As empresas que investem dinheiro em agências que lhes fazem a gestão do seu marketing social devem saber como calcular o retorno ao investimento.

Medir o ROI nas redes sociais pode ajudar a perceber que campanhas tiveram sucesso ou não, o que pode ser um investimento de tempo significativo, e difícil, pois conseguir colocar uma quantia em euros sobre alguma conversão em campanhas de redes sociais é quase ir à base da adivinha, pois é difícil determinar quanto o seu negócio gasta nas redes sociais da maneira que se relaciona com os resultados financeiros que daí ocorrem.

Pode começar por calcular quanto investiu em consultoria, escrita de conteúdo, e outros serviços de redes sociais. No entanto, isso não significa nada se não consegue medir os seus lucros. Muitas empresas caem na armadilha de não tomar em consideração os seguidores e os likes ao estabelecer uma relação com as vendas direcionadas das plataformas sociais.

Como medir o ROI nas redes sociais

É possível ter um bom ROI nas suas campanhas de redes sociais ao medir a quantidade em dólares para refletir como é que os seus esforços de marketing estão a resultar. É aqui que a sua agência terá de acompanhar as mudanças e atualizações aos algoritmos, estratégias e ferramentas para se poder chegar a um retorno ao investimento para os seus esforços de marketing.

Apresento um modelo com exemplos para dar uma boa perspetiva para simplificar o processo de medir o seu retorno nas redes sociais.

Criar objetivos de conversão nas redes sociais

Criar uma estratégia de marketing é importante para qualquer produto ou serviço. Nas redes sociais, permite definir objetivos de conversões claros para o seu negócio. Já que cada empresa tem os seus próprios objetivos nas suas páginas nas redes sociais, é importante saber como proceder.

Crie objetivos que resultam em ações do cliente que podem ser medidas. Desta forma terá alguma medida do sucesso e os factores que pode medir para acompanhar o valor do ROI.

Ao definir os seus objetivos de conversão nas redes sociais (únicos para o seu negócio), convém saber o que quer que os seus novos e atuais clientes façam quando estão na sua página/perfil nas redes sociais.

Crie objetivos que resultam em ações do cliente que podem ser medidas.

Por exemplo, factores de conversão que podem ser medidos incluem:

  • clicar num link
  • submeter formulário de contacto
  • fazer uma compra online
  • descarregar um ebook
  • inscrever na newsletter
  • partilhar uma publicação
  • gostar da sua página
  • ou seguir o seu twitter/outro

Concentre os seus esforços nos objetivos mais importantes (nas redes sociais) que o ajudam mais diretamente a sua presença social, angariar mais vendas e crescer o seu negócio.

Acompanhar as conversões nas redes sociais

Para calcular o retorno nas redes sociais precisa de acompanhar as suas conversões para perceber que fases dos seus objetivos conseguiu alcançar e onde é que o seu negócio se encontra no que toca a alcançar as suas metas de conversão.

É difícil conseguir medir o ROI sem saber a taxa de conversão dos visitantes. Terá de ser capaz de medir o número de visitantes que aterram na sua página vindos das redes sociais e o número desses visitantes que realmente fazem uma compra. Eis como definir objetivos para medir estas variáveis.

É difícil conseguir medir o ROI sem saber a taxa de conversão dos visitantes.

Tweet: É difícil conseguir medir o ROI sem saber a taxa de conversão dos visitantes. via @designportugal @JoaoAlexConsult

Aumentar os benefícios nas redes sociais

O próximo passo para calcular o ROI nas redes sociais consiste em juntar os benefícios que cada plataforma social lhe traz. Para isso, faça uso do Google Analytics, pois permite-lhe angariar dados para fazer a correlação deles com o valor total monetário para essas conversões para que consiga perceber melhor os seus benefícios.

Analisar os resultados

Junte os dados financeiros com base na informação anterior para poder medir o seu retorno nas redes sociais para cada uma das plataformas. Só necessita de subtrair os seus custos do seu lucro total, multiplicar por 100, e dividir pelos custos.

Lucro - custos * 100 / custos

Ter um histórico do seu ROI para cada um dos seus canais sociais permite-lhe desenvolver uma estratégia nas redes sociais e tomar decisões no marketing sobre que plataformas se deve concentrar para obter mais lucro. Se há uma plataforma específica que está a ter mau desempenho, pode usar os dados que juntou para melhorar a sua situação (ou concentrar-se numa outra rede social).

Estar ativo nas redes sociais normalmente gera maiores quantidades de tráfego para o website da sua empresa, e se bem trabalhado, gera mais visitantes do que qualquer outra tática de marketing.

Quanto mais visitantes tiver, mais lucro terá para uma taxa de conversão maior. Note que não conseguirá navegar pela internet por prazer e manter uma boa gestão nas suas páginas de redes sociais se não souber se os seus esforços estão a ser compensados. Não interessa quão difícil é de medir o seu retorno, é importante que o faça para que saiba o que está a funcionar e o que não está.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment