lhes iria pedir isto, para não haver surpresas.

Eis um exemplo dum testemunho em vídeo:


Mais exemplos na nossa página de testemunhos.

Peça-lhes logo o testemunho, não os deixe ir embora, porque se o fizer, vão-se esquecer, ou mesmo que se lembrem, não vão dar importância ao seu pedido porque não é uma prioridade para eles. Mesmo que seja sejam pessoas bem intencionadas e que o queiram ajudar, têm as suas responsabilidades e obrigações.

Se falhar esta oportunidade, provavelmente terá de os lembrar e maçar até conseguir que eles voltem para lhes filmar um testemunho. Obter um testemunho no final do projeto não é difícil, pense nisso como um hábito, é como passar o fio dentário.

Antigamente esquecia-me de passar o fio dentário, mas coloquei-o em frente ao espelho da casa de banho, para que quando lá vou é impossível não ver a caixinha do fio dentário a olhar para mim, e saber que tenho o fio dentário para passar pelos dentes.

Não esteja com desculpas de que as pessoas não vão gostar que lhes peça um testemunho ou que elas estão muito ocupadas. Se elas estão satisfeitas com a relação de trabalho que tiveram juntos, irão estar recetivas a dar-lhe um comentário.

Ainda pode obter testemunhos dos seus clientes antigos, eis como. Se tem clientes anteriores aos quais não pediu testemunhos, aborde-os e peça-lhes um testemunho. Se não quiser fazer isto por parecer demasiado “interesseiro”, então pelo menos, quando algum cliente antigo vier ter consigo para lhe pedir mais um serviço, aproveite agora para lhes pedir então um testemunho.

Bónus: pedir testemunho para página Facebook

Pode ainda pedir-lhes para deixarem uma avaliação na sua página Facebook. Faça com que seja fácil para eles, envie-lhes um email com um link para deixarem a avaliação, e opcionalmente, instruções em como o fazer, porque nem todos sabem onde e como podem deixar uma avaliação escrita na sua página Facebook (como fazemos com a nossa).

Este exemplo mostra ao seu cliente como deixar uma avaliação na sua página. Clique para ver maior.
Avaliação página Facebook

2. Como pedir contactos aos seus clientes

Em vez de deixar para o fim para pedir uma referência, pode aproveitar, enquanto estão no meio do serviço, para lhes perguntar por outras empresas que possam precisar duma ajuda semelhante.

Seja específico, em vez de perguntar algo genérico como “há alguém que conheça que precise da nossa ajuda”, pergunte assim:

conhece alguma empresa em (segmento de mercado) que tenha (este problema específico)?

Aconselho a pedir o nome de duas ou três pessoas, porque se pedir duas ou três pessoas, provavelmente vão-lhe dar apenas uma.

Ser especifico faz com que o seu cliente se lembre mais facilmente de alguém que possa referenciar para si como um contacto e potencial cliente.

Se sentir que há alguma relutância da pessoa em lhe passar contactos de empresas, pode oferecer-lhes um desconto, ou algum tipo de bónus, em futuros serviços, tanto ao seu cliente atual, como à referência do contacto que lhe lhe poderá passar: assim todos ganham, win-win.

Bonecos a apertar mão

Se mesmo assim não se lembrarem de ninguém, não insista, talvez não se sintam confortáveis em passar o contacto de outras pessoas, porque pensam que essas pessoas poderão não gostar disso.

Por isso é que deve dar aos seus clientes um ótimo serviço para que eles estejam à vontade para lhe passar contactos. Assim eles não vão ter problemas em dar-lhe contactos, porque confiam no que faz e sabem que vão fazer também um bom trabalho para estes.

Se deixar passar a oportunidade, ou eles não quiserem dizer, ou dizem que vão pensar nisso e depois dizem alguma coisa (nunca dizem), ligue-lhes um dia ou dois depois ou envie-lhes um email a pedir uma referência de outras empresas (neste mercado) que precisam (deste problema específico resolvido).

Testemunhos e contactos: já os pede aos seus clientes?

Você já pede testemunhos e contactos aos seus atuais clientes? Como é que correu? Partilhe connosco ao escrever um comentário em baixo.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4778

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment