Se já usou alguma rede social nos últimos anos, provavelmente sabe o que são as hashtags. Uma hashtag é representada pelo símbolo # e é uma etiqueta usada para fazer menção de certos tópicos ou pessoas. Um exemplo duma hashtag é #marketing, ou #caes, ou #artigos.
Para usar hashtags para efeitos de negócio, é necessário usá-las com alguma sensatez. Uma boa hashtag pode aumentar a perceção da marca, enquanto uma má hashtag pode estar a prejudicar o seu potencial alcance que podia ter com as pessoas.
Criar uma boa hashtag começa com um bom produto ou serviço, que esteja ligada a uma campanha que queira fazer.
A sua hashtag deve ser relevante para o que está a vender, mas não tão especializada que as pessoas não a saibam encontrar. A hashtag deve ser usada de forma a promover a mensagem sem ser demasiado obscura.
Uma boa hashtag é como que uma tag line para uma campanha de publicidade tradicional, uma que se espalha boca-a-boca através do envolvimento conseguido com as pessoas, em vez de simples saturação da publicidade em si.
Se quer fazer uso de boas hashtags, escreva-as de forma a que façam sentido para si e para as pessoas que as podem escrever para encontrar o seu conteúdo.
As hashtags têm de estar ligadas de alguma maneira com o seu negócio, ou não irão funcionar. Não interessa quantos likes, partilhas ou retweets teve, nem quantas pessoas a usam, a hashtag deve ser relevante para o seu negócio.
Isto não é um concurso de talentos ou de popularidade, mas sim uma estratégia de marketing concebida para ajudar a aumentar o seu alcance para com o seu público-alvo.
Invista o esforço necessário para criar e usar boas hashtags para a sua empresa e área de atividade, ou contrate alguma agência que tenha experiência com este tipo de marketing.
Ao usar hashtags de forma eficaz, irá chegar a mais pessoas, e potencialmente trazer novos clientes, baseado no boca-a-boca, que é uma das melhores formas de angariar mais clientes e mais vendas.
Artigo relacionado: Como usar Hashtags na sua página Facebook