Como criar landing pages mais eficazes

O objetivo do content marketing (marketing de conteúdos) é captar leads. Não importa quanto tempo demorou a criar o seu produto, ou quão valor acha que tenha para o seu público-alvo, nem quanto acredita nele, nada disso interessa se não tiver pessoas interessas nele a comprá-lo.

Por isso é que se criam listas de emails (veja estas 19 dicas de email marketing para se tornar um pró no email e depois volte para ler este artigo)

Formulários, pop-ups, slide-ins, todos estes elementos ajudam a captar os endereços de emails dos visitantes no seu site. E embora estes sejam uma parte importante do crescimento da sua lista, há outro tipo de captação de leads que é mais direto, mais focado e converte mais. E isso é a landing page.

O que é uma landing page?

Uma landing page é uma página web criada para o seu público-alvo obter algo que você oferece ao preencherem um formulário de captura de lead.

landing page

É um sítio onde pode levar os visitantes para uma ação direta e focada, como oferecer ou vender alguma coisa.

Pelo facto de ser uma página apenas com uma oferta, as landing pages limitam as distrações que uma pessoa tem quando visita o seu website. Isto não quer dizer que o seu website seja feio ou mail feito, mas aquilo que distrai as pessoas é o menu de navegação, imagens, vídeos, barras laterais, etc. Percebe o que é uma distração?

Numa landing page, não há navegação. O objetivo é ter um produto ou oferta e que este seja o foco principal do seu visitante.

Parece simples não é? Se o objetivo é vender ou oferecer alguma coisa, então não deve existir nada na página que não seja em torno daquele produto ou daquela oferta.

Então mas como se parece uma landing page?

Parece-se com isto:

Exemplo landing page Website Redesign 101

Pode ver esta página aqui. Note que não há navegação nem rodapé. Há um título, benefícios (em formato de bullet points), um formulário e um call-to-action (apelo à ação, ou seja, um botão).

Mas espere lá… não vá a correr criar a sua landing page sem antes saber isto.

Antes de criar a sua landing page

É fácil ficar entusiasmado e começar logo a fazer as coisas.

Mas antes de criar a sua landing page há coisas que tem de saber. Investir algum tempo nesta fase de planeamento vai ajudar a tomar decisões mais rapidamente quando passar para a fase da criação.

Eis 2 coisas que tem de saber antes de criar a sua landing page.

1. Conheça o seu público-alvo

Esta é a primeira coisa que tem de saber de trás-para-a-frente antes de criar a sua landing page.

Persona com lupa
Antes de começar a oferecer os seus produtos ou serviços, pense naquilo que os seus leitores estao mais interessados ou naquilo que eles tomam alguma ação mais facilmente. Por exemplo, se capta mais leads a partir das redes sociais, então coloque botões de partilha na sua página.

Que tipo de pessoas está a tentar alcançar? Se está atrás dum nicho (segmento reduzido), sugiro que crie uma landing page maior com alguns campos extra no seu formulário.

Ao fazer isto garante que só os visitantes muito interessados no seu tema vão responder ao seu call to action. Se for um formulário curto e uma landing page muito simples, irá conseguir converter mais pessoas (visitantes em leads), mas provavelmente não vão ser tão segmentadas quantas as anteriores.

2. Conheça o seu objetivo

Não é só criar uma landing page porque está na moda. Ter um objetivo claro ajuda a perceber do seu lado como criar uma landing page.

Seta em alvo animado

Dependendo do tipo de resultado que quer, é que vai colocar certos elementos na página. Por exemplo, quer que o visitante faça download do seu ebook de serviços? Ou que veja um estudo de caso para o contactar? Ou talvez tenha um livro e lhe queira dar um capítulo gratuito. Ou talvez queira saber mais sobre o seu público-alvo, que neste caso um survey seria ótimo. Eis um exemplo dum survey.

Em todos os casos, deve haver um incentivo, seja um guia, uma checklist, um template. Por exemplo, neste survey que fiz ofereço um bónus gratuito para quem preencher o questionário. É troca por troca.

Ok, agora que sabe quem é o seu público-alvo e o seu objetivo, vamos lá então criar uma landing page.

Landing Page – boas práticas

Ter uma landing page é fácil, mas ter uma BOA landing page é difícil.

Há muita coisa que tem de funcionar em sincronia que está dependente do seu público e do seu objetivo. No entanto, apesar de haver muitas variáveis, há um conjunto de boas práticas na criação de landing pages.

Se seguir estas orientações, está a criar landing pages de sucesso num ápice.

Simplicidade

Menos é mais – tanto na vida como nas landing pages. Note na simplicidade desta landing page a oferecer um capítulo gratuito deste livro.

Capítulo grátis como incentivo (oferta)

Primeiro que tudo, é preciso ter atenção a uma coisa: apenas uma oferta por landing page. Deve haver apenas um foco, uma ação para o visitante tomar.

Quando coloca mais que uma ação que quer a pessoa faça, na sua landing page, vai diminuir as conversões por 266% negativos. Bolas.

Não coloque muitas imagens ou fotos complicadas com parágrafos grandes ou outros elementos distrativos. Seja amigo do espaço em branco e do design simples – porque ele funciona.

Peça apenas aquilo que precisa. Não obrigue as pessoas a preencher um formulário com 10 campos se a única coisa que necessita deles é um endereço de email para se manter em contacto com eles. Os campos no seu formulário devem ser específicos para as suas necessidades – não peça mais.

E por fim, não use links externos. Ter links para outras páginas (mesmo que as suas) distrai as pessoas do objetivo da landing page, que é a ação que quer que eles tomem. Pode haver necessidade de ter um “aviso legal” ou “termos de serviço”, mas isso deve vir no rodapé para não distrair e convém abrir num separador novo.

Copy persuasiva

A copy (texto) na sua landing page deve ser curta e concisa, normalmente um parágrafo ou dois para chamar à atenção da pessoa e ir ao encontro da dor do visitante e mostrar-lhe como o seu produto ou serviço é a solução.

A sua oferta tem de dar bom valor ao visitante e saber mostrá-lo. Nesta landing page da Evernote temos um título que nos capta logo a atenção, e continua com um parágrafo de vantagens.

Evernote "Lembre-se de tudo"

Prova social

Que é isto de prova social? É mostrar formas de como podem confiar em nós: com testemunhos/comentários positivos, certificados, logótipos de clientes, etc.

Há pessoas que vão aterrar na sua landing page que não sabem quem você é: a maneira mais fácil de gerar confiança com eles é mostrar-lhes que outras pessoas confiam em si. Pode fazer através de:

  • Logótipos de clientes – coloque uma lista de logótipos dos seus clientes na landing page.
  • Símbolos de segurança/certificações – pode opcionalmente colocar alguns símbolos ou prémios reconhecidos se fizerem sentido.
  • Testemunhos – as pessoas gostam de saber o que os outros dizem. Coloque comentários dos seus clientes satisfeitos nas suas landing pages.
  • Testemunho Alexandre Carvalho

Video

O vídeo é um espetáculo. Sabia que usar um vídeo numa landing page aumenta as conversões até 86%? Nada mau.

As pessoas gostam de ver vídeos em vez de ter de ler artigos extensos (a menos que o artigo seja super relevante), portanto dê as pessoas aquilo que elas querem. O seu vídeo deve ser de boa qualidade (especialmente o som), e dar a informação que a pessoa está à procura.

Dollar shave club landing page

Call to action forte (apelo à ação)

Imagine este cenário. Você está à mesa e quer que alguém lhe passe a pimenta. O que vai fazer? Vai enviar pensamentos para a pessoa que está ao pé da pimenta, na esperança que o seu poder telepático funcione desta vez?

Não. O que vai fazer é pedir. Vai pedir “Hey, podes-me passar a pimenta?” Isso é a ação que quer que aquela pessoa tome, passar-lhe a pimenta.

Numa landing page também tem de ter uma call to action (apelo à ação). Isto é basicamente um botão que diz “Hey, você quer isto. Clique aqui para download”. Bem, pode não dizer necessariamente isto, mas você percebe a ideia.

Em call to actions use verbos como criar, download, descarregar, e também, se possível, na primeira pessoa: “quero”. Eis um exemplo duma CTA numa das minhas landing pages. Opcionalmente, se conseguir colocar algum tipo de urgência (tempo limite), irá ter mais conversões. Mas use apenas de forma genuína, e se o produto tiver mesmo um tempo limite.

exemplo CTA numa landing page

Para onde vão a seguir?

Após preencherem os dados no formulário da sua landing page, para onde é que as pessoas vão a seguir? A sua landing page redireciona-os para a sua homepage, para um artigo, ou para uma outra página específica com outra oferta?

Saber para onde quer que eles vão após a landing page vai ajudar a escrever a sua copy, criar um forte apelo à ação e montar uma boa landing page.

Após a landing page, aconselho a enviá-los para uma thank you page (página de obrigado), ou outro tipo de página ou oferta relevante. Eis um exemplo duma thank you page.

Página de obrigado de Maria Forleo

Partilhas sociais (opcional)

Normalmente as partilhas de landing pages são poucas, por isso é que coloquei isto como opcional, além de que pode ser considerado uma distração.

Mas experimente e dê a oportunidade para o seu visitante de partilhar com os seus amigos a sua landing page ao colocar uns botões de partilha nas redes sociais.

Ter alguém que nos indicou uma página web dá-nos mais confiança do que se fosse um estranho qualquer na internet a mostrar-nos um anúncio a dizer quão fixe é a sua landing page e a oferta que tem para nós.

Use apenas os botões para as redes sociais que usa mais frequentemente.

Você usa landing pages?

Parece que lhe dei muita informação neste artigo, mas não tem de colocar todos estes elementos na sua página. Ter testemunhos e vídeo são algumas coisas opcionais que poderá não precisar de todo. Lembre-se que o menos é mais.

Algumas coisas irão funcionar e outras não. Cada landing page vai ser diferente dependendo do seu produto, serviço e público-alvo.

Gostou do artigo?

Receba conteúdo de marketing e ferramentas para aumentar as vendas e crescer a sua empresa.


Notice: presscore_display_share_buttons_for_post foi chamada incorrectamente. Function is deprecated, use the7_display_post_share_buttons instead. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 7.8.0.) in /home/joaoxgaz/public_html/wp-includes/functions.php on line 4773

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment