Como criar imagens para anúncios Facebook como um Pro (… mesmo que seja um amador)

Não tem de ser um designer profissional para criar imagens para os seus anúncios Facebook. A nossa agência conta com designers profissionais em que fazemos isto para clientes. Só que você pode fazer isto por si mesmo se não conseguir trabalhar com um profissional.

Neste artigo vou mostrar como criar imagens de anúncios de sucesso, e uma ferramenta que cria estas imagens com alguns cliques do rato. Mas antes disso vamos falar sobre as 4 características de sucesso numa imagem para anúncios no Facebook.

1. Representação clara da mensagem de marketing

Ao criar uma imagem para anúncios, coloque-se esta pergunta…

  • Qual é a tagline para os anúncios da imagem?
  • Quem quer alcançar (audiência)?
  • Qual é o produto, promoção ou oferta?

Aplique as respostas a estas questões na sua imagem a ser criada.

Uma boa imagem para um anúncio Facebook é muito mais do que uma imagem bonitinha. Uma boa imagem irá integrar a mensagem de marketing da maneira mais eficaz possível.

Esta é uma imagem para uma publicação promovida para a RJ Metrics. Como esta é uma empresa de analíticos que ajuda as empresas a tomarem decisões nas suas estratégias digitais, esse benefício é comunicado com o portátil e o tubo de ensaio.

Incluir o logótipo RJ Metrics é útil para sabermos a que empresa pertence.

Suggested post no Facebook

2. Use cores complementares ou de contraste
  • Como fazer com que as pessoas notem o seu anúncios?
  • Como fazer com que o seu anúncio se destaque?
  • Como fazer com que o anúncio interrompa distrações?

A resposta é que o anúncio tem de ter aquele efeito *POP*.

Use apenas algumas cores complementares. Colocar muitas cores derrota o propósito da atenção que quer que o seu anúncio tenha.

Hubspot facebook post promovido

Esta imagem chama a atenção devido às cores contrastantes do laranja-acastanhado e do azul. Os elementos da cor a branco ajudam a ler a imagem e a passar para a descrição em baixo.

3. Coloque texto na imagem (call-to-action/descrição da oferta)

Um bom sítio para colocar uma call-to-action (apelo à ação) ou algumas palavras importantes é na imagem. Algumas pessoas não lêem o anúncio à volta da imagem enquanto fazem scroll pela sua newsfeed (feed de notícias), mas eles olham para as imagens.

Se for capaz de lhes chamar à atenção e então adicionar um pouco de texto como o apelo à ação ou descrição daquilo que está a oferecer, não terá de se basear apenas no texto para obter um clique.

Post resgatar oferta Facebook

Neste caso acima, a Village Cinemas colocou texto na imagem a mostrar que oferece um pacote grande de pipocas na compra de bilhetes online, para incentivar o uso de compras pelo website, em vez de empatar as filas de espera no cinema.

4. Use apenas 1 ou 2 tipos de letra na sua imagem

Usar muitas fontes distrai as pessoas da sua mensagem. Uma imagem complexa com vários elementos a puxar pela atenção só vai confundir os leitores, e uma pessoa confusa é uma pessoa que não compra.

A imagem abaixo só tem dois tipos de letra. Isto permite que a mensagem seja clara e fácil ao olho humano. Note ainda como a imagem tem um fundo simples azulado, que ajuda a destacar o texto.

Publicação da Marketo.

Agora que percebe o PORQUÊ de criar as suas imagens de anúncios Facebook, não gostaria de saber COMO as criar?

Em baixo apresento instruções passo-a-passo para criar imagens de anúncios Facebook que se vão converter bem, ao usar uma ferramenta online GRATUITA para arrastar e criar imagens.

A ferramenta é a Canva.

Passo 1

Vá ao Canva, faça scroll pelas opções horizontais e escolha um tipo de design ou documento com o qual quer começar.

Homepage do Canvas

Passo 2

Na barra lateral do lado esquerdo tem muitas opçoes GRATUITAS de pesquisar por uma imagem, background, layout, texto e até uma opção para carregar as suas próprias imagens, logótipos e background.

Layout no canvas

Passo 3

Comece a editar e mudar as coisas. Pode personalizar a imagem do layout que escolheu para se integrar com a sua marca.

Nos exemplos abaixo, vou mostrar como pode clicar em qualquer caixa de texto, figura ou background, onde aparece uma opção do menu para cada elemento.

1424695904_ktipDica do autor: Experimente passar algum tempo a clicar em todos os elementos nas opções do menu pois isto vai ajudar a aprender fazendo.

Eis a imagem que escolhemos personalizar. Pode escolher qualquer outro layout ou imagem que o Canva forneça ou carregar a sua.

Imagem promocional de venda de verão para gelados

Ao clicar em “Search” na barra lateral esquerda tem acesso a MUITAS opções gratuitas das quais pode escolher (figuras, setas, linhas, ícones, banner, outros). Estes elementos podem transformar uma imagem banal numa boa imagem para um anúncio.

Pesquisa Canva por imagens

Podemos personalizar a imagem para a tornar mais adequada à nossa marca.

O Canva é bom ao permitir tornar a sua imagem mesmo sua através dos elementos que tem disponíveis para se usar. Experimente diferentes coisas tais como:

  • mudar a cor
  • adicionar ou apagar texto ou formas
  • mudar o tamanho de letra
  • arranjar a disposição do layout

1424695904_ktipDica do autor: Cuidado ao usar uma cor de background azul parecida com o Facebook, pois provavelmente irá misturar-se demasiado.

Imagem no Canva

Quando clica numa caixa de texto e noutros elementos, um menu aparece para mudar as cores, rodar o texto, o tamanho da letra, o tipo de letra e há ainda outro menu para mais opções (triângulo invertido).

Imagem no Canva a ser editada

Passo 4

Após ter personalizado a imagem como queria, pode carregar e/ou partilhá-la com o mundo ao clicar no canto superior direito.

Canva partilhar imagem

Ou se quiser criar outra imagem para o seu anúncio, clique em “Add a new page” por baixo da imagem na qual estava a trabalhar. Pode também copiar a imagem que criou ao clicar no ícone “copy” à direita da imagem.

Adicionar página e copiar imagem atual no Canva

1424695904_ktipDica do autor: Criar variações de imagens com o mesmo conceito, mas cores ou tipos de letra diferentes (mesmo mudanças subtis) pode ajudar a melhorar a eficácia dos seus anúncios.

O que aprendeu até agora

Não só você agora percebe as características duma boa imagem de anúncio Facebook, como pode agora criá-las GRATUITAMENTE sem ter competências estéticas de design.

Campanhas de sucesso no Facebook baseiam-se em colocar a MENSAGEM certa à frente das PESSOAS certas ao lhes apresentar a OFERTA certa.

Portanto, vá criar as suas imagens e coloque quaiquer questões que tenha nos comentários em baixo. Se quiser ajuda duma agência de design profissional, contacte-nos.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment