O email marketing foi uma das primeiras táticas de marketing usadas na internet, e apesar de todas as mudanças que tivemos desde então, ainda continua a ser uma das melhores formas de chegar ao consumidor.

Existem muitos estudos feitos que mostram que o email marketing e as redes sociais estão entre as melhores táticas que se podem usar pelos marketers. Elas funcionam ainda melhor quando combinadas.

Um estudo sugere que em alguns casos o email marketing até funciona melhor para captar a atenção do consumidor. De acordo com a Chadwick Martin Bailey, 64% das pessoas podem abrir um email devido ao título, enquanto que apenas 10% clicam num link semelhante nas redes sociais.

O Poder do email

O email marketing é particularmente útil num contexto business-to-business. O email é uma das melhores ferramentas que se podem usar em B2B. Nem todas as empresas permitem aos empregados usar o Facebook no trabalho e há muitos profissionais que nem sequer estão no LinkedIn.

Será no entanto difícil encontrar alguém que trabalha num escritório que não tem acesso ao email. Der acordo com um estudo da Pew Research Center, o email é a ferramenta preferida dos profissionais, em que mais de 60% deles afirmam que o email é vital para fazer o trabalho deles, comparado com 4% que dizem o mesmo sobre as redes sociais.

O email até bate aos pontos a internet, o que não faz sentido, porque não se pode ter email sem algum tipo de ligação à internet, mas é só para mostrar como é que os profissionais valorizam o email.

Talvez a maior razão pela qual o email é tão útil é porque vai-se adaptando à tecnologia. Qualquer nova tecnologia que apareça tem a capacidade de ler email (tablets, smartphones). Assim o email marketing continuará relevante desde que as pessoas continuem a usar o email. Estas mudanças tecnológicas até dão aos marketers novas formas de alcançar o consumidor.

Crescimento do mobile

No início do email marketing, a pessoa teria de estar à frente do computador para ler a mensagem. Os dispositivos móveis tornam possível que hoje em dia os consumidores lhe possam aceder em qualquer lugar e que os emails enviados contenham ligações para websites, apps e ofertas.

Os aparelhos móveis tornam mais fácil para os consumidores lerem as suas mensagens, mas podem estar menos propensos para clicar e comprar por causa da experiência móvel (por ser má ou não corresponder à expetativa). Isto obriga os marketers a ficarem mais espertos e segmentarem melhor as suas comunicações e estratéga digital.

A tendência é para que o email marketing em dispositivos móveis seja cada vez maior, com previsões para maiores taxas de abertura de emails. Ainda assim, a taxa de cliques pode não ser boa se a experiência móvel sentida pelo utilizador não for otimizada.

Os marketers e empreendedores devem pensar em conteúdo e ofertas que ajudam as pessoas a ter ou resolver alguma coisa. Estes estudos e tendência mostram que o email marketing continua a ser muito valioso para as empresas e que assim o continuará a ser no futuro, até prova em contrário.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4773

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment